Pesquisar
Close this search box.

Entrevista: Francis Wagner fala sobre o uso da ciência e tecnologia em busca da sustentabilidade

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Entre quarta-feira (19) e sábado (22), acontece a 2ª Asac 22 (Amazon Stem Academy Conference), conferência do projeto Academia Stem, da UEA, no prédio Stem Lab – EST/UEA (av. Darcy Vargas, 1.200 – Parque Dez de Novembro). Durante os quatro dias de conferência, além dos principais resultados dos projetos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, desenvolvidos por alunos e professores, será possível acompanhar palestras sobre indústria 4.0, sustentabilidade na Amazônia, inovação e muito mais. Em entrevista ao Jornal do Commercio, o prof. dr. Francis Wagner Silva Correia, coordenador da Asac 22, e coordenador do Pilar Permanência, segmento do projeto Academia Stem, explicou mais sobre o evento.

Jornal do Commercio: O que é, e qual o objetivo, da Amazon Stem Academy Conference?

Francis Wagner: A 2ª Asac 22 será um evento aberto ao público, organizado pelo projeto Academia Stem, neste ano com o tema ‘Ciência e tecnologia na formação de competências para o desenvolvimento sustentável na Amazônia’. A Asac 22 irá apresentar e discutir o estado da arte do conhecimento nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Um dos focos principais da conferência será a abordagem da importância da formação de competências nas áreas da engenharia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Durante o evento ocorrerão palestras, trilhas, mesas-redondas, e serão apresentados os resultados dos projetos científicos, tecnológicos, de inovação e sustentabilidade desenvolvidos por alunos e professores dos cursos de engenharia ao longo do segundo ano da Academia Stem.

JC: Quais os projetos da Academia Stem mais relevantes quando se fala em aliar ciência e tecnologia com desenvolvimento sustentável?

FW: Alguns dos principais projetos desenvolvidos no Stem são: a robótica educacional na aprendizagem das engenharias: estado atual e perspectivas futuras; avaliação das características operacionais de uma máquina de indução trifásica utilizando o Matlab; robôs colaborativos; desenvolvimento de programas com aplicação do robô humanóide para estímulo visual; modelagem e simulação de sistemas eletrônicos de apoio à eficiência energética; smart products (desenvolvimento de um dispensador automático inteligente); Libras, uso de Design Thinking para desenvolvimento de um protótipo de aplicativo de celular para ensino de Libras; construção de aplicativos em física; app para construir história social para autistas; economia solidária; aplicação da ferramenta 5S, entre outros.

JC: Como tem sido essa parceria da Academia Stem com a Samsung? Que bons frutos têm rendido?

FW: A Academia Stem consiste em um projeto voltado para capacitação e formação profissional, que visa potencializar, de forma consistente, o nível de conhecimento dos recursos humanos que compõem o ecossistema do PIM (Polo Industrial de Manaus). Propiciamos o aumento do interesse pelos cursos de graduação Stem (Science, Technology, Engineering and Mathematics), reduzindo, assim, as taxas de evasão e reprovação nas universidades, melhorando as competências técnicas dos profissionais que atuarão no PIM, e incrementando a ‘mentalidade’ empreendedora na região. Um dos principais frutos do projeto Academia Stem na UEA se destaca diretamente nos alunos de graduação em engenharias, pois as ações do projeto têm conduzido a reduções nas taxas de evasão e retenção, e aumento da qualificação desses estudantes, deixando-os mais bem preparados para atender as demandas do mercado de trabalho.

JC: Hoje, quantos alunos na área de C&T estudam na Academia, quantos já foram disponibilizados para o mercado, e qual tem sido o retorno para a sociedade?

FW: Na Academia Stem existem atualmente 165 alunos bolsistas distribuídos entre os cursos de engenharia elétrica, eletrônica, computação, produção e controle, e automação. Esse número se refere ao período de 2021 a 2022. Entretanto, no período de 2020 a 2021, tínhamos cerca de 175 alunos bolsistas. Isso corresponde a um total de 340 alunos bolsistas. Desse total aproximadamente 20% já foram disponibilizados para o mercado de trabalho.

Box

Mais sobre

O projeto Academia Stem é voltado à capacitação e formação profissional dos estudantes, buscando desenvolver, potencializar e divulgar as áreas de engenharia de automação e controle, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia de produção, e sistemas de informação. O projeto conta com a parceria da Samsung, usando recursos da Lei de Informática para a Amazônia Ocidental (Lei Federal nº 8.387/1991).

O Pilar Permanência é um segmento do projeto que possui como principal objetivo inserir e manter os estudantes no universo científico e, com isso, diminuir as taxas de evasão na universidade.

Até o dia do evento é possível garantir a vaga no local do credenciamento.

A programação completa da Asac 22 está disponível no: https://asac22-stem.uea.edu.br/

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar