Pesquisar
Close this search box.

Paulo Guedes e as bicicletas

Em reunião com a bancada do Amazonas, em Brasília, o ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou que desconhece os prejuízos gerados à Zona Franca de Manaus com a decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de reduzir o imposto de importação de bicicletas de 35% para 20% de forma gradual até o fim deste ano. Ele declarou ainda que não estava bem familiarizado com assunto e pediu 24 horas para analisar a questão. Os parlamentares do Amazonas saíram do encontro convictos de que presidente anda tomando decisões à revelia de seu principal auxiliar, o que confirmaria os rumores de que o ministro está passando por um processo de fritura. Para não arriscar, deputados e senadores decidiram apresentar Projeto de Resolução Legislativa para barrar o decreto presidencial. Entendem que podem ter o apoio de outros Estados que abrigam fábricas de bicicletas. Para eles, o melhor seria que o Governo Federal tirasse o imposto dos insumos, não dos veículos prontos.

VIRA-LATA

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Roberto Cidade (PV), retirou de pauta o Projeto de Lei de autoria da deputada Joana Darc (PL), que cria o “Dia do animal sem raça definida”. Isso depois que os deputados presentes à sessão de ontem passaram um bom tempo ironizando e fazendo piada com o assunto.

DESMOBILIZANDO

a Polícia Militar do Amazonas desmobilizou um foco de reocupação irregular da antiga invasão Monte Horebe, na zona norte de Manaus, na manhã de ontem. A informação é de que infratores ligados a uma facção criminosa estão tentando lotear a área. Diversos lotes já estavam demarcados.

vacina
Foto: Lucas Silva/Secom

O Governo do Amazonas recebeu, ontem, o quantitativo de duas mil doses de vacina contra a Covid-19 do tipo AstraZeneca, do Ministério da Saúde. A remessa dos imunizantes, importados da Índia, é a primeira entregue ao estado, das 78 mil doses previstas para atender a população nessa quinta fase de distribuição nacional.

COVEIROS

Agentes funerários, auxiliares de agentes funerários e agentes de inumação (coveiros) que atuam na capital começaram a ser vacinados pela Prefeitura de Manaus ontem. Esses profissionais estão na ponta da cadeia sanitária e integram o grupo de trabalhadores da saúde descritos como funcionários do sistema funerário em contato com cadáveres potencialmente contaminados, conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. 

RECUPERAÇÃO

Os primeiros resultados do projeto piloto “Reabilitação pós-Covid-19” apontam que os pacientes podem ter uma melhora condição motora e funcional no Sistema Único de Saúde. Após três visitas e dois encontros virtuais em cinco hospitais do SUS, localizados nas cinco regiões do país, chegou-se a um resultado no aumento de 26% na evolução dos pacientes em relação a independência motora e funcional. 

FRENTE

O vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PL) anunciou hoje, ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em reunião com governadores e parlamentares da Amazônia, a oficialização da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pavimentação da BR-319. Na ocasião, Ramos também assinou contrato para obras nos aeroportos de Itacoatiara, Maués e Fonte Boa.  

PAVIMENTAÇÃO

br-319
Foto: Divulgação

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse, durante reunião em Brasília (DF), com a participação do governador Wilson Lima, que a pavimentação dos primeiros 52 quilômetros da BR-319 iniciará no segundo semestre de 2021. O projeto para obras em outros 405 quilômetros, conhecidos como o trecho do meião, está na fase de licenciamento ambiental.

VAGA ABERTA

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, publicou Edital tornando pública a existência de uma vaga para o cargo de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, para a classe dos magistrados (desembargador), em decorrência do falecimento do desembargador Aristóteles Lima Thury, por complicações da Covid-19.

FRASES

empresas

“Com a pandemia da Covid-19, ficou muito mais evidente a necessidade de termos essa ligação rodoviária com outras regiões do país.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, em reunião sobre a BR-319

“Continuamos a atuação para tentar conter o desmatamento e as queimadas, que foram bastante proeminentes, no ano passado. ” Eduardo Taveira, secretário de Estado do Meio Ambiente

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar