Carlos Almeida, uma ameaça

O vice-governador Carlos Almeida (PSDB) tornou-se uma ameaça real à estabilidade do governo de Wilson Lima (PSC). Até aqui ele estava quieto, mesmo rompido desde maio do ano passado. Mas ontem decidiu aproveitar a viagem do titular a Brasília e, na sua interinidade, demitiu o secretário de Segurança, Louismar Bonates, acusando-o de envolvimento com o crime. Nomeou para o cargo o comissário de Polícia Mário Jumbo Aufiero. O ato não vingou porque a chefia da Casa Civil o identificou a tempo e impediu a publicação no Diário Oficial do Estado. Ainda assim, serviu para mostrar que o tucano saiu da inércia e vai querer incomodar bastante de agora em diante. O episódio ligou o sinal de alerta e deve impedir novas viagens do governador para fora do Amazonas, o que não deixa de ser ruim, uma vez que a presença dele em algumas negociações e solenidades por vezes é essencial para a governabilidade. Nos bastidores, os dois travam uma batalha jurídica pelo poder, com desdobramentos na capital federal.

PESQUISAS

Vários partidos políticos estão levando a efeito pesquisas de consumo interno para saber a intenção de votos dos amazonenses para as eleições de 2022. Os primeiros dados começam a ser coletados e colocam em evidência a figura do ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), que aparece bem tanto para o Governo quanto para o Senado. Detalhe: desta vez os pesquisadores estão saindo de Manaus e indo aos principais municípios do interior.

HABITAÇÃO

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), acompanhou ontem a vistoria aos apartamentos dos futuros moradores do conjunto Cidadão Manauara 2, etapa B, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, e reafirmou a meta de construir cinco mil moradias durante a gestão, em parceria com o governo federal. 

MENOS MAL

Os registros de roubos a ônibus do transporte coletivo, em Manaus, apresentaram queda pelo segundo mês consecutivo. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, de janeiro até maio, as ocorrências deste tipo de crime tiveram redução de 8% na comparação com igual período do ano passado. É o menor número de casos dos últimos três anos.

SEM PRAGA

adaf
Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas concluiu investigação sobre suspeita de ocorrência da praga Greening – Huanglongbing em plantas de citros de Manaus, Apuí, Iranduba e Rio Preto da Eva. A análise das amostras coletadas apontou resultados não detectáveis para a praga, confirmando o trabalho da agência na proteção do patrimônio vegetal através do controle de trânsito de vegetais e suas partes e dos levantamentos fitossanitários.

AEROPORTOS

O governador Wilson Lima anunciou parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária que resultará na modernização de 13 aeródromos no interior do Amazonas. O Protocolo de Intenções do Projeto Aero Amazonas foi assinado pelo governador do Amazonas e o presidente da Infraero, brigadeiro Paes de Barros, ontem, em Brasília (DF).

PRODUÇÃO

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas encerrou a Oficina de Planejamento Estratégico com definições iniciais de ações direcionadas às cadeias produtivas do pirarucu manejado e mandioca para produção de farinha. As atividades estão entre as principais desenvolvidas na mesorregião do Médio Solimões, que abrange os municípios de Tefé, Uarini, Alvarães, Maraã, Fonte Boa e Jutaí, todos participantes do evento.

HÁ VAGAS

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas abriu credenciamento para novos leiloeiros oficiais. Os detalhes sobre quem pode concorrer e quais documentos necessários para o credenciamento estão disponíveis na Portaria nº 03 do órgão, publicada no site www.detran.am.gov.br, na aba “Publicações”, e após, “Portaria Normativa”. No site do Detran, os interessados também vão encontrar o edital e o projeto-básico do chamamento para o credenciamento dos novos leiloeiros.

AFOGADOS

afogamento
Foto: Carlos Soares / SSP-AM

O Amazonas registrou 49 mortes por afogamento no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Até junho, o número de óbitos ocasionados por acidentes com água cresceu 11%. Somente em Manaus, 22 pessoas perderam a vida por causa de acidentes em balneários, rios e piscinas particulares. Conforme os indicadores da SSP-AM, a maioria das vítimas fatais é do sexo masculino, com idades entre 11 e 35 anos. No interior, ainda segundo os dados estatísticos, a maior parte das vítimas de afogamento está na faixa etária de 35 a 64 anos.

FRASES

mercosul

“Eu sou do Centrão.” Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República

“Independente de motivos políticos, ideológicos ou religiosos, ouça seu médico quando se trata de saúde e venha se vacinar.” David Almeida (Avante), prefeito de Manaus

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email