Cresce venda de títulos públicos as pessoas físicas

A venda de títulos públicos a pessoas físicas pela internet atingiu R$ 150,5 milhões em maio, melhor resultado para o mês desde o início do Programa Tesouro Direto, em 2002.
Segundo balanço divulgado pelo Tesouro Nacional, o investimento nos papéis do governo cresceu 55% em relação a maio do ano passado e 14,3% na comparação com abril.
Os títulos mais procurados foram os corrigidos pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
Esses papéis concentraram 52 6% das vendas no mês passado. Com 38,5% de participação, os papéis prefixados, cujo rendimento é definido com antecedência, ficaram em segundo lugar, seguidos pelos títulos atrelados Selic, que registraram participação de 9%.
O total de investidores cadastrados também bateu recorde, encerrando maio em 158.578, com 12.639 novas adesões em 2009. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 33,6%.
A preferência pelo Tesouro Direto é para os pequenos aplicadores. Segundo o Tesouro, 62,4% das vendas se concentraram na faixa de até R$ 5 mil.
Criado em janeiro de 2002 com a intenção de popularizar a aplicação em papéis do governo, o Tesouro Direto permite que pessoas físicas adquiram títulos públicos diretamente por meio da internet.
A compra é feita sem intermediários, mas o aplicador deve pagar taxa a uma corretora que ficará com a custódia dos títulos.
Os títulos são papéis que o Tesouro oferece para pegar dinheiro dos investidores e honrar os compromissos.
Em troca, o governo compromete-se a devolver o valor, acrescido de um adicional, que pode ser a taxa Selic, os índices de inflação, a variação do dólar ou ser definido anteriormente, como nos que são títulos prefixados.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email