Pesquisar
Close this search box.

Direita desunida no Amazonas

Bastou que o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) pregasse a união da direita no Amazonas para que movimentos deste espectro político viessem a público condená-lo, taxando-o como traidor e atrelando-o ao senador Omar Aziz (PSD), hoje um opositor ferrenho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na eleição para a Prefeitura de Manaus nada menos que quatro candidatos que se identificam com esta corrente política disputaram a eleição – o próprio Neto; Coronel Menezes (Patriota); Romero Reis (Novo) e Chico Preto (então no DC, hoje sem partido). Nenhum deles chegou sequer perto de disputar o segundo turno e os dois últimos ficaram entre os últimos colocados. Menezes foi o quinto colocado e o mais votado entre eles. O parlamentar sequer conseguiu repetir a votação que teve para deputado federal em 2018 na capital. Ocorre que nenhum deles abre mão de um certo protagonismo, o que prejudica qualquer tentativa de união. O mesmo ocorreu com a esquerda na era Lula.

RETORNO

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11) retornará com o atendimento presencial a partir do dia 2 de agosto de 2021, conforme Ato Conjunto nº 14/2021 da Presidência e da Corregedoria Regional, que dispõe sobre retorno progressivo às atividades presenciais. O Núcleo de Distribuição, localizado no 2º andar do Fórum Trabalhista de Manaus, que oferece o serviço de tomada de reclamatória trabalhista, atenderá os trabalhadores de forma presencial de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14h30 a partir da data citada, desde que seja feito um agendamento prévio no site do portal TRT11.

ESTRATÉGICO

Os diretores-presidentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazona e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana tiveram um encontro de planejamento e alinhamento das ações integradas entre os órgãos. Foram tratados assuntos estratégicos nas áreas operacionais e administrativas, como por exemplo, dar mais agilidade ao repasse dos pagamentos das multas aplicadas pelo município, que são recebidas pelo órgão estadual de trânsito.

MUSEU DO PORTO

“Tudo que eu contar daqui por diante será como testemunha de vista de um tão novo e nunca visto descobrimento”. O trecho é parte do relato do frei Gaspar de Carvajal sobre a viagem de Francisco de Orellana em toda a extensão do rio Amazonas, escrito em 1541. Esse relato faz parte da história que permanece viva entre as águas dos rios que banham a capital amazonense e seu povo. E ele fará parte da conexão entre passado e futuro que se desenha para um dos projetos do “Nosso Centro”, da Prefeitura de Manaus, para requalificação do Museu do Porto, fechado há mais de 20 anos. 

LICENCIAMENTO

Para transformar Manaus numa cidade global, interessante para grandes, médios e pequenos investidores, o planejamento urbanístico atua em ações para fomentar ambiente próspero e facilitador para implantação de negócios, tendo reflexo diretamente nos números dos 200 dias de gestão na Prefeitura de Manaus. Um dos reflexos é no licenciamento urbano, via Instituto Municipal de Planejamento, que no primeiro semestre deste ano conseguiu apresentar variação positiva em maior quantidade de análise de projetos, mais alvarás de construção emitidos e novas certidões de Habite-se.

COMBATE AO AEDS

A partir dos resultados do 1º diagnóstico de infestação do mosquito Aedes aegypti – LIRAa, realizado em Manaus no período de 14 a 28 de junho deste ano, nos quatro distritos de saúde da área urbana, a Prefeitura de Manaus definirá ações de intensificação direcionadas para controle do vetor nas áreas de maior vulnerabilidade apontadas pelo levantamento. A programação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, será desenvolvida com apoio de secretarias municipais e de outras instituições públicas e privadas, e pretende envolver as comunidades no enfrentamento ao mosquito, que é transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.

MUITO LIXO

Somente ontem a Prefeitura de Manaus retirou mais de 20 toneladas de resíduos do igarapé do Mindu, no trecho próximo à avenida São Jorge, no bairro de mesmo nome, zona Centro-Oeste.  Os serviços de limpeza das orlas e igarapés de Manaus são uma ação constante realizada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana, e somente neste ano já resultou no recolhimento de aproximadamente 5 mil toneladas de lixo.

HIDRÔMETROS

A Prefeitura de Manaus, por meio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) assinaram ontem um acordo de cooperação técnica com a Águas de Manaus, que tem como objetivo dar maior transparência nas verificações dos hidrômetros.

APLAUSOS

O salão de espetáculos do Teatro Amazonas voltou a ser preenchido de aplausos com a apresentação da Orquestra de Violões do Amazonas, na noite de terça-feira (20). O patrimônio histórico, que estava com atividades apenas no formato on-line, voltou a receber a população em apresentações artísticas, com a adoção de protocolos de combate à Covid-19, como limitação da capacidade da casa em 50%, uso obrigatório de máscara e agendamento prévio pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

FRASES

“É preciso unir a direita no Amazonas.” Capitão Alberto Neto (Republicanos), deputado federal

“Cale-se!.” Expressão usada por movimentos de direita para responder ao Capitão Alberto Neto, acusando-se de ser traidor da direita

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar