Pesquisar
Close this search box.

Cozinha e esportes aproximam

Nas últimas décadas, o perfil da figura paterna vem sofrendo mudanças comportamentais interessantes. Hoje muitos pais estão mais ativos nos cuidados e na formação dos filhos, rompendo o velho ciclo cultural de que cabe apenas à mulher dedicar-se ao cotidiano dos pequenos e do lar. E essa nova postura do homem contemporâneo o tem aproximado cada vez mais dos filhos, como acontece com o gerente hoteleiro Arilson Freitas, de 43 anos.
Ele é pai dos adolescentes Guilherme, 17, e Natalia, 19. “Tenho uma relação muito saudável com eles e procuro equilibrar esse perfil de pai mais presente com a figura tradicional, sem grandes exageros”, diz Freitas. O gerente aposta em passeios, jantares, atividades físicas e até esportes radicais para manter a família unida. “Com rotinas tão distintas, atualmente o nosso grande desafio é fazer com que o pouco tempo juntos seja um momento de qualidade”, destaca.
Freitas conta que sempre ajudou na criação dos filhos e desde cedo assumiu tarefas como trocar fraldas, contar histórias, dar comida, banho, arrumar e levar a consultas médicas. “Foi uma experiência bem legal e ainda nem morávamos aqui, pegava as crianças para passear e cheguei a fazer a decoração de festinhas. Infelizmente quando eles tinham entre 5 e 7 anos comecei a rodar o Brasil por conta do meu emprego e foi um período muito difícil pela distância, mas serviu para fortalecer os nossos laços”, relembra. Na época, o gerente hoteleiro viajava a trabalho e, com frequência, ficava meses fora de casa. A família é do Estado de Santa Catarina e se mudou há 12 anos para Manaus.
Freitas lembra que ainda na infância o pai também costumava trabalhar fora. Para ele, a diferença com a geração de seu genitor está em saber aproveitar o tempo de convivência familiar. “Meu pai ficava ausente por conta do trabalho, mas o que sempre achei interessante é que quando ele estava em casa, esses momentos eram de qualidade porque íamos pescar, caçar, jogar bola e outras atividades que só fortaleciam nossos vínculos afetivos. E hoje, com avanço tecnológico e rotinas tão distintas, nosso grande desafio é fazer com que esse pouco tempo juntos seja de fato, um momento de qualidade familiar”, avalia. Ele acredita que, a transformação das últimas décadas no relacionamento familiar foi motivada, principalmente, pela tecnologia, que acaba fragmentando a relação.

Saúde para viver mais ao lado dos filhos

Já em terras manauaras, a família procura fazer de tudo desde cozinhar a praticar atividades físicas para manter a interação entre os membros. “Como gosto de cozinhar, uso isso para trazê-los para conversar e nos aproximar ainda mais. Outro fator é o esporte que eles me acompanham, seja na academia ou ao ar livre, além de participarem de reuniões com amigos”, garante Freitas. O gerente vai regularmente a academia para manter a boa forma, além de manter uma alimentação balanceada, que acaba sendo seguida por todos. Ele conta que adora praticar atividades como sup, paraquedismo, caminhada, trilha, bike, natação entre outras. “Sempre que possível eles também praticam. Meu filho, por exemplo, mesmo da tecnologia, gosta de praia, mato, pesca e encara tudo de primeira. Já minha filha tem preferência por academia e minha esposa é como nossa treinadora nos dando todo o apoio”, entrega o pai da Natalia e Guilherme.
Referente ao visual, Freitas garante que não se considera vaidoso e que sua maior preocupação é com sua saúde. Ele conta que, frequenta o mesmo salão há anos e por ter uma pegada mais esportista, gosta de colorido. “Minha maior questão é envelhecer saudável, podendo acompanhar meus filhos de perto e curtir mais momentos de qualidade juntos, por isso mantenho uma cultura de bons hábitos alimentares e atividades físicas, além de fazer exames anuais para saber se tudo está bem”, explica o gerente. Ele comenta que, a perspectiva de vida masculina aumentou nos últimos anos, devido ao acesso em planos de saúde e a quebra de preconceito sobre o tema.
Com os filhos adolescentes, o gerente diz que está sempre presente nas decisões, mas procura mantê-los independentes. Os estudantes utilizam tanto o transporte público quanto o carro da família, garante. Ele conta que Natalia e Guilherme já fizeram intercâmbio, que segundo o pai, serviu para prepará-los para o mundo. “Sou pai e amigo e sempre estarei aqui para ajudá-los, mas eles têm que correr atrás de suas coisas para dar o devido valor”, finaliza Freitas.

Novo homem cuida da pele

Foi-se o tempo que homens só usavam perfume, faziam a barba e cortavam cabelo. A época em que este era todo ritual de beleza deles ficou nos livros de História. Neste Dia dos Pais é bom, então, estarmos todos voltados a este novo homem, que se cuida e não tem a menor vergonha disso. Segundo dados do Ibope, o homem brasileiro contemporâneo tornou-se mais consumista, gastando cerca de 15% a mais do que a mulher no cartão de crédito. Outro estudo aponta que as vendas de produtos masculinos para tratamento da pele aumentaram em 41,5% no Canadá, 21,5% na França e 19,3% na Itália. O Brasil ocupa a 2° posição no ranking mundial na participação no mercado de cosméticos masculinos.
Atualmente os homens procuram se cuidar mais e já superam os 35% do público que busca atendimento em consultórios dermatológicos. E assim a indústria vem investindo pesado em produtos para tratamento e cuidado com a pele do homem. Isto também ocorreu com as grandes marcas de produtos cosméticos, como a Dior e Lancome.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar