Pesquisar
Close this search box.

Salão de Arte reúne 53 artistas no Amazonas

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Desde ontem (18), está aberto à visitação pública, na The Art Gallery do Icbeu (Instituto Cultural Brasil Estados Unidos), o Salão de Arte Contemporânea da Academia Amazonense de Letras. É a primeira vez em seus 104 anos de fundação, que a Academia promove essa união das letras, com pinceladas e imagens.

“Trata-se do primeiro evento que se realiza no sentido de um Salão de Arte Contemporânea. Foi uma ideia minha em conjunto com o Aristóteles Comte de Alencar Filho, presidente da Academia”, falou o artista plástico Sérgio Cardoso, curador da exposição, além de acadêmico da Academia e diretor artístico cultural do Icbeu.

“As artes têm uma relação interdisciplinar e a literatura sempre se relacionou, através dos tempos, com as demais narrativas visuais”, completou.

O que chama a atenção na exposição é a quantidade (53) de artistas expondo sua arte.

“Nós fizemos o sistema de adesão. Foram mais de 100 convites, mais de 250 contatos com os artistas para que aderissem à ideia de um salão que tivesse como tema Manaus, Amazonas, Brasil e principalmente a Amazônia nesses tempos de hoje”, lembrou.

Como curador, Sérgio Cardoso teve que analisar todos os trabalhos apresentados, até agora seu maior trabalho de curadoria.

“Foi difícil porque tinha que conversar pelo telefone, porém precisava fazer o acompanhamento da elaboração das obras, que são inéditas, produzidas exclusivamente para o Salão. Conversei com um por um, com os artistas que aceitaram o convite da Academia e do ICBEU, e estão de parabéns porque investiram os próprios recursos na elaboração de suas obras”, revelou.

O Salão reúne pinturas, fotografias, instalações, arte digital e uma escultura.

Importante para a fotografia      

“A Academia Amazonense de Letras agradece aos artistas participantes do Salão de Arte Contemporânea, e avisa que a ideia é realizá-lo a cada dois anos. O momento é de gratidão a todos que tornaram possível este momento sublime de congraçamento social a partir do momento de valorização da expressão amazonense”, afirmou Aristóteles de Alencar.

Sérgio Cardoso adiantou que o ICBEU está se constituindo como uma agência de desenvolvimento cultural no Estado do Amazonas ao lado de tantas outras instituições que já existem. Em seis anos, pela sua galeria já passaram mais de 30 exposições entre individuais e coletivas.

“E o movimento da fotografia amazonense ganhou espaço de destaque a partir da The Art Gallery”, informou Sérgio.

“Nos últimos anos, os profissionais da fotografia foram inseridos no circuito das artes pelo trabalho do Sérgio Cardoso, que nos abriu as portas de uma das galerias mais elegantes de Manaus. Participar do Salão de Artes Contemporâneas é a coroação do reconhecimento do trabalho de nós, fotógrafos do Amazonas”, declarou Selma Carvalho, um dos grandes nomes da fotografia contemporânea.

Para Selma, o fato de hoje qualquer pessoa poder tirar fotos com um celular, não faz desaparecer os profissionais dessa arte.

“Ser fotógrafo vai além da tecnologia avançada. É necessário ter conhecimento, estudo de luz e uso das técnicas”, listou.

Na exposição, junto com 19 outros fotógrafos, Selma participa com a foto intitulada ‘Suave coisa nenhuma’, de 1m x 70cm, feita no Centro de Manaus durante a cheia histórica de 2021.

Agregando outras artes

O Salão de Arte Contemporânea reúne obras dos artistas: Adriana Lima, Ana Cláudia Jatahy, Arnaldo Garcez, Alberto Cesar, Alziney Pereira, Anderson Yamada, Buy Chaves, Carlos Navarro, Caroene Neves, Claudia Higuchi, Cristovão Coutinho, Eli Bacelar, Eliane Mezari, Eliberto Barroncas, Eliude Santana, Evanil Maciel, Fernando Junior, Francimar Barbosa, Francisco Tote, Gedeon Santos, Giovanna Balbi, Gisele Gomes, Gisele Riker, Homero Amazonas, Jair Jacqmont, Jandr Reis, Jorge Santos, José Stênio, Kemel Barbosa, Levi Gama, Lilian Pires, Lucas Antony, Marcos De Paula, Mariana Rebouças, Mario De Paula, Micael Santos, Michell Mello, Nelson Falcão, Noleto, Olvidia Dias, Otoni Mesquita, Rakel Caminha, Rubens Belém, Rômulo Trindade, Sara Rangel, Samantha Karlia, Sebastian Klink, Sebastião Alves, Selma Carvalho, Sergio Andrade, Sergio Correa, Teti Belém e Zeca Nazaré.

“Essa parceria entre a Academia, o ICBEU e os artistas foi muito produtiva e vai agregar outras atividades como lançamentos de livros, encontros de acadêmicos, concertos musicais, saraus, entre outras”, avisou Sérgio.        

“O ICBEU sente-se extremamente honrado nesta parceria cultural com esta secular entidade de valorização de produção do pensamento amazônico através da literatura. Esperamos que todos desfrutem ao máximo este momento e a reunião de tantos talentos e sensibilidades”, concluiu Luis Fabian Barbosa, presidente do ICBEU.

A exposição fica aberta para visitação a partir de 19 de outubro na Galeria de Artes do ICBEU (av. Joaquim Nabuco 1.286 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h e aos sábados, das 9h às 12h, com entrada gratuita.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar