Pesquisar
Close this search box.

Educação Fiscal de Goiás realiza webinário com autor e pesquisador da área tributária​

Hoje, às 19h30, o ciclo 2021 de lives do Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Economia, receberá o palestrante Eugênio Bomtempo, professor, advogado e doutorando em direito pela Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). O tema do webinário será “Educação Fiscal: Inclusiva e Libertária” 

O palestrante, que também é autor do livro “”E-Commerce, Tributação e Cultura”, vai apresentar resultados de suas pesquisas de mestrado e do presente doutorado, que tem a Educação Fiscal como tema. A apresentação será transmitida, pelo Canal do Youtube: “Educação Fiscal – Goiás” (link: https://www.youtube.com/watch?v=8fZsrdQxbW4).

Receita Federal lança novo assistente virtual de imposto de renda

O Assistente Virtual da Receita Federal está disponível nas versões do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’ para celulares e tablets. Se já tiver o aplicativo instalado, basta atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar sua dúvida.

O assistente virtual, que também é conhecido como ChatBot, usa uma inteligência artificial que vai tentar responder diretamente a sua pergunta, ou então vai direcionar você para o menu de assuntos sobre o tema.

O ChatBot da Receita Federal foi criado para responder perguntas sobre preenchimento e entrega da declaração, incluindo as diferenças do imposto de renda 2021 com o imposto de renda do ano passado.

Se você tem alguma dúvida sobre o preenchimento de sua declaração, a nossa dica é buscar primeiro a resposta no nosso novo assistente virtual. Ele pode ajudar de forma rápida e imediata

Você sabia que se os tributos não existissem dificilmente o mundo seria como o conhecemos hoje?

As conquistas da civilização só ocorreram por conta das riquezas acumuladas com a arrecadação de impostos cobrados por reis, imperadores, presidentes e outros líderes. 

Mesmo em épocas que os tributos não eram convertidos em políticas públicas e não beneficiavam diretamente as pessoas, os dirigentes construíram estradas, muralhas, castelos, financiaram grandes exércitos, promoveram explorações em busca de riquezas, desenvolveram tecnologias e todas essas ações propiciaram conquistas e evoluíram com a criação das primeiras grandes sociedades.

Sem os tributos certamente hoje não teríamos o Estado promovendo saúde, educação, segurança e outros serviços públicos para a população em geral. 

A democracia, direitos fundamentais, conhecimentos tecnológicos, não avançariam e talvez ainda fossemos várias tribos isoladas onde cada uma estaria buscando benefícios próprios.

Não devemos reclamar da existência dos tributos, mas sim da forma como eles são cobrados e como e onde são aplicados.

Projeto Educação Fiscal em Debate: Racismo Institucional

O Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro convida todos para participarem de mais uma edição do projeto Educação Fiscal em Debate que no dia 26/05 discutirá o tema Racismo Institucional.

Para falar sobre Racismo Institucional, os convidados serão o presidente do conselho deliberativo do fundo BAOBÁ para equidade racial, Giovanni Harvey, e a professora Carla Lopes, que é coordenadora do programa de reflexões e debates para a consciência negra.

O evento será transmitido pelo canal da Escola Fazendária no Youtube (http://www.youtube.com/c/EFAZRJ), e terá início às 14 horas do dia 26 de maio de 2021.

Para certificação de atividades complementares e, também, receber notificações a respeito do evento, inscreva-se: https://cutt.ly/IbC8wlR 

Vem aí mais uma edição do INOVA NFC-e

Com o tema “Inovações Fiscais para um mundo em transformação”, o 6º Inova NFC-e com o 1º Fórum DF-e Transportes, será realizado na versão 100% Digital no dia 28 de junho de 2021 trazendo muito conteúdo qualificado sobre o universo de soluções fiscais e cases de inovações tecnológicas para o varejo.

Confira o regulamento e inscreva sua empresa no case do Inova NFC-e / DF-e: https://inovanfce.wordpress.com/

 

CIDADANIA

Cidadania é um dever

do povo.

Só é cidadão

quem conquista o seu lugar

na perseverante luta

do sonho de uma nação.

É também obrigação:

a de ajudar a construir

a claridão na consciência

de quem merece o poder.

Força gloriosa que faz

um homem ser para outro homem,

caminho do mesmo chão,

luz solidária e canção.

Thiago de Mello – Poeta amazonense

Foto/Destaque: Divulgação

Augusto Bernardo

é auditor fiscal de tributos estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas e educador. Foi um dos fundadores do Programa Nacional de Educação Tributária (atualmente nomeado de Educação Fiscal).
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar