Pesquisar
Close this search box.

Egito pede prioridade no turismo

O Egito quer posicionar-se como um dos destinos prioritários dos espanhóis até o final de 2021 e consolidar-se no próximo ano. Com este objetivo, uma dezena de operadores turísticos depositaram mais uma vez a sua confiança em uma empresa especializada na consolidação de voos charter para o Egito há mais de 22 anos, para a programação dos seus tradicionais voos diretos.  

O Egito é um país seguro que conseguiu controlar com sucesso a pandemia do coronavírus. Com uma incidência de apenas 6,3 por 100.000 habitantes e relativamente poucos casos de Covid, em um país com mais de 100 milhões de habitantes, o país dos faraós tenta fornecer facilidades aos seus visitantes.

O turismo é muito importante para o Egito e cuida dele ao máximo. Antes da pandemia, em 2019, o Egito recebia mais de 12 milhões de turistas e uma receita de cerca de 12,5 bilhões de dólares, segundo Ahmed Youssef, presidente da Autoridade de Turismo do Egito.

Os dados do ano passado são bem menores e foram calculados a partir de 1º de julho, quando o país voltou a se abrir ao turismo. O Egito recebeu entre 10 e 25% dos turistas que tinha em 2019. Em 2021, estima-se que possa chegar a 6 milhões de turistas.

O turismo é responsável por 12% do PIB do Egito. Sua contribuição para o país equivale à indústria e à agricultura. Quase 1,5 milhão de egípcios trabalham no setor de turismo direta ou indiretamente.

Nos últimos anos, houve grandes descobertas arqueológicas, um dos motivos que incentivam muitos turistas a viajar para o país das pirâmides. Uma das mais proeminentes foi a descoberta de uma cidade de 3.000 anos perto de Luxor que foi perdida nas areias do Egito e foi classificada como uma das descobertas arqueológicas mais importantes desde a tumba de Tutancâmon.

O conhecido egiptólogo Zahi Hawass, que esteve recentemente em Madrid, descreveu-a como a “cidade de ouro perdida”. É a maior cidade da antiguidade descoberta no Egito. Conhecido como Aten, foi desenterrado em setembro de 2020, logo após o início da escavação.

Sem falar no Templo de Edfu, dedicado ao deus Hórus, localizado no que na época greco-romana era chamada de Apolinópolis Magna. É o segundo maior templo do Egito depois de Karnak e sem dúvida um dos mais bem preservados.

A viagem continua em direção a Kom Ombo, dedicado aos deuses com cabeça de crocodilo Sobek e Haroeris, com cabeça de falcão. O templo foi obra de Ptolomeu VI Filometor (180-145 aC), nos primeiros anos de seu reinado.

RECUPERAÇÃO

Foto: Divulgação

Após um ano de muitas mudanças e adaptações na vida de todos devido à pandemia, o anúncio do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no último dia 9 de junho, colocou um pouco mais de esperança na rotina dos gaúchos: até setembro de 2021 toda a população maior de 18 anos estará imunizada com a primeira dose da vacina da Covid-19. Com esta notícia, o segmento do turismo criou novas expectativas e já vem avaliando uma retomada econômica ainda mais significativa, segundo os CEOs do Festuris Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.

PARK CITY

Foto: Divulgação

Com a chegada do verão ao Hemisfério Norte, a paisagem e o clima mudam completamente a experiência do visitante em Park City, no Estado americano de Utah. As opções de atividades ao ar livre se multiplicam pelo destino, oferecendo opções de entretenimento para toda a família. Durante o verão – época na qual também é celebrada a Independência americana em 4 de julho, a cidade é famosa por receber diversos shows de artistas conhecidos internacionalmente. Os espetáculos acontecem ao ar livre dentro dos dois grandes resorts da cidade, Deer Valley e Park City Mountain.

TAXA LIBERADA

Foto: Divulgação

Anguilla anunciou que os turistas vacinados ao menos três semanas antes da chegada ao destino não precisam mais pagar taxa de US$ 300 para entrarem no país a partir de 1º de julho. A taxa havia sido estipulada pelo governo de Anguilla durante a pior fase da covid-19. É válido destacar que a ilha continuará  a exigir teste RT-PCR – único aceito – negativo até cinco antes da chegada. Além disso, os turistas devem realizar o cadastro prévio no site oficial do Turismo de Anguilla para viajar ao país. A partir de julho, todas as restrições na circulação de turistas serão extintas.

INSCRIÇÕES ABERTAS

A Feira Internacional de Turismo de Gramado ocorrerá de forma presencial de 4 a 7 de novembro de 2021 e já tem suas inscrições para a agentes de viagens abertas. Para o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, a reconstrução do turismo começa, inclusive, pelos profissionais motivados. “Nosso intuito é contribuir ainda mais com a autoestima de cada um que se faz presente em nosso evento, logo, propomos networking de qualidade para um trabalho eficaz e assertivo”, pontua. A Feira de Turismo de Gramado reúne o que há de melhor em turismo. As inscrições estão abertas no link bit.ly/agenteviagemfree.

PORTFOLIO

A Secretaria de Turismo e Viagens (Setur) e a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Invest SP) lançaram um portfólio eletrônico de imóveis para investimentos no estado de São Paulo. Inicialmente são terrenos ou prédios com potencial turístico, localizados no Vale do Ribeira, nos litorais sul e norte e no centro da capital. Uma equipe de consultores ligados à Setur e à Invest SP mapeou os terrenos disponíveis, edifícios públicos e imóveis privados, com o objetivo de oferecer opções avaliadas previamente e de grande vocação para o turismo.

ALL HEROES

A Accor lançou o projeto ALL Heroes para reconhecer profissionais de saúde no combate à pandemia do novo coronavírus, na América do Sul. Em agradecimento ao trabalho de médicos, enfermeiros e outros trabalhadores do setor na linha de frente contra a covid-19 no continente, a empresa está oferecendo descontos de 50% em hospedagens nos hotéis da América do Sul para profissionais da saúde; 4 mil gift cards de R$ 300 para funcionários de nove hospitais na região; além de um concurso cultural. Foram selecionados hospitais na América do Sul.

PROMOÇÃO

O WZ Hotel Jardins lançou uma nova promoção, com 30% de desconto nas diárias por tempo limitado. A poucos passos da Rua Oscar Freire, o hotel tem localização privilegiada em São Paulo. Na capital paulista, espaços culturais, como cinemas, teatros e museus, shoppings, lojas de rua e parques seguem reabertos, assim como bares e restaurantes, com as devidas medidas sanitárias. Ao longo do mês de junho, o café da manhã do WZ Hotel Jardins, sempre elogiado pelos hóspedes, está ainda mais farto e variado com alguns itens especiais típicos de festa junina.

Foto/Destaque: Divulgação

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar