Pesquisar
Close this search box.

Daniel Nascimento lança livros sobre conscientização ambiental

Dia após dia o meio ambiente cada vez mais clama por socorro. O homem parece não querer perceber que, ao destruir a natureza, ele se destrói. A natureza continuará a existir sem a sua presença. Por isso vale a pena ler os livros ‘Meio ambiente e suas tecnologias’ e ‘Educação ambiental – roteiros metodológicos’, ambos organizados pelo professor doutor Daniel Nascimento e Silva, que serão lançados na sexta-feira (13), às 19h30, no auditório do Campus Manaus Distrito Industrial, do Instituto Federal do Amazonas. ‘Educação ambiental – roteiros metodológicos’ também teve a participação dos professores doutores José Cavalcante Lacerda Júnior e Ana Lúcia Soares Machado, na organização.

“O objetivo principal de produzir esses dois livros foi retribuir à sociedade amazonense uma parte do investimento feito na formação dos novos especialistas em Meio Ambiente e Suas Tecnologias. Esse curso é oferecido pelo Ifam (Instituto Federal do Amazonas), Campus Manaus Distrito Industrial, com o intuito de formar profissionais de alto nível e a característica marcante de gerar tecnologias adequadas para a solução de problemas ambientais específicos”, explicou Daniel.

Enquanto os outros cursos sobre meio ambiente são de cunho informativo e normativo, o curso do Ifam é inventivo, ou seja, aqueles formam pela informação e aplicação de técnicas, enquanto este forma através da invenção de soluções específicas para os problemas. Os livros colocam à disposição da sociedade amazonense, conhecimentos e técnicas geradas pelos alunos e professores do curso de especialização em Meio Ambiente e Suas Tecnologias.

“Mais três livros serão organizados e publicados brevemente”, adiantou o professor.

Um pouco sobre

O livro ‘Meio ambiente e suas tecnologias’ mostra alguns dos principais desafios ambientais contemporâneos (energia solar, água potável e segurança alimentar) sob o ponto de vista da ciência, naquilo que a ciência tem de mais recente. A finalidade desse trabalho é deixar os leitores atualizados a respeito dos limites do conhecimento científico sobre esses fenômenos, ao mesmo tempo em que mostra algumas de suas aplicações no dia a dia como, por exemplo, quais são as modalidades de energia solar e como a luz do Sol se transforma em energia que faz funcionar geladeiras e outros equipamentos domésticos e industriais. O livro destaca as tecnologias já disponíveis que podem elevar em muito a sustentabilidade ambiental, se elas fizerem parte do cotidiano das pessoas. Foi redigido pelos alunos da disciplina Metodologia Científico-Tecnológica acompanhados por Daniel Nascimento.

Alunos, agora especialistas em Meio Ambiente e Suas Tecnologias, ajudaram a escrever os livros – Foto: Divulgação

‘Educação ambiental – roteiros metodológicos’ lista exemplos de como ensinar as temáticas ambientais para alunos do ensino fundamental e médio. São roteiros que podem ser adaptados para quaisquer situações e instituição escolar, principalmente na Amazônia, que é um verdadeiro laboratório a céu aberto. Cada roteiro tem uma contextualização, seguida de uma breve fundamentação teórica, com a síntese da metodologia utilizada para a sua construção. Depois os roteiros são apresentados, passo a passo, de uma forma que permita a professores de diferentes disciplinas e séries do ensino fundamental e médio adaptá-los para as realidades de seus alunos e de suas comunidades. Este livro também foi redigido pelos alunos desta feita durante a disciplina Educação Ambiental, coordenados por Ana Lúcia, e tendo os textos sido aprimorados por José Cavalcante e Daniel Nascimento.

Para quem são indicados

“O livro ‘Meio ambiente…’ apresenta uma linguagem altamente técnica e científica. Por essa razão os seus públicos-alvos são pesquisadores, cientistas, especialistas, profissionais de alto nível e estudantes de graduação e pós-graduação vinculados às áreas de meio ambiente, engenharias, gestão e educação. Já ‘Educação ambiental…’ tem uma linguagem passível de ser compreendida por qualquer público que tenha um razoável domínio formal da língua portuguesa. Como seu objetivo é que os roteiros ali constantes sejam adaptados para o estudo das questões ambientais pelos alunos do ensino fundamental e médio, a linguagem é bastante acessível”, informou Daniel.

A versão impressa de ambos os livros foi feita sob encomenda para o lançamento, porém, os dois trabalhos têm versão digital, disponíveis gratuitamente no Repositório Institucional do Ifam, nos seguintes endereços eletrônicos:

‘Meio ambiente…’: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/557

‘Educação ambiental…’: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/556

Serviço

O que? Lançamento dos livros ‘Meio ambiente e suas tecnologias’ e ‘Educação ambiental – roteiros metodológicos’

Onde? Auditório do Campus Manaus Distrito Industrial, do Instituto Federal do Amazonas, av. Governador Danilo de Matos Areosa, 1731, Distrito Industrial

Quando? Sexta-feira (13), às 19h30, simultaneamente com a formatura da primeira turma de especialistas em Meio Ambiente e Suas Tecnologias

Informações: 9 9166-9984

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar