10 de agosto de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Sinetram entrega premiação aos vencedores mirins do concurso de desenho

Em alusão ao dia das crianças, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiro do Estado do Amazonas (Sinetram) realizou  a entrega da premiação do 1º Concurso de desenho. Os vencedores foram Emanuella Lima Santiago, de 7 anos, na categoria de 5 a 8 anos, e André Guilherme da Silva Ribeiro, de 9 anos, na categoria de 9 a 12 anos.

A votação do concurso ocorreu entre os dias 14 e 15 de outubro, e contou com 14 desenhos participantes, sendo nove na categoria de 5 a 8 anos, e cinco na categoria de 09 a 12 anos. Com um total de 3.056 votos, os desenhos mais votados foram da Emanuella Santiago, filha da colaboradora Eliany Pereira, com 47,6% dos votos e do André Guilherme da Silva Ribeiro, filho do colaborador Jhonata Ribeiro, com 31,6% dos votos.

“Foi uma experiência maravilhosa para mim e principalmente para minha filha, pois desde o momento da criação do concurso ela já estava empolgada para expor uma vontade sua em forma de desenho. Ela tem muita vontade que seja criada uma faixa de pedestre próxima a sua escola, para que assim possa atravessar com segurança. E felicidade maior foi quando ela soube que seu desenho foi escolhido, só tenho a agradecer ao Sinetram pela alegria que esse concurso proporcionou”, disse Elyane Pereira, mãe da Emanuella Santiago.

Prefeitura realiza implantação de nova rede de drenagem profunda na Cidade Nova

Mais de 150 metros de nova rede de drenagem profunda estão sendo implantados na rua Ayrton Senna, núcleo 8, comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cidade Nova, zona Norte, pelas equipes de obras da Prefeitura de Manaus. Os trabalhos visam solucionar de forma definitiva os alagamentos das casas por onde a antiga rede estava instalada.

Acompanhando de perto as ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o vice-prefeito e titular da pasta, Marcos Rotta, enfatizou que os problemas de drenagens profundas irregulares são comuns em muitos bairros da capital, e a Seminf não tem medido esforços para corrigi-los.

“Aqui nessa via, estamos corrigindo mais uma rede de drenagem profunda, onde algumas casas estão construídas irregularmente por cima da antiga rede, com isso os alagamentos eram constantes. Esse tipo de problema é muito comum na nossa cidade. A solução para que essas pessoas não sejam prejudicadas é implantarmos uma nova rede, isolando a antiga, e é isso que estamos realizando aqui na rua Ayrton Senna, como determinou o prefeito David Almeida”, explicou Rotta. 

Mais de 150 metros de meio-fio, sarjetas, e cinco caixas coletoras também estão sendo implantados na via e, por último, o local será totalmente recuperado com uma nova pavimentação asfáltica.

As equipes da Seminf, simultaneamente, realizam obras na rua 7 de Maio, comunidade Itaporanga, com a implantação de 20 metros de tubos. Já na travessa Crato, Campo Dourado, são mais 20 metros. Os trabalhos visam levar cada dia mais melhorias para as comunidades da capital, que em épocas de fortes chuvas sofrem bastante com a falta de manutenção nas redes que escoam as águas pluviais.

Ageman vistoria funcionamento do Aterro Sanitário de Manaus

Engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) estiveram no Aterro Sanitário da cidade, localizado no Km 19 da rodovia AM-010. A visita é parte do início dos trabalhos que a agência municipal irá realizar junto à Comissão de Estudos Técnicos para implementação do novo aterro e da Usina Biológica de Gás, visto que a atual concessão do serviço está prevista para encerrar em 2025.

Durante a vistoria, os engenheiros da Ageman tiveram a oportunidade de conhecer a operacionalidade do aterro, a Usina Biológica de Gás e também a primeira Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos da região Norte do país.

“Como vamos passar a regular e fiscalizar também a questão dos resíduos sólidos na cidade de Manaus, conforme determinação do prefeito de Manaus, David Almeida, a partir dessa nova concessão, se faz extremamente necessária a nossa vinda aqui, para que os técnicos que vão atuar diretamente na comissão possam obter informações a respeito dos processos de funcionamento do aterro e também esclarecer eventuais dúvidas”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Augusto Alho da Costa, que também acompanhou a visita dos engenheiros.

O Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus está em operação desde 1985 e a área estimada é de 73 hectares. O espaço é o único complexo de destino final dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Manaus.

Diariamente, o aterro recebe em média 2,8 toneladas de resíduos sólidos.

A empresa Tumpex é a concessionária responsável pela gestão do aterro, a qual subcontrata a empresa Marquise, para os diversos processos de recebimento, tratamento e destinação final dos resíduos.

Além da Ageman, fazem parte também da Comissão de Estudos Técnicos para a implementação do novo aterro, representantes da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE) e também da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Com o início da regulação dos resíduos sólidos, a cidade de Manaus será a primeira capital da região Norte do país a promover a regulação e a fiscalização dos processos envolvendo os resíduos sólidos, por meio de uma agência reguladora.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email