Pesquisar
Close this search box.

Nova Feira de Livros do Sesc abre temporada de leitura amanhã, em Manaus

Homenagem aos 100 anos do Movimento Modernista

Evaldo Ferreira: @evaldo.am 

Amantes da leitura, aqueçam suas mentes, a Feira de Livros do Sesc, a maior feira literária do Estado, acontece novamente, este ano em sua 37ª edição, entre a terça-feira (11)dias 11, e sábado (15), no Centro de Convenções Vasco Vasques, das 8h30 às 21h. O evento terá a curadoria do poeta e escritor Tenório Telles e irá homenagear os 100 anos do Movimento Modernista que, no bom sentido, abalou as artes no Brasil a partir de 1922. Ano passado a Feira atraiu um público de 40 mil pessoas em cinco dias. Este ano os organizadores esperam chegar aos 55 mil visitantes.

A Feira reunirá as principais editoras e livrarias do Amazonas, além de o visitante poder ter um contato direto com seu autor regional e nacional preferido.

“Este ano também contaremos com empresas de entretenimento, literatura, mercado geek, e espaço gourmet. Serão realizadas ações de empresas nacionais no evento como o Tik Tok e a Leiturinha. Teremos ainda espaços comerciais (Espaço Empresas, Mercado Geek, Economia Criativa e Espaço Gourmet), que já contam com 50 empresas confirmadas”, falou Cesar Marinho, gerente de Programas Educacionais e Culturais do Sesc Amazonas.

Entre as empresas confirmadas estão Editora Valer, Uniasselvi, Paulinas, Distribuidora Bom Livro, Livraria Paulus, Kogno, CNA, Fidelivros, Casa do Escritor, Editora Círculo do Conhecimento, Arena Sebrae e Senac. No Mercado Geek: Braz Geek Store, Coruja Geek, NerdDog Store, Piração Manaus, Criart, Acessórios da Sofila, Papelaria Quero Tudo, Papelaria I-Stop, Konoha Geek, entre outras.

“Seguindo a tendência de um evento reunir vários segmentos, a Feira de Livros do Sesc também contemplará os amantes da cultura geek com a realização simultânea do Cuca Sesc Festival. A programação reúne desfile de cosplay, campeonato de k-pop, just dance, diversos jogos eletrônicos e de tabuleiro disponíveis para toda a família, e produtos criativos com temática de jogos, personagens, filmes e desenhos, comercializados por microempreendedores locais”, adiantou.

Autor best-seller

O Espaço do Café Literário contará com o lançamento de livros dos seguintes escritores amazonenses: dia 12, ‘Gotas para sonhar’, de Joyce Desideri Tino; dia 13, ‘Português amoroso’, de Mayanna Velame; e dia 14, ‘A Amazônia sustentável e o ecossistema empreendedor’, de Cristina Monte; e ‘Vagalumes ao meio-dia’, de Saturnino Valladares.

“Nesta edição o evento contará com a presença do escritor Erick Mafra, referência atual da literatura jovem no Brasil, lançando sua mais nova obra, ‘As guardiãs elementais’. O lançamento, seguido de sessão de autógrafos, será no dia 15, às 16h30, no palco principal da Feira”, informou Cesar.

Os livros anteriores de Erick foram ‘O garoto do sonho’, de 2017, e ‘Siga o coração’, de 2018. O autor alcançou o 1º lugar na lista de mais vendidos da Veja na categoria infanto-juvenil, tornando-se autor best-seller e levando sua publicação de estreia ao primeiro lugar dos livros mais vendidos do país na semana de lançamento, superando títulos como Harry Potter. Além de escritor, Erick é influenciador digital e youtuber, abordando em seus conteúdos temas como comportamento, sentimentos e criatividade com intuito de inspirar as novas gerações. Através de seus canais, o jovem autor reúne mais de um milhão de pessoas, buscando sempre transmitir gentileza, carinho, sensibilidade e cuidado, com a sua mensagem de amor infinito.

Presenças marcantes

Presença marcante, também, será a do aplicativo TikTok num espaço com mais de 15 metros composto por ambientes artísticos voltados à produção de conteúdo. Com mais de 775 milhões de usuários ativos e três bilhões de downloads, o TikTok é uma das plataformas mais famosas do mundo. Recentemente, a trend #BookTokBrasil ganhou popularidade com vídeos curtos, diretos e criativos sobre resenhas e dicas do mundo literário. No dia 12, às 17h, um representante da empresa fará uma palestra quando irá abordar as melhores práticas para se contar histórias com o aplicativo ‘Contando histórias no TikTok por meio do conteúdo orgânico’.

A Leiturinha, o maior clube de assinaturas de livros infantis do Brasil, irá viabilizar a doação de 1.500 livros infantis para crianças de baixa renda, atendidas pelos programas sociais do Sesc no Amazonas. Serão distribuídos mais de 300 títulos de temas diversos, indicados para crianças de até doze anos de idade, que passaram pelo crivo da Curadoria Leiturinha, um time composto por especialistas em educação para eleger as melhores obras para cada fase de desenvolvimento dos pequenos leitores.

“A novidade desta edição da Feira será o evento geek Cuca Sesc Festival realizado concomitante com a Feira de Livros. O evento é voltado para toda a família por meio de programação e experiências que fomentam a leitura, socialização e integração. O objetivo é despertar o lado geek que existe em cada um de nós. Além do duelo de gamers, o Cuca Sesc Festival contará com palestras, painéis, bate-papos e shows musicais. Toda a programação é gratuita e estará aberta ao público”, concluiu.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar