Pesquisar
Close this search box.

Covid-19 faz Wilson recuar

Covid-19 faz Wilson recuar

O governador Wilson Lima (PSC) se rendeu às evidências e anunciou ontem e edição de decretos que restringem novamente o funcionamento de bares, restaurantes, flutuantes e casas de show. Ele só não voltou atrás da ideia de retomar também o ensino fundamental, o que acontecerá no final do mês. O fato é que a Covid-19 votou a causar mais internações e contaminações. Muito embora nenhuma autoridade se atreva a falar em uma “segunda onda”, o que está acontecendo é algo muito parecido. A deputada Mayara Pinheiro (Progressistas), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, subiu à tribuna para dizer que o Estado não está livre de um novo pico da doença. Apesar disso, donos de casas de show e artistas foram ontem para a frente da sede governamental protestar contra as medidas e pedir para continuar trabalhando e aglomerando pessoas nesses ambientes. Chegaram a comparar sua atividade com um ônibus lotado. Como se um erro justificasse o outro… 

LIBERADOS

O partido do governador, o PSC, liberou oficialmente seus candidatos a vereador para escolherem quem quiserem para apoiar à Prefeitura de Manaus. É mais uma tentativa de deixar claro que o chefe do Executivo Estadual não tem mesmo candidato a prefeito na capital, embora ocorram neste momento várias tentativas de veiculá-lo a David Almeida (Avante) e ao Capitão Alberto Neto (Republicanos).

MOTOCIATA

Uma “motociata”, espécie de carreata só com motocicletas, vai marcar a abertura da campanha eleitoral do Coronel Menezes (Patriota) à Prefeitura de Manaus, neste domingo (27). A concentração ocorre a partir das 7h30 da manhã, na avenida Autaz Mirim (Grande Circular), em frente ao Atacadão, zona leste, com a previsão de saída às 9h e chegada ao Shopping Via Norte, localizado no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus. Na ocasião, será feito um “adesivaço”. Para evitar aglomerações, cada participante irá ficar em suas motocicletas. Outros veículos também poderão participar.

SEM PRORROGAÇÃO

Pelo segundo dia consecutivo, a Assembleia Legislativa do Amazonas não votou o requerimento de prorrogação por mais 60 dias da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde, por falta de quórum na sessão ordinária híbrida de ontem, para desespero e revolta dos deputados de oposição.

ALERTA

O deputado Adjuto Afonso (PDT) chamou a atenção nesta quinta-feira, 24, para a vigência do Decreto 10.254/2020, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que estabeleceu para 8% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados do setor de concentrados de refrigerantes no Polo Industrial de Manaus. A validade encerra no próximo dia 30 de novembro e coloca em risco a permanência de empresas do PIM que atuam nesse segmento, caso não seja prorrogado com essa porcentagem.

BALANÇO

Operações de repressão ao desmanche clandestino de veículos, desarticulação de quadrilhas e organizações criminosas especializadas em roubos, furtos, adulteração ou clonagem de veículos foram algumas das ações de destaque realizadas pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos, da Polícia Civil do Amazonas. Em dois anos, a unidade policial totalizou 312 prisões de infratores pelo crime de subtração de veículos.

NACIONAL

O destino Amazonas estará novamente na “vitrine” para os representantes das principais entidades do Turismo e demais participantes da Abav Collab, evento híbrido – com público presencial e virtual – que acontece a partir deste domingo (27) e segue até o dia 2 de outubro. Trata-se de uma das mais tradicionais feiras de turismo do país, que terá um formato diferenciado neste ano devido à pandemia do novo coronavírus.

PESQUISA

Uma pesquisa científica apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, está investigando o uso de uma espécie vegetal da família botânica Clusiaceae no tratamento de três tipos de câncer. Testes em laboratório (in vitro) demonstraram que substâncias isoladas da planta possuem atividade antitumoral significativa contra células de câncer de cólon, gástrico e de fígado, evidenciada com base na análise fitoquímica, preliminar, obtida a partir do extrato da espécie.

QUEM FEZ

O projeto “Avaliação da citotoxicidade de extratos etanólicos de plantas encontradas na Amazônia” foi desenvolvido no Laboratório do Grupo de Pesquisa Química Aplicada à Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas, Laboratório de Atividade Biológica da Universidade Federal do Amazonas, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, e amparado pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas, edição 2019/2020.

FRASES

“Eu não acredito em reforma tributária neste Governo.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus

“Os casos (de Covid-19) realmente voltaram a crescer, especialmente nas classes A e B” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar