Pesquisar
Close this search box.

Trancoso, vale conhecer

A tranquilidade de Trancoso, no sul da Bahia, assim como suas paisagens paradisíacas, já alcançou fama internacional, atraindo turistas – e celebridades – do mundo inteiro. Charmosa e descolada, a vila integra rusticidade a elegância e qualidade de seus serviços. Fundado no início da colonização portuguesa pelos Jesuítas, o lugar foi descoberto por hippies nos anos 70, e, de lá para cá, vem se tornando um dos destinos mais cobiçados do Nordeste.

Para quem ainda não conhece a vila, confira cinco atrativos imperdíveis para visita-la. O primeiro é o Quadrado de Trancoso, o ponto mais famoso e badalado da vila. É nele onde tudo acontece, principalmente durante a noite. Tombada pelo Patrimônio Histórico, a praça histórica é considerada uma das mais encantadoras do Brasil, reunindo lojas, ateliers, bares e restaurantes em suas típicas casinhas coloridas. Com charme sem igual, o Quadrado está localizado do alto de uma falésia com vista para o mar.

Outro ponto é a Igreja de São João de Trancoso, também localizada no Quadrado, merece uma visita sem pressa. Pequena e encantadora, foi erguida em 1656 e forma um cenário único com o mar ao fundo. E é justamente nos fundos da construção que está um dos melhores lugares para tirar fotos da vila. Vale a pena acordar cedinho para ver o sol nascer do alto da falésia. A paisagem é exuberante!

E, claro, tem as praias. Se a noite o Quadrado faz sucesso, durante o dia o que faz a cabeça dos turistas são as praias de Trancoso. A vila conta com faixas de areia desde o centro até lugares mais afastados que merecem um roteiro completo.

Pertinho do Quadrado, as praias mais famosas são a dos Nativos e dos Coqueiros, com fácil acesso por caminhada. A primeira, com águas calmas e larga faixa de areia, conta com bares a beira mar, oferecendo conforto e comodidade aos seus visitantes. Assim como a segunda, considerada a principal de Trancoso, por estar bem próxima do centrinho.

Ainda próximo à vila, a 15 minutos do Quadrado, a praia Rio Verde é mais sossegada que as primeiras, apesar de também reunir as famosas barracas com espreguiçadeiras e serviços de alto padrão. Outros destaques ficam por conta da Itaquena, a preferida dos surfistas, a Barra do Rio Trancoso, que revela o encontro do rio com o mar.

Para completar, a Praia do Espelho, a cerca de 20 quilômetros do centrinho de Trancoso é reduto de uma paisagem imperdível. Listada entre as mais bonitas da Bahia, conta com um mar de águas cristalinas – que deram nome à praia -, variando entre tons de azul e verde, e uma combinação de falésias, corais e coqueiros que formam um cenário de tirar o fôlego.

PARAUAPEBAS

Parauapebas, no Pará, é um dos destinos confirmados para expor no Festuris 2021. O município, que vem despertando a curiosidade de turistas por ser um destino natural e rico em história, terá um espaço de 168 metros quadrados da primeira feira internacional de Turismo a ser realizada de forma presencial em 2020. Representantes da cidade estiveram em Gramado para uma visita técnica. A expectativa dos secretários municipais de Cultura e Turismo, Sadisvan Pereira e Rodrigo Mota, é mostrar as riquezas do destino que possui 213 mil habitantes, assim como, valorizar seu povo.

UNIFICAÇÃO

Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) e a Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) realizaram coletiva de imprensa on-line para anunciar o futuro e a unificação das entidades. Durante o encontro, os presidentes informaram que na Assembleia Geral Ordinária da Aviesp, que acontece no dia 19 de julho, será oficializada a união das entidades aos seus associados. A novidade reforça o objetivo das associações de trabalhar diariamente na defesa dos direitos dos agentes de viagens.

ARGENTINA

Foto: Divulgação

Num contexto em que o viajante passa a valorizar o turismo ao ar livre em destinos distantes das grandes cidades, o Instituto Nacional de Promoção Turística lançou uma nova edição do Momentos Argentinos, a iniciativa digital que pode ser conferida nas redes sociais Visit Argentina, em que mostra os benefícios de Corrientes e o convida a “conectar-se com a natureza”. Na campanha o tema é: “Deixe a natureza te levar para viver um dos mais relaxantes #Momentos argentinos”.

LAGHETTO

O ano de 2021 está cheio de novidades na rede Laghetto. Novos hotéis estão em fase final de construção e são entregues em breve. O primeiro deles será o Laghetto Stilo Vita, localizado no centro de Gramado e com previsão de início das operações no formato Soft-Opening já no mês de Agosto. O outro é o Golden Gramado Resort Laghetto, este por sua vez será o maior empreendimento administrado pela rede. Serão 345 apartamentos e uma infraestrutura impressionante. Serão 4 piscinas (2 externas e 2 internas), um amplo e equipado Fitness Center e diversas salas de jogos e de vídeo games.

CRUZEIROS

Foto: Divulgação

O CruisesNews Media Group e a Escapa TV assinaram um acordo de colaboração para transmitir o conteúdo dos cruzeiros no canal temático de viagens. Os cruzeiros têm sido uma opção de férias para muitos viajantes de todo o mundo por muitas décadas. Em 2019, 30 milhões de pessoas optaram por embarcar em navios de vários tamanhos, cada vez mais modernos e luxuosos, que navegam todos os mares e escalam vários destinos. O mundo dos cruzeiros é muito vasto e as possibilidades de lazer tanto a bordo como nos portos que visita, muito diversas.

NATAL LUZ

A venda de ingressos para os espetáculos oficiais do Natal Luz só deve começar após a aprovação dos protocolos sanitários por parte do Governo do Estado. A informação é da presidente da Gramadotur, autarquia realizadora do evento, Rosa Helena Volk, ressaltando que essa decisão respeita o cronograma de análise da documentação definido previamente com o Gabinete de Crise estadual. Os protocolos sanitários foram entregues na quarta-feira (24) pelo prefeito Nestor Tissot e por Rosa Helena, ao secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles.

SECRETS

Foto: Divulgação

Com inauguração prevista para 1° de dezembro de 2021, os resorts Secrets Moxché Playa del Carmen e Secrets Impression Moxché Playa del Carmen oferecerão comodidades luxuosas em uma bela praia de areia branca no coração da Riviera Maya. Juntos, os dois resorts oferecerão amenidades elegantes e modernas, incluindo: Chefs mundialmente reconhecidos, sete piscinas aquecidas, piscina interna, inspirada pela tranquilidade da praia, localização privilegiada para prática de snorkel e mergulho, e gazebo para casamentos localizado no rooftop do resort, com vista para o Mar do Caribe

Foto/Destaque: Divulgação

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar