15 de abril de 2021

Ex-secretário deflagra esquema de propina no governo do DF

A Polícia Federal deflagrou a Operação Caixa de Pandora no Distrito Federal contra um suposto pagamento de propina para parlamentares da base de Arruda na Câmara Legislativa

A Polícia Federal deflagrou a Operação Caixa de Pandora no Distrito Federal contra um suposto pagamento de propina para parlamentares da base de Arruda na Câmara Legislativa.
A suspeita é que suposta mesada tenha sido repassada de empresários para o governador José Roberto Arruda (DEM), que distribuiria o dinheiro para os parlamentares da base aliada.
O ex-secretário de governo Durval Barbosa realizou uma série de gravações com câmaras escondidas para flagrar o esquema de pagamento de propina no governo do Distrito Federal, em troca de receber o benefício da delação premiada, uma vez que responde a mais de 30 processos na Justiça.
20 de novembro
O ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta (PTB) morreu aos 63 anos. Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês, onde fazia tratamento contra um câncer no intestino.
18 de novembro
Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram pela extradição do terrorista Cesare Battisti para a Itália por entenderem que ele cometeu crimes hediondos, e não políticos. No entanto, decidiram também que a palavra final sobre o caso deve ser do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Battisti está preso no Brasil desde 2007, e, na Itália, foi condenado à prisão perpétua pela morte de quatro pessoas.
11 de novembro
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu suspender a posse de suplentes de vereadores beneficiados pela emenda, aprovada no Congresso, que elevou o número de vagas nas Câmaras Municipais.
06 de novembro
O delegado Protógenes Queiroz disse durante congresso do PC do B, em São Paulo, que foi avisado por um colega de que seria demitido. Protógenes é alvo de processos disciplinares dentro da PF que apuram sua participação em comícios.
Entretanto, o Ministério da Justiça, por meio de sua assessoria, negou que o delegado tenha sido demitido da Polícia Federal. Segundo o órgão, Protógenes responde a diversos procedimentos administrativos e, devido a um deles, foi suspenso do órgão por 60 dias.
05 de novembro
A Mesa Diretora da Câmara arquivou as denúncias contra o deputado Eugênio Rabelo (PP-CE), suspeito de envolvimento no episódio conhecido como “farra das passagens aéreas” na instituição.
A Mesa aprovou o relatório da comissão de sindicância, criada para investigar o suposto esquema de venda de bilhetes aéreos da Câmara Legislativa do DF, que recomendava o arquivamento das denúncias contra Rabelo.
27 de outubro
O vice-presidente da República, José Alencar, disse que o último exame realizado mostra que houve uma “redução substancial” dos tumores. Ele trata um câncer na região abdominal. Alencar luta contra a doença há 12 anos e já passou por 15 cirurgias.
A comissão de sindicância da Câmara que investigou o episódio da farra das passagens aéreas não encontrou indícios de envolvimento de nenhum parlamentar no uso indevido de bilhetes aéreos na instituição.
Depois de dois meses de investigações, os deputados Marcelo Ortiz (PV-SP) e Mendes Ribeiro (PMDB-RS), relatores da comissão, inocentaram os parlamentares Eugênio Rabelo (PP-CE) e Paulo Roberto (PTB-RS), suspeitos de vender os bilhetes emitidos pela Casa a terceiros.
26 de outubro
O conselho curador da Fundação José Sarney decidiu fechar a entidade, que mantém, no Maranhão, o acervo do período em que o atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ocupou a Presidência da República.
22 de outubro
O governo sofreu uma derrota e o Congresso Nacional confirmou a instalação da CPI mista (com deputados e senadores) para investigar repasses da União para entidades ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).

PMDB formaliza apoio a Dilma Rousseff

PT e PMDB formalizaram uma espécie de pré-acordo entre os dois partidos para a futura aliança em torno da candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência da República.
20 de outubro
Samuel Pinheiro Guimarães assume a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, que tem status de ministério. O cargo estava sendo ocupado interinamente por Daniel Barcelos Vargas desde a saída de Mangabeira Unger do governo, em julho.
Com 30 votos favoráveis e 17 contrários, o plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou o parecer que recomendava o arquivamento do pedido de impeachment contra a governadora gaúcha Yeda Crusius (PSDB). Com essa votação, o processo contra Yeda foi arquivado. O pedido de impeachment foi apresentado por sindicalistas ligados Fórum dos Servidores Públicos Estaduais do Rio Grande do Sul. O objetivo era apurar se Yeda cometeu crime de responsabilidade no suposto esquema que desviou mais de R$ 40 milhões do Detran-RS.
14 de outubro
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) desfilou pelos corredores do Senado trajando uma cueca vermelha por cima do terno. Ele afirmou que atendeu a um pedido da apresentadora Sabrina Sato, do programa “Pânico na TV”, da Rede TV. A ideia era que ele ficasse parecido com o personagem do Super-Homem.
08 de outubro
Em eleição indireta, a Assembleia Legislativa do Tocantins elegeu o deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB) como governador do Estado. O peemedebista foi eleito com 22 votos. Dos 23 parlamentares que votaram hoje, apenas um se absteve: Toinho Andrade (DEM). Presidente licenciado da Assembleia, Gaguim assumiu interinamente o cargo em setembro depois que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou o mandato do governador Marcelo Miranda (PMDB) por abuso de poder político.

Projeto de lei que muda regras das eleições

A Polícia Civil prendeu dois homens que furtaram 12 caixas de laranjas da fazenda Santo Henrique, pertencente ao grupo Cutrale. A fazenda foi invadida por integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que destruíram 1 milhão de pés de laranjas.
29 de setembro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que muda as regras para as eleições de 2010. Lula vetou três dispositivos da nova lei. Um deles restringia a atuação da internet nas campanhas ao obrigar a web a seguir as mesmas regras da TV e rádio para realização de debates. Lula manteve a criação do voto em trânsito para presidente e a impressão de parte dos votos a partir da eleição de 2014.
28 de setembro
O deputado e ex-governador do Piauí Alberto Tavares Silva morreu em Brasília, aos 90 anos, vítima de insuficiência cardíaca. O peemedebista era o parlamentar mais antigo da Câmara.
Os médicos do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que cuidam da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), afirmaram que ela está “livre” de qualquer evidência de linfoma, um câncer nos gânglios linfáticos.
23 de setembro
As Mesas Diretoras do Senado e da Câmara realizaram uma sessão solene para promulgar a PEC (proposta de emenda constitucional) que aumenta em mais de 7.000 o número de cadeiras nas Câmaras de Vereadores em todo o país. A promulgação –que ocorreu em tempo recorde um dia após a Câmara votar o texto– transfere para o Judiciário uma definição de quando a ampliação das vagas terá validade.
O ministro Carlos Minc (Ambiente) ironizou as declarações do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), e afirmou que Puccinelli deveria analisar melhor o homossexual que há dentro dele. “Ele [Puccinelli] deve fazer uma análise mais profunda da declaração dele sobre o estupro em praça pública e examinar e tratar com mais carinho o homossexualismo que existe dentro dele próprio e talvez aceitar isso com mais razoabilidade”, disse Minc.
22 de setembro
O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), disse que o ministro Carlos Minc (Ambiente) era “viado e fumava maconha” e que iria correr atrás de Minc e estuprá-lo se o ministro aparecesse no Estado. “Se ele viesse [participar da maratona Volta das Nações], eu ia correr atrás dele e estuprar em praça pública”, disse.
08 de setembro
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou os recursos apresentados pelo governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), contra a cassação de seu mandato.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email