Pesquisar
Close this search box.

Elas têm muito a ensinar para outros pais

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/Janeiro/02/andreia%20e%20yndira.jpg

As duas são jornalistas, têm praticamente a mesma idade e filhos com idades bem distintas. O filho de uma tem 24 anos, o da outra, apenas três. Desde o início de novembro Yndira Assayag e Andréa Renda resolveram unir suas experiências como jornalistas e mães e estrearam o programa ‘Filhos & Tal’, na TV Encontro das Águas.

“É o único programa neste segmento, em Manaus. Por isso está fazendo tanto sucesso”, comemorou Andréa.

O projeto ‘Filhos & Tal’ começou há três anos quando Yndira resolveu criar um site com este nome, mais Facebook e Instagram. Desde então só viu crescer o acesso de mães, e até de pais, aos conteúdos por ela publicados nestas mídias.

“A idéia sempre foi publicar informações que, dificilmente, as pessoas verão publicadas em jornais, veículo onde sempre trabalhei. São informações não comuns sobre o antes da concepção, gravidez, amamentação, até a entrada do filho na faculdade quando, geralmente eles ‘criam asas’ e começam a ser donos de suas vidas”, explicou.

Viajando por todo este espaço de tempo, de ao menos 18 anos, o ‘Filhos & Tal’ mostra que roupas os pais e o filho devem usar no dia do batizado deste, como organizar festas infantis, ou conversar com filhos adolescentes sobre problemas relacionados à idade e mesmo ajudá-los a escolher uma profissão.

“O principal é compartilhar boas informações com formato jornalístico, entrevistando especialistas sobre os assuntos abordados. Trata-se de um site de serviços”, disse.

E como já era de se imaginar, são mais as mães que procuram o ‘Filhos & Tal’, principalmente aquelas com filhos de um a dez anos.

Da idéia à estréia

“Mas os pais começam a ter maior participação, bem mais do que há uns dez anos. Hoje um número crescente deles se preocupa com a educação e a saúde dos filhos. Muitos querem estar com a esposa na hora do parto. Os pais de hoje não querem apenas ser provedores. Querem estar presentes no dia a dia dos filhos. Têm grupos de pais, no Instagram, que discutem estes e outros assuntos familiares”, declarou.

Yndira lembrou que sua mãe aprendeu a cuidar dos filhos com avós e tias. Na época dela já havia muitas revistas e foi lá que aprendeu o que fazer com o filho mesmo ele ainda estando na sua barriga.

“Agora com as redes sociais e a interatividade, ficou muito fácil ficar informado, e informar. No site mostro desde como uma mãe pode se embelezar durante a gravidez, os cuidados com os pequenos na praia, a atenção aos filhos especiais, como escolher escolas e opções de lazer e os mais diversos assuntos, seja entrevistando especialistas, ou através de notícias sobre o que acontece no país, publicadas em agências”, revelou.

Ano passado Yndira teve a idéia de criar uma revista eletrônica, num canal no YouTube. Este ano procurou Andréa, que havia acabado de estrear na TV Encontro das Águas.

“Parece que não, mas no site eu tenho um público, no Face outro, e no Instagram outro. Sabia que na televisão teria a atenção de um quarto tipo de público. Tanto a Andréa quanto o Oswaldo Lopes, diretor presidente da TV, aceitaram a proposta de imediato e o primeiro programa foi ao ar no dia 9 de novembro”, lembrou.

‘Filhos & Tal’ é ao vivo, todos os sábados, das 10h às 11h, sempre com Yndira e Andréa entrevistando um especialista sobre o tema do dia, além de pais, que surgem como personagens.

O programa ainda tem três quadros fixos: Fofurices, com fotos e vídeos de crianças enviados pelos pais; Giro, com as mais diversas notícias do que ocorrem no país; e Agenda de fim de semana.

Demitida amamentando

“Trabalho com crianças desde os 12 anos, quando atuava em peças infantis junto com Neuza Rita e Sérgio Cardoso. No jornalismo nunca trabalhei especificamente com este assunto, pois minha área sempre foi arte e cultura, mas quando a Yndira me convidou, achei o máximo. Há anos sou amiga da Yndira. Atuamos juntas no show musical ‘Jornaletes’, em 2012”, falou Andréa.

Apesar de jornalistas, Yndira sempre atuou na imprensa escrita, enquanto Andrea, que começou na imprensa escrita, está na televisão há mais de dez anos. A experiência de uma, com um filho adulto; e de outra, na frente das câmeras, só somou para o enriquecimento do programa.

“Quando me tornei mãe passei por um dos piores momentos da minha vida ao ser demitida do meu emprego enquanto amamentava. Meu leite secou e só venci esta situação graças à ajuda da minha família. Aquela situação agora me ajuda a entender e mostrar o caminho para mães que estejam em situação semelhante”, afirmou Andréa.

“Apesar de o programa se chamar ‘Filhos & Tal’, ele se ramifica para toda a família, para os tios, os avós. Por isso a aceitação do telespectador foi imediata. Ele atinge muitas pessoas”, revelou.

Neste sábado, dia 4, o programa será reprisado e volta, inédito, no dia 11, com o tema ‘Planejamento Familiar Financeiro’, “assunto pra lá de apropriado para um começo de ano”, concluiu Yndira.             

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar