Pesquisar
Close this search box.

Desemprego fica estável em sete regiões

As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese, na Região Metropolitana de São Paulo, mostram que a taxa de desemprego total permaneceu relativamente estável, ao passar de 11,1%, em março, para os atuais 11,2%. Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto (9,1%) não variou e a de desemprego oculto passou de 2,0% para 2,1%.
Em abril, o contingente de desempregados foi estimado em 1.218 mil pessoas, ligeiramente maior (10 mil a mais) do que no mês anterior. Tal comportamento decorreu da relativa estabilidade da População Economicamente Ativa – PEA (-0,1%, ou menos 6 mil pessoas na força de trabalho da região) e do nível de ocupação (-0,2%, ou menos 16 mil postos de trabalho).
No mês em análise, o nível de ocupação manteve-se relativamente estável (-0,2%) e o contingente de ocupados foi estimado em 9.655 mil pessoas. Este resultado deveu-se à redução do número de ocupados nos Serviços (-1,3%, ou eliminação de 67 mil postos de trabalho) e à relativa estabilidade na Indústria (-0,2%, ou -3 mil), praticamente compensadas pelo crescimento no agregado Outros Setores (3,7%, ou ampliação de 47 mil postos de trabalho) e no Comércio (0,5%, ou 7 mil).
Entre fevereiro e março de 2012, diminuíram os rendimentos médios reais de ocupados (-1,1%) e de assalariados (-0,9%), os quais passaram a equivaler a R$ 1.573 e R$ 1.621, respectivamente.
No conjunto das sete regiões onde a pesquisa é realizada (Distrito Federal e Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo), em abril, o total de desempregados foi estimado em 2.428 mil pessoas, 5 mil a mais do que no mês anterior. A taxa de desemprego total permaneceu estável em 10,8%. Segundo suas componentes, também não variaram as taxas de desemprego aberto (8,4%) e oculto (2,5%).
A taxa de desemprego total reduziu-se em Belo Horizonte e Recife e permaneceu relativamente estável nas demais regiões onde a pesquisa é realizada.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar