Pesquisar
Close this search box.

Um recado aos cartórios

Um recado aos cartórios

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas expediu a Recomendação 02-2020/CGJ-AM recomendando, de forma expressa, que as serventias extrajudiciais em funcionamento no estado do Amazonas abstenham-se de contratar para atuação como funcionários, pessoas condenadas em decisão com trânsito em julgado ou proferida por órgão jurisdicional colegiado. No rol de condenações que devem ser observadas pelos delegatários responsáveis pelas serventias, ao apurar a vida pregressa dos postulantes à função de funcionários estão: condenações por crimes hediondos; de lavagem de dinheiro; praticados por organização criminosa; crimes eleitorais (para os quais a lei comine pena privativa de liberdade); crimes contra a administração pública; contra a incolumidade (segurança) pública; contra a fé pública e atos de improbidade administrativa. A CGJ-AM recomenda, ainda, que seja observada, na análise da vida pregressa da pessoa, se esta praticou ato que acarretou a perda do cargo ou emprego público; se foi excluída do exercício da profissão por decisão judicial ou administrativa do órgão profissional competente e se teve suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas.

APROVADAS

As contas do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, exercício 2019, foram aprovadas, sem ressalvas, pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, nesta quarta-feira, 23/9, em sessão solene especial realizada por videoconferência e conduzida pelo presidente Mário Manoel Coelho de Mello. As contas serão, agora, enviadas à Câmara Municipal de Manaus com recomendação de aprovação.

SUMIU

Já lá se vão mais de um mês que a revista Veja, líder de tiragem no país, sumiu das bancas de Manaus. Há mais de cinco décadas isso não ocorria. Desde a década de 70 a publicação da Editora Abril chegava toda semana aos locais de revenda na capital amazonense, mesmo que fosse com um certo atraso. Agora não chega de jeito nenhum. Sinal dos tempos…

ALERTA

As notificações do crime de invasão remota de dispositivos informáticos, como computadores e telefones celulares, bateram recorde até julho, em Manaus, superando em 16,5% o total de Boletins de Ocorrência registrados ao longo de todo o ano passado. O crescimento de casos acende o alerta para os cuidados com a exposição de dados pessoais na internet. É que as vítimas da maioria desses golpes são selecionadas a partir de perfis publicados por elas mesmas nas redes sociais e sites de compra e venda.

RELAXANDO

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas divulgou ontem nota afirmando que as medidas de segurança contra a Covid-19 estão sendo relaxadas em algumas escolas de Manaus. Os problemas vão desde a falta de álcool em gel até a ausência de medição da temperatura na entrada dos estabelecimentos, passando ainda pela falta de sanitização dos ambientes.

SEM PRORROGAÇÃO

O requerimento de prorrogação dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os gastos com a saúde por mais 60 dias não foi sequer votado na sessão de ontem da Assembleia Legislativa. Motivo: a falta de quórum. Bem que a oposição tentou convencer os deputados a aparecer no plenário, mas não adiantou.

EXPOAGRO

A abertura da 42ª Expoagro do Amazonas acontecerá no dia 28 de setembro (segunda-feira), e será comandada pelo governador Wilson Lima (PSC), em solenidade na sede da TV Encontro das Águas, a partir das 9h. A cerimônia de abertura será transmitida ao vivo pelo Canal 2.5, pela Rádio FM 97,7 (Encontro das Águas) e redes sociais do Governo do Estado, dos demais órgãos participantes e parceiros do evento que, neste ano, será totalmente digital, podendo toda a programação ser acompanhada também através do endereço eletrônico www.expoagro.am.gov.br.

BR-319

OLHO NA BR-319

A rodovia BR-319 foi pauta de uma videoconferência com representantes da Secretaria de Estado de Produção Rural, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e da empresa Projetos Supervisão e Planejamento, elabora estudo para o trecho ainda não pavimentado da BR-319 no Amazonas, visando diagnosticar o atual perfil econômico e social das áreas que influenciam direta ou indiretamente a rodovia, bem como prognosticar os benefícios que essas áreas terão a partir da realização das obras.

CONSÓRCIO

Em reunião virtual da Câmara Setorial da Saúde no 21º Fórum de Governadores, o secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, apresentou ao Consórcio Interestadual da Amazônia Legal novas propostas que podem ser executadas pelos 9 Estados consorciados. O primeiro grande projeto, já em fase de execução pelo consórcio, é a compra compartilhada de 38 medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. A previsão é que essa primeira compra seja realizada no 1º semestre de 2020. 

FRASES

“A política é uma ferramenta extraordinária e capaz de transformar a vida das pessoas, quando exercida positivamente..” George Lins (Progressistas), cirurgião e candidato a vice-prefeito de Manaus

bolsonaro

“Tem candidato a prefeito bom em Manaus ou não? Tem um careca lá que eu acho que é bom, não é não?” Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, em conversa ontem com apoiadora de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar