Estaleiro Juruá: excelência na construção naval na região Norte

Hoje, na Coluna, você, amigo leitor, vai conhecer um pouco mais sobre o Estaleiro Juruá. A história do Estaleiro Juruá é intrinsicamente ligada à história de seu fundador Francisco Cameli através do seu know-how em construção naval e navegação. Conhecimento construído ao longo de sua história de coragem, perspicácia, visão e extraordinária força de trabalho físico e intelectual. Nascido em 1945, primogênito de Marmude e Marieta Cameli, fundou em 1980 a empresa Marmude Cameli & Cia Ltda, junto de seu pai e seus irmãos Orleir e Eládio. A empresa atuava nos ramos da construção civil, terraplenagem e logística e tornou-se nos anos seguintes, a maior empreiteira da região.

Em 1986, Francisco alça novos voos ao dedicar-se exclusivamente a Conave, criada em 1983, tendo como sócios, seu filho Marmude e sua esposa Celi. A Conave logo começa a transportar derivados de petróleo para as cidades acreanas e segue um crescimento exponencial. Impulsionado pela forte demanda, constrói quatro embarcações para transporte de derivados de petróleo. Começa então, em 1987, a construção naval. Em 1990, é realizada a aquisição de um porto em Manaus-AM, onde passa a ser a sede da empresa. Em 1993, começa a construir embarcações para terceiros. A Conave é vendida a um grupo empresarial amazonense em 2002.

Após um hiato em sua terra natal, Cruzeiro do Sul-AC, Francisco retorna a Manaus consolidando seu conhecimento e expertise em construção naval com a empresa Juruá Estaleiro e Navegação. Sediada a Margem direita do Rio Negro, Iranduba-AM, ocupando uma área de 144 mil metros quadrados. 

Em 2013, realizou um investimento robusto em equipamentos de última geração, como a Linha de Preservação de Pintura, que utiliza a tecnologia Shoting Blast. Assim com máquinas de corte à plasma que garantem precisão do corte e melhor acabamento das peças.

O Juruá Estaleiro se destaca a cada ano, pela eficiência e curto prazo na execução de suas obras mantendo, em média, um expressivo crescimento de 10,6 % ao ano. Vem construindo um portifólio de obras relevantes, atendendo a todo Brasil e é referência em toda região norte. 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Juruá Estaleiro assume seu papel de agente transformador da sociedade. Desde sua criação, tem apoiado iniciativas e projetos que promovam o bemestar social. Atualmente, tem parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) colaborando com o Programa Educacional Bombeiro Mirim e 3ª Chama.

Programa Bombeiro Mirim

O Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM) é executado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) nas unidades da corporação no município de Iranduba.

O projeto é destinado às crianças e adolescentes tendo como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo, buscando complementar a formação (familiar e escolar) com atividades de conscientização ambiental, culturais, reforço escolar, além de práticas esportivas e socio recreativas e noções de atividades atinentes aos serviços de bombeiros.

O 1º Pelotão Destacado de Bombeiro Militar de Iranduba vem contribuindo com a formação de bombeiros mirins desde 2015, trabalhando com crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 15 anos. Os projetos funcionam com instruções três vezes semanais: segundas, terças e quartas-feiras das 7h30 às 11h30

Programas 3ª Chama

O Programa Terceira Chama, é um programa social destinado aos idosos acima de 60 anos. Tem como foco a valorização e respeito aos direitos legais e constitucionais de cidadania e civismo, procurando integrar o idoso ao meio social. Desenvolve atividades de conscientização ambiental, práticas esportivas e socio recreativas como coral, danças, jogos, natação, exercício, artesanatos, além de acompanhamento médico, massoterapia, passeios e debates. Os integrantes do projeto 3ª Chama são idosos na faixa etária de 60 a 85 anos, com encontros todas as quintas-feiras, das 7h30 às 11h30. 

Com mais de 30 anos de experiência na área de construção naval, o Estaleiro Juruá tem capacidade de processamento de 20 mil toneladas aço/ano.

A qualificação técnica da equipe, o investimento constante em tecnologia e automação são o suporte para a alta eficiência e qualidade de suas obras. Com portfólio diversificado, o Estaleiro Juruá se consolida a cada ano, como referência na região norte. 

Nossos Produtos 

  • Terminal Portuário
  • Tipo catamarã para transbordo de granéis sólidos
  • Transbordo de granéis líquidos
  • Carga geral e pedestres
  • IP4 – Instalações públicas
  • Balsa para granéis líquidos 
  • Balsa para granéis sólidos
  • Balsa para Carga Geral
  • Convencional
  • Com cobertura – Galpão
  • Empurrador / Rebocador
  • Dique flutuante
  • Ferry Boat
  • Sistema de fundeio
  • Poitas
  • Boia de atracação / sinalização náutica
  • Docagem, reforma e manutenção de embarcação
  • Posto Flutuante de Combustível
  • Embarcação Habitável
  • Barco Hotel
  • Alojamento
Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email