Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura avança em obras de contenção de erosões em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha, de forma contínua, em obras emergenciais para conter grandes erosões que levam riscos à vida de moradores em vários bairros da capital.

No Mauazinho, zona Leste da cidade, os trabalhos são feitos de forma preventiva e cautelosa na contenção de um grande talude com aproximadamente 45 metros de altura, na rua Manoel Ribeiro. A região, geograficamente erosiva, sofria nos períodos de fortes chuvas com alagamentos e desmoronamento de alguns trechos.

 Mais de 20 mil metros cúbicos de argila serão usados na área, solucionando, de forma definitiva, o problema de mais de 100 famílias que residem na via. Na sequência, o local receberá drenagens profundas, terraplanagem e asfalto.

 A primeira etapa do serviço foi a retirada de 2 mil toneladas de lixo doméstico. Na sequência, as equipes iniciaram a contenção do talude e, agora, atuam no reaterro. Além da infraestrutura básica, a prefeitura irá implantar uma praça com área para crianças, jovens e adultos, compartilharem de forma social e inclusiva com um espaço comum para todos.

 O vice-prefeito e titular da Seminf, Marcos Rotta, disse que a obra, determinada pelo prefeito David Almeida, está sendo feita emergencialmente, para garantir não apenas segurança, como também lazer aos moradores.

 “Aqui no Mauazinho, três famílias que tinham as casas comprometidas já estão em segurança, e nós vamos transformar essa grande área de erosão em um local seguro e de lazer para todas essas pessoas. Os moradores receberão uma área de lazer completa, com parquinhos e praça. A nossa meta é levar segurança e dignidade a essas pessoas”, afirmou Rotta.

 Já no bairro Cidade Nova, zona Norte, a prefeitura de Manaus também recupera uma área de grande erosão na rua 197 do conjunto Nova Cidade. A erosão foi causada durante o forte período de chuvas na cidade, deixando o local com um declive muito acentuado, colocando em risco mais de 40 residências.  As obras devem recuperar 100% da área, para evitar que novas erosões aconteçam.

 O prefeito David Almeida determinou que as equipes da Seminf, na figura do secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, intensificassem a atuação no local, onde foi feita a regularização dos taludes, que estavam desmoronando. No local, um dos grandes problemas é a rede de drenagem, formada por uma tubulação, com ligação clandestina do esgoto, que joga água de forma irregular direto na erosão, o que aumentava ainda mais o tamanho da cratera.

A área será totalmente recuperada com cerca de 5 mil metros cúbicos de materiais e entregue aos moradores no prazo máximo de 90 dias, por conta da complexidade no local. A meta é que não haja risco de ocorrer uma nova erosão.

 Já no conjunto Cidadão 9, conhecido como conjunto Lula, as obras de contenção da erosão de mais de 120 metros, que ameaçava o desabamento da rua Siri, foram finalizadas. Agora, o local é seguro para todos. A Seminf atuou, desde o mês de abril, na revitalização da área, que colocava em risco casas e moradores da região. Após uma visita técnica, no início do ano, o prefeito David Almeida e o vice-prefeito e titular da Seminf, Marcos Rotta, determinaram o serviço.

 Uma equipe de 40 homens da Seminf atuou diariamente, com o uso de máquinas escavadeiras, tratores de esteira, rolo compactador, motos niveladoras e retroescavadeiras. Com os serviços de drenagem finalizados, o local não oferece mais riscos de desabamentos, mesmo com as fortes chuvas. A rua Siri também foi toda revitalizada, com a construção de meio-fio e sarjeta e a via foi totalmente pavimentada.

 Quem mora no conjunto Lula viveu de perto os transtornos causados por essa cratera. A contadora Tatiane Campos vive no local há seis anos e mencionou que, com as obras, vive um novo momento.

 “Nós estamos muito felizes, porque o prefeito David Almeida e o vice Marcos Rotta vieram aqui, conversaram com a gente e fizeram essa grande obra. Se não fossem esses trabalhos, o barranco teria levado a rua toda e engolido as casas. Os trabalhadores vieram aqui todos os dias, e eu só tenho a agradecer. É um sonho realizado”, destacou a moradora.

 Nesta semana, as equipes da Prefeitura de Manaus fazem a manutenção para evitar novas erosões, um trabalho com os moradores, principalmente para evitar acúmulo de lixo no local.

PMM realiza ações externas para serviços voltados ao trânsito e transporte

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou atendimento externo para atender o público com serviços voltados ao trânsito e transporte, como expedição de credencial de estacionamento e orientações sobre o passe livre para Pessoas com Deficiência (PcD).

Na última sexta-feira, 1º/10, houve ação no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, onde foram realizados mais de 80 atendimentos. No sábado,  foram mais de 50 pessoas atendidas na escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

Outras ações estão sendo programadas para atender o público externo. As pessoas podem ainda procurar a sede do IMMU para realizar os serviços. Basta acessar o endereço eletrônico https://immu.manaus.am.gov.br/ e escolher o atendimento desejado.

Para obter a credencial que autoriza estacionamento em vaga especial, os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, cópia de RG e CPF.

A credencial poderá ser adquirida – grátis – das 8h às 13h. O cartão que identifica o beneficiado para vagas especiais é específico para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com deficiência física, visual ou com síndromes.

Estacionar em vaga especial sem credencial é multa gravíssima, no valor de R$ 293,47, com perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Foto/Destaque: Osmar Neto/Seminf

Caubi Cerquinho

é jornalista, editor da coluna Transporte, Trânsito e Cia
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar