E mais uma vez, pelo 19º ano consecutivo, a edição especial do Jornal do Commercio comemorando o aniversário de Manaus foi um sucesso. As vendas aconteceram nas bancas da cidade e vendedores avulsos se posicionaram estrategicamente nas esquinas mais movimentadas procurando atender aos leitores fiéis que todos os anos aguardam ansiosamente pela edição. Engana-se quem fala que as pessoas não lêem mais jornal. Jornal com conteúdo vende. Prova maior é a edição especial do JC que tem a tiragem completamente esgotada, ano após ano, e não dá para quem quer.
“Quando idealizei essa edição especial, em 2004, nas comemorações dos 100 anos do Jornal do Commercio, não imaginei que se tornaria tão longeva e faria tanto sucesso. Todos os anos a equipe do Jornal do Commercio trabalha com muito empenho para que a edição nunca perca a qualidade e acho que temos conseguido, pois sempre recebemos muitos elogios e parabenizações tanto de leitores quanto de anunciantes pelo resultado final. Falando em anunciantes, quero parabenizá-los por acreditarem nesse projeto. Mesmo com a economia do país não estando muito bem, pudemos contar com mais de 100 anunciantes, a maioria, parceiros de todos os anos”, comemorou Adalberto Santos, diretor comercial do JC.
“Posso adiantar que, enquanto houver leitores interessados em conhecer a história de nossa cidade e de seus bairros e moradores, continuaremos a comemorar o aniversário de Manaus com a famosa caixinha, que dá como brinde uma camisa, um copo, uma caneta, apenas alguns agrados, além do jornal”, disse.
Como uma linha de produção
“É um trabalho gratificante. No meu caso já é o décimo ano que participo, então a dinâmica fica fácil. Um trabalho em equipe. Trabalhei de quarta-feira, 18, a sábado, 21, e não revisei sozinha. Tive a ajuda da também revisora Jesua Maia, que ficou com a gente até o fechamento. Eu gosto muito desse período da edição especial. A equipe fica mais unida à medida que vai se aproximando o dia de finalizar a edição. Todos se preocupam com todos. É maravilhoso”, falou a revisora Bia Santos.
“Esse ano foi uma edição que não teve muito perrengue. Correu tudo legal. Claro, tem sempre aqueles ajustes, mas foi tranquilo. Até o nosso amigo Marivaldo, que teve problemas de saúde, trabalhou na edição mostrando que está recuperado, o que nos animou ainda mais”, completou.
Como nos anos anteriores, os trabalhos para a edição especial iniciaram em julho, três meses antes do dia 24 de outubro e encerraram no sábado, 21, depois de os textos terem sido revisados e as páginas editadas. No dia 22, domingo, o jornal foi ‘rodado’, e na segunda-feira, 23, organizada a distribuição.
“Assim como nas outras edições, foi um trabalho bem puxado, sempre com atenção e cuidados redobrados. Não podemos abrir margens para erros. Trabalhamos como numa linha de produção”, revelou o diagramador Denis Ferreira.
Posso adiantar que, enquanto houver leitores interessados em conhecer a história de nossa cidade e de seus bairros e moradores, continuaremos a comemorar o aniversário de Manaus com a famosa caixinha
Adalberto Santos, diretor comercial do JC
“O editor libera o material, depois o diagramador monta a página com esse material e repassa para a revisão. Em seguida os revisores devolvem para a diagramação, que finaliza exportando tudo para a impressão e para o site do jornal. Fomos uma equipe de quatro diagramadores, dois revisores e quatro editores. Começamos o trabalho na madrugada de quarta-feira, 18, e finalizamos na madrugada de sábado, 21, das 7h às 4h da madrugada”, detalhou.
Tem mais nos 120 anos
Há quatro anos o diretor de arte na publicidade, Dan Ilustrador, é o responsável pela arte das caixinhas.
“A inspiração para a arte das caixinhas vem do ambiente que nos cerca. Eu sempre gostei de imaginar mundos e as ilustrações do Jornal do Commercio me possibilitam isso devido à grande quantidade de elementos que circulam em torno de um mesmo tema: Manaus”, informou Dan.
“Somos parceiros há uns 15 anos do Jornal do Commercio. Sempre é um grande prazer produzir essas embalagens, que chegam a tantas pessoas, para que sintam o quanto é importante valorizarmos a nossa terra, com tantas informações que vêm nesse jornal impresso”, afirmou Regia Moreira Leite, diretora da Impram e conselheira da Cieam.
“Mais um ano fechamos o trabalho com chave de ouro. A equipe JC se empenha ao máximo para que a edição sobre o aniversário de Manaus esteja a altura dessa data tão especial para o manauara. É um presente que damos para a cidade e seus moradores, e um presente que, tenho certeza, deixa satisfeito quem o recebe. A título de informação: daqui a dois meses, em 2 de janeiro, o Jornal do Commercio irá completar 120 anos e os leitores podem aguardar uma edição super especial”, concluiu Fred Novaes, diretor de redação.
Este ano mais de 250 pessoas foram entrevistadas nos 63 bairros de Manaus. No dia 24, mais de 20 bancas de jornais e mais de 200 vendedores avulsos venderam o jornal por toda a cidade.
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