Pesquisar
Close this search box.

Demanda de empresas por crédito encolhe 4,4% em 2009, aponta Serasa

A demanda das empresas por crédito caiu 4,4% em 2009, na comparação com o ano anterior, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado ontem. O declínio foi mais forte no primeiro semestre – recuo de 6,7% em relação ao primeiro semestre de 2008 -, devido aos efeitos da crise global.
No segundo semestre, mesmo com a recuperação da economia brasileira, a demanda das empresas por crédito recuou 2,1% ante o mesmo período de 2008, segundo a Serasa.
Em dezembro, a procura das empresas por crédito recuou 6,7% na comparação com o mês anterior, principalmente devido a fatores sazonais. Já na comparação com dezembro de 2008, houve elevação de 5%, segunda variação anual positiva consecutiva nessa leitura.
O dado reflete “o processo de normalização do crédito às empresas”, que teve início tardio, ao contrário do que ocorreu com crédito ao consumidor, que já registrava altas anuais positivas desde o início do segundo semestre de 2009, avalia a Serasa.
“O fechamento do mercado de capitais e do mercado externo às captações, sobretudo durante o primeiro semestre de 2009, fez com que as grandes empresas recorressem ao mercado bancário doméstico como principal fonte de financiamento, seja para capital de giro quanto para investimento”, disse a Serasa, por meio de comunicado. “Contudo, dados o aumento da aversão ao risco e a escassez de recursos, este movimento deslocou e dificultou o acesso das empresas de menor porte ao crédito, situação que somente começou a se reverter no último trimestre do ano passado”, ressaltou.

Segmento industrial puxa números para baixo

A maior queda na procura das empresas por crédito em 2009 ocorreu no setor industrial (queda de 5,4% ante 2008). A maior exposição deste setor ao mercado externo foi o que mais influenciou o resultado, diz a pesquisa.
Os setores de comércio e serviços, menos expostos aos movimentos do cenário internacional, tiveram quedas menos intensas – de 4,6% e 4,2% respectivamente.
As regiões Sul e Centro-Oeste tiveram as maiores quedas em termos da procura de suas empresas por crédito – de 6,9% e 4,8% respectivamente. Na região Sudeste, a queda no ano passado foi de 4,8%. Já as regiões Norte e Nordeste apontaram em 2009 as menores quedas na procura de suas empresas por crédito – de 0,7% e 1,5% respectivamente.
Somente as grandes empresas registraram elevação na procura por crédito em 2009 (5,2%). Tanto as médias quanto as micros e pequenas empresas tiveram queda na procura por crédito no ano passado – de 4,8% e 4,5% respectivamente.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar