Pesquisar
Close this search box.

Casamento só na igreja

Casamento só na igreja

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas desautorizou a realização de casamentos civis em praias, balneários e bares, em todo o território estadual. O novo regramento consta no Provimento 376/2020-CGJ e busca prevenir o contágio pela Covid-19. O documento foi assinado pela corregedora-geral de Justiça, desembargadora Nélia Caminha Jorge, publicado na edição de sexta-feira (25) do Diário da Justiça Eletrônico e foi providenciado um dia após a publicação, pelo Executivo Estadual, do decreto 42.794/2020 que dispõe sobre medidas complementares para enfrentamento da emergência de saúde pública no âmbito do estado do Amazonas. No caso de bares, o documento especifica que a suspensão abrange a modalidade restaurante e aplica-se a estabelecimentos que não estejam registrados como restaurantes na classificação principal da Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

VAI COMEÇAR

Começa oficialmente neste final de semana a campanha eleitoral nos municípios. Em Manaus, os candidatos tentam causar uma ótima impressão nesta reta inicial, alguns promovendo carreatas, outros prometendo ir aos bairros em carros abertos e outros ainda investindo firme em aparições nas redes sociais, agora com número e pedindo voto abertamente. Vai ser agitado.

INCÓGNITA

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), muito popular em Manaus, afirmou na última quinta-feira (24) que terá candidato na cidade. Só não revelou o nome. Imediatamente dois deles tentaram se colocar como o apoiado: Coronel Menezes (Patriota) postou imagem assistindo ao pronunciamento e comemorando; Alberto Neto (Republicanos) distribuiu imagens com Bolsonaro induzindo que seria ele. Agora espera-se que a autoridade diga claramente a quem pretende apoiar.

RETORNO

Mais de 110 mil crianças e adolescentes retornam às aulas presenciais na quarta-feira (30). Esse é o público dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, que volta às escolas, em Manaus, depois de seis meses de aulas remotas pela TV aberta e pela Internet. O retorno será híbrido e com as turmas divididas, para evitar aglomeração nas unidades escolares. A divisão dos grupos será informada aos responsáveis pelos gestores das escolas.

INCINERAÇÃO

A Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil do Amazonas realizaram, a incineração de mais de uma tonelada de entorpecentes apreendidos, neste ano, durante ações policiais na capital. A droga foi destruída na fábrica Eternal Indústria, Comércio, Serviços e Tratamentos de Resíduos Sólidos da Amazônia, localizada na rua Guiana Francesa, bairro Distrito Industrial II, zona leste de Manaus.

CRÉDITO RURAL

Para apoiar a participação de produtores rurais no acesso às linhas de crédito direcionadas ao setor primário durante a 42ª Exposição Agropecuária, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas instalou, em sua sede, um escritório de crédito rural para intensificar o acompanhamento na elaboração de projetos. O maior evento agropecuário do Amazonas será realizado de 28 a 30 de setembro, de forma totalmente digital.

fundos

PRORROGAÇÃO

Foi prorrogado até o próximo dia 30 de setembro – a data anterior era 30 de junho – o prazo para que as empresas do Polo Industrial de Manaus que usufruem de incentivos fiscais adicionais apresentem o Estudo de Competitividade exigido por lei. A lista de produtos beneficiados com incentivos adicionais inclui de embarcações e monitor de vídeo para informática, a aparelho de ar condicionado e máquina de costura, entre outros.

REABRINDO

A Secretaria de Estado de Saúde inicia, no dia 1º de outubro, a reabertura dos Centros de Atenção Integral à Saúde da Criança e Centros de Atenção Integral à Melhor Idade, em Manaus. As unidades tiveram o atendimento interrompido, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde em razão da pandemia do novo coronavírus.

SEM RECUO

O governador Wilson Lima (PSC) esteve reunido com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas e do setor de entretenimento para discutir o decreto do Governo do Estado, que tem novas medidas restritivas a alguns estabelecimentos comerciais e locais de recreação. Ele ouviu as reivindicações, mas não recuou da decisão de restringir as atividades de novo, por conta do aumentos dos casos de Covid-19.

PESQUISA

Uma pesquisa científica apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, está investigando o uso de uma espécie vegetal da família botânica Clusiaceae no tratamento de três tipos de câncer. Testes em laboratório (in vitro) demonstraram que substâncias isoladas da planta possuem atividade antitumoral significativa contra células de câncer de cólon, gástrico e de fígado, evidenciada com base na análise fitoquímica, preliminar, obtida a partir do extrato da espécie.

QUEM FEZ

O projeto “Avaliação da citotoxicidade de extratos etanólicos de plantas encontradas na Amazônia” foi desenvolvido no Laboratório do Grupo de Pesquisa Química Aplicada à Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas, Laboratório de Atividade Biológica da Universidade Federal do Amazonas, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, e amparado pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas, edição 2019/2020.

FRASES

Amazonino

“Não preciso e nem vou atacar quem quer que seja, pois acredito na percepção dos eleitores.” Amazonino Mendes (Podemos), candidato a prefeito de Manaus

“As pessoas que vão nos ajudar a governar não estarão lá pela amizade e companheirismo, mas por competência.” Romero Reis (Novo), candidato a prefeito de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar