Pesquisar
Close this search box.

Entrevista – David Almeida: ‘precisamos dar a Manaus tudo que ela merece’

O prefeito David Almeida (Avante) quer fazer de Manaus uma das melhores cidades do Brasil para se viver. Este foi um compromisso assumido quando ainda era candidato nas eleições municipais que o consagraram vencedor.

David enfrentou uma situação atípica. Recebeu a cidade em um momento de severa crise sanitária. A capital do Amazonas foi a mais impactada pela pandemia causada pelo novo coronavírus. O mundo assistiu ao colapso da saúde, com milhares morrendo nos hospitais, cadáveres sendo enterrados em covas coletivas, containers frigoríficos nas portas dos hospitais para receber os mortos. Um cenário de dor e luto, que ainda está vivo na memória dos manauenses. 

Agora, no cenário pós-pandemia, a cidade se reinventou na gestão de Almeida, e Manaus, hoje, já é considerada a melhor no quesito saúde básica do País.  

“Trabalhamos para dar a Manaus o que ela merece”, ressalta Almeida, que faz parte de uma nova geração de políticos, e é hoje, o grande aliado do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). Os dois são protagonistas, entre jovens lideranças, críticos contumazes dos velhos caciques da política amazonense que, na sua avaliação, não fizeram nada pela cidade e nem pelo Amazonas em mais de 40 anos no poder.

O prefeito tem uma gestão atuante. Investiu em eventos culturais, melhorou a educação, vem investindo em esporte, fortalecendo a vocação da cidade para ser um roteiro turístico mundial, o que vai gerar mais emprego e renda para os manauenses.

David Almeida concedeu uma entrevista exclusiva para a edição especial do Jornal do Commercio, alusiva ao aniversário de 353 anos da capital. Confira. 

Almeida assumiu a gestão de Manaus durante a segunda onda causada pela covid-19 e enfrentou a crise de oxigênio  (Imagem: Dhyeizo Lemos/Semcom )

Jornal do Commercio – Prefeito, são muitos os desafios da cidade. A pandemia impactou muito a vida da população. Qual o balanço que o senhor faz de sua gestão em quase dois anos de atuação? E o que os manauaras podem esperar daqui por diante?

David Almeida – Estamos há um ano e oito meses de nossa gestão.  Assumimos a prefeitura num momento muito difícil devido à pandemia e a uma grande enchente. Pegamos a prefeitura com mais de um milhão a menos do que na gestão passada.

Trabalhamos muito pela cidade. Hoje, é uma nova realidade. Temos a melhor saúde básica do Brasil, o melhor serviço na Secretaria de Trabalho, a melhor previdência pública do País.

Manaus já possui a Secretaria Municipal de Segurança Pública. A limpeza se sobressai. Da mesma forma, a infraestrutura urbana. E a assistência social também é relevante.

A Secretaria de Economia tem bons indicadores, com gestão de excelência. Isso faz com que a gente consiga se animar, com Manaus oferecendo o melhor serviço público, o melhor transporte municipal e coletivo.

Temos também a melhor estrutura de mercados e feiras do Brasil. Vamos nos esforçando para fazer de Manaus uma das melhores cidades do Brasil para se viver.

JC – Vemos um resgate da autoestima do manauense com novas medidas, como o projeto “Sou Manaus”, a busca por uma nova matriz econômica. Quando despertou para esse sentimento? É uma resposta à pandemia?

DA – Manaus foi a cidade mais impactada do mundo pela pandemia. Esse povo merece uma gestão diferenciada, com trabalho diário. O “Asfalta Manaus” está nas ruas, o passe estudantil livre já é uma realidade, algo que estamos trabalhando em parceria com o governo do Estado.

Tudo isso faz com que a gente possa dar uma condição melhor para a nossa cidade. Os eventos culturais, como o “Sou Manaus”, e outros que virão beneficiarão a população. Investimos também em promoções esportivas. E queremos colocar Manaus como destino turístico esportivo e cultural.

Realmente, precisamos dar a esta cidade tudo o que ela merece, com uma gestão moderna, atuante e presente para que a população possa se beneficiar.

JC – A sua gestão é conhecida por estar nas ruas. O prefeito acompanha de perto as obras, fiscalizando os serviços. Como é ter esse contato diário com a população e sentir a gratidão por parte dos manauenses em cada ação?

DA -Quando eu não era político, cobrava muito dos políticos. Agora, me tornei político e prefeito. E quem me cobra, além do povo, sou eu mesmo. Eu me esforço a cada dia para ser o prefeito mais trabalhador que essa cidade já teve.

E realizando, dessa forma, todas as ações que estamos fazendo, vamos conseguir conquistar os melhores serviços públicos municipais para a cidade de Manaus.

Como eu cobrava muito, agora sou cobrado. Estou trabalhando para que eu possa fazer uma boa gestão. E, dessa forma, agradar à população e dar a ela os serviços públicos que ela merece.

JC – Manaus faz 353 anos. Qual a mensagem que deixa para a cidade?

DA – Estamos reescrevendo a história de Manaus em todas as áreas – na saúde, na educação, na limpeza pública, no esporte, na cultura…

Vamos trabalhar para colocar Manaus entre os melhores serviços públicos do Brasil. E isso faz com que o meu desafio seja perseguido por toda a equipe. Para retomar a autoestima do povo desta cidade que muito sofreu com a pandemia.

Queremos ser notícia positiva para o Brasil. Queremos notícias que possam agradar a população. É isso que estamos fazendo. E persisto em perseguir. Nós vamos chegar e conquistar. Que os próximos anos sejam de muitas realizações e conquistas para Manaus.

Por @marcelo.peres

@jcommercio

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar