Pesquisar
Close this search box.

Devagar, os números vão diminuindo

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas diagnosticou 1.420 novos casos de Covid-19 ontem. Ainda é um número alto, mas indica que aos poucos os números vão diminuindo, para alívio das unidades de saúde. Foram confirmados 86 óbitos por Covid-19, sendo 30 ocorridos na véspera e 56 encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial. Há mais de uma semana este último dado caiu abaixo de 100. Ainda, assim, nada menos que 35.325 pessoas com diagnóstico da doença estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, tratando em casa, o que corresponde a 11,31% dos casos confirmados ativos. Entre os casos confirmados, há 1.206 pacientes internados, sendo 702 em leitos (157 na rede privada e 545 na rede pública), 481 em UTI (153 na rede privada e 328 na rede pública) e 23 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

REBANHO

Após pedido do Ministério Público Federal, a Justiça Federal determinou, em decisões liminares, que dois proprietários de áreas embargadas no Projeto de Assentamento Juma, em Apuí (a 453 quilômetros de Manaus), retirem todo o rebanho bovino das propriedades no prazo de 30 dias, sob pena de multa de R$ 10 mil por cabeça de gado mantida ou movimentada do imóvel irregularmente. As áreas foram embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em 2014 por desmatamento ilegal.

CORREGEDORA

Procuradores de Justiça elegeram ontem a nova corregedora-geral do Ministério Público do Amazonas, de maneira virtual com o sistema Votus, ferramenta desenvolvida pelo MP do Distrito Federal e Territórios. Votaram os 20 procuradores de Justiça. A procuradora Sílvia Abdala Tuma foi a única candidata inscrita. O mandato é de dois anos.

AUTOMAÇÃO

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas recebeu neste mês um total de 250 novos processos. Todos eles já estão tramitando no novo sistema de automação do órgão, o PJeCOR (Processo Judicial Eletrônico das Corregedorias), implementado no Amazonas na última quinzena de janeiro.

PRESENCIAL

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas, Grace Benayon, encaminhou nesta semana ofício aos presidentes dos Tribunais de Justiça do Amazonas, ao Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região e ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região requerendo a apresentação de um Plano de Retomada das atividades jurisdicionais presenciais para 2021.

UM ANO

No Amazonas, os trabalhos presenciais da Justiça foram suspensos ainda no ano passado em decorrência do avanço da Covid-19. As audiências passaram a ser realizadas de forma on-line, no entanto, a Ordem avalia que o procedimento para o momento foi importante, no entanto, não tem assegurado a celeridade necessária à tramitação e execução das causas, visto que somente as audiências de conciliação estão ocorrendo remotamente.

BOA NOVA

saúde
Foto: Djalma Junior/Secom

A Secretaria de Estado de Saúde segue trabalhando para atender com agilidade toda a demanda de cirurgias eletivas e de urgência das unidades de saúde, diariamente, mesmo durante a pandemia. Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, foram realizadas cerca de 20 mil cirurgias em toda a rede estadual na capital.

REQUISIÇÃO

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Italo Fioravanti Sabo Mendes, derrubou a decisão da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas que suspendeu a requisição de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva, para pacientes com Covid-19, de um hospital privado de Manaus. A Secretaria de Estado de Saúde expediu notificação, extrajudicial, de requisição administrativa de leitos de 12 hospitais privados da capital. 

DESTAQUE

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, Valdenor Cardoso, foi eleito vice-presidente da Região Norte do Conselho Diretor da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural para o biênio 2021/2023. A Asbraer é uma parceria importante na construção de políticas públicas no âmbito federal e no fortalecimento do desenvolvimento rural sustentável em todo o país.

FRASES

“A participação da iniciativa privada vai acelerar imunização contra a covid-19.” Eduardo Braga (MDB), senador

pazuello

“Vivemos uma nova etapa da pandemia. ” Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, prevendo o agravamento da situação no país inteiro

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar