Edição 2009 da Feira Internacional da Amazônia é divulgada na sede da Fiesp

A Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) divulga hoje, às 17h, a quinta edição da Fiam (Feira Internacional da Amazônia), na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O evento é reconhecido como a maior vitrine de negócios da região e acontece de 25 a 28 de novembro, em Manaus. A solenidade de lançamento ocorrerá no Salão Nobre da Fiesp, Avenida Paulista, 1313, 16º andar, e contará com a presença do secretário-executivo do titular do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Ivan Ramalho, do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, do presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Antonio Silva, e empresários interessados em conhecer as potencialidades econômicas da região. No dia 14, a autarquia promove a feira em Brasília.
A Fiam traz na edição deste ano uma ampla programação, entre exposição de produtos e serviços, pavilhão de produtos regionais, jornada de seminários sobre temas estratégicos, encontros e rodadas de negócios e de turismo, salão de negócios voltado ao desenvolvimento sustentável, visitas técnicas a empresas do PIM (Polo Industrial de Manaus) e lançamentos de produtos. Entre os visitantes, destacam-se potenciais investidores, representantes de instituições ou órgãos governamentais, operadores de turismo, parceiros na área científica e tecnológica, operadores de logística e mídia especializada, entre outros. De acordo com a superintendente da Suframa, Flávia Grosso, a autarquia tem promovido a feira para atrair negócios para a região em diversas oportunidades, tanto no Brasil como no exterior. “A Fiam já é considerada a maior vitrine dos produtos e serviços da região e está incluída no calendário de feiras e exposições do Governo Federal”, afirmou.
Este é o segundo ano consecutivo em que o evento é lançado na sede da Fiesp. Em 2008, a divulgação ocorreu em 26 de maio, durante reunião da diretoria, com aproximadamente 500 pessoas, entre empresários convidados, diretores da Fiesp, presidentes e delegados de sindicatos e das diretorias e conselhos do Ciesp (Centro da Indústria de São Paulo), que integram o sistema Fiesp. A importância de divulgar a feira em São Paulo é destacada por Flávia Grosso em função da complementaridade econômica entre o PIM e o Sudeste do país, uma vez que as empresas do polo adquirem a maior parte de seus insumos nacionais (US$ 7,9 bilhões, em 2008) desta região, especialmente de São Paulo. Por seu lado, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ressaltou a relevância de se conhecer e divulgar as potencialidades regionais. “Todos devem trabalhar juntos em favor do desenvolvimento da Amazônia”, salientou o dirigente.
A Fiam é promovida pelo Mdic, por meio da Suframa e visa promover o potencial econômico da região, incluindo produtos industrializados e regionais que utilizam matéria-prima da biodiversidade amazônica, bem como os atrativos turísticos, visando ao desenvolvimento sustentável local, além de estimular o intercâmbio científico e tecnológico.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email