Pesquisar
Close this search box.

Corumbá, a Capital do Pantanal

Corumbá é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Situada na margem esquerda do rio Paraguai e também na fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia, Corumbá é considerada o primeiro polo de desenvolvimento da região, e por abrigar 60% do território pantaneiro, recebeu o apelido Capital do Pantanal.

Também é o maior município em extensão territorial do estado e o mais populoso centro urbano fronteiriço de todo o Norte e Centro-Oeste do Brasil. A cidade sempre foi estratégica regionalmente para a entrada das mercadorias europeias e sua localização, após a serra de Albuquerque, último trecho facilmente navegável do Rio Paraguai para embarcações de maior calado e a beira do Pantanal, garantiu rápido e rico crescimento entre o final do século 19 e começo do século 20, quando a borracha da Amazônia passou também a ser exportada por ali.

Era também um importante entreposto fluvial de Cuiabá e Cáceres, numa época em que só se chegava a Corumbá pelo rio, o que fez com que fosse centralizado temporariamente ali o parlamento estadual (nessa época por pouco Corumbá não foi a capital do estado).

As disputas por território entre portugueses e espanhóis estão na origem da cidade cujo primeiro vilarejo surgiu em 1778, com o nome de Vila de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque. Corumbá é conhecida como cidade branca pela cor clara de sua terra, pois está assentada sobre uma formação de calcário, que dá a cor clara as terras locais.

É a segunda cidade mais importante do estado em termos econômicos (depois da capital), a primeira em cultura e a terceira em população, depois de Campo Grande e Dourados. Constitui o mais importante porto do estado de Mato Grosso do Sul e um dos mais importantes portos fluviais do Brasil e do mundo. Existe uma conurbação de Corumbá com mais três cidades: Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro.

Com isso existe uma rede urbana de cerca de 150 000 pessoas, atendida por dois aeroportos: Corumbá e Puerto Suárez. Principal exportador de Mato Grosso do Sul em 2008, o município de Corumbá atingiu a condição de cidade mais dinâmica do Estado e 86ª dentre as 300 mais dinâmicas de todo o País, conforme o Atlas do Mercado Brasileiro 2008.

Segundo o IBGE, Corumbá possui um PIB de pouco mais de R$ 2bi. Com isso, o município ficou em terceiro lugar no estado, logo atrás da capital e Dourados. No Brasil ficou entre os 200 primeiros colocados. A cidade também ficou com o 324º maior potencial de consumo (IPC Target) entre todas as cidades brasileiras. (JDS Turismo)

CHILE PREMIADO

Foto: Divulgação

Na 28° edição do World Travel Awards (WTA), o Chile concorre novamente como “Melhor Destino de Turismo de Aventura”, “Melhor Destino Verde” e “Melhor Destino Romântico”, entre outras categorias onde compete com os principais destinos turísticos da América do Sul. Nas últimas edições do prêmio, o Chile conquistou o primeiro lugar em diversas categorias, e neste ano busca fazer história nesse renomado evento internacional. Nos últimos seis anos, o Chile venceu na categoria de “Melhor Destino de Turismo de Aventura”. O fato se dá pela grande diversidade de paisagens no território chileno.

PAPO COM AGENTE

Na próxima segunda-feira, às 16h, o “Papo com Agente”, projeto da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) e Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), receberá, em live aberta no YouTube (link) e Facebook (link), Guilherme Fussi, gerente comercial de turismo e lazer, e Fabiano Pereira de Oliveria, diretor comercial da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA). A transmissão ao vivo será comandada por Fernando Santos e Marcos Lucas, respectivamente presidentes da Abav-SP e da Aviesp.

NATAL LUZ

Foto: Divulgação

Sustentabilidade, memória afetiva e ludicidade serão algumas das marcas da decoração do 36° Natal Luz de Gramado, que ocorre entre 28 de outubro e 30 de janeiro. O projeto decorativo do evento que terá́ 95 dias de duração foi apresentado pela Gramadotur na tarde desta terça-feira, dia 15, no Hotel Laghetto Siena. Participaram do evento o prefeito Nestor Tissot, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk, o vice-prefeito Luia Barbacovi, e as decoradoras Neka Pante e Aline Herrmann, responsáveis pela concepção do projeto que está́ em fase de cotação para licitação da execução.

PLANO SÃO PAULO

Dando sequência às etapas de desenvolvimento e estruturação do turismo regional para a retomada, de acordo com o Plano São Paulo, o Circuito Litoral Norte está produzindo um guia virtual do Projeto Rotas Turísticas. O programa visa criar rotas temáticas regionais com a essência das cinco cidades integrantes (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) como Roteiros Gastronômicos, de Ecoturismo, Sol e Praia, Culturais, de Surf, Mergulho, Cicloturismo, Bem-Estar, Avistamento de Cetáceos, de Turismo Náutico, Religiosos, de Aventura, entre outros.

BRAZIL TRAVEL MARKET

Foto: Divulgação

Vem aí o BTM – Brazil Travel Market, uma das melhores feiras de turismo do Norte/Nordeste do Brasil que, como todas, tem como objetivo reunir e promover a integração do setor de viagens e turismo, trazendo diversas novidades exclusivas. Este ano, acontecerá a 10ª edição, nos dias 22 e 23 de outubro de 2021, no Centro de Eventos do Ceará em Fortaleza. Entre as novidades deste ano é que, além da categoria Profissionais do Turismo, também criaram a categoria de Compradores Convidados e a categoria de Compradores de Luxury, com lugares bastante limitados.

INSCRIÇÕES FESTURIS

Levando em conta a transformação dos agentes de viagens que tornam-se, cada vez mais, fundamentais para o turismo, desde segunda-feira, estão abertas as inscrições para eles garantirem presença no Festuris 2021. As inscrições estão abertas no link bit.ly/agenteviagemfree. De acordo com Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav) o foco, neste momento, é o resgate da autoestima do profissional. A entidade aponta que, dentre as principais características dos agentes de viagens estão a resiliência e a eficiência, para se adaptar a um novo momento do turismo.

TURISMO NO FRIO

O turismo esportivo na época mais fria do ano encontra sua melhor versão em território argentino. Mesmo os defensores implacáveis ​​do verão compram a experiência da neve. Por quê? Muito fácil: um cenário banhado de branco na Cordilheira dos Andes, pistas de esqui para todos os níveis, centros com gastronomia de luxo e atividades para os mais pequenos. As férias de inverno argentinas são vividas com puro chapéu, luvas e óculos. Porque o sol que bate forte nos picos nevados tem uma dupla função: aquecer um pouco o corpo no meio da neve do inverno e iluminar um espetáculo albino que emociona.

Foto/Destaque: Divulgação

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar