Pesquisar
Close this search box.

Coutinho faz defesa de elevação do investimento para 24% do PIB

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, afirmou ontem que o grande desafio para sustentar o crescimento da economia brasileira nos próximos anos é o aumento da taxa de investimento agregado no país.
“O mercado doméstico está muito propenso a crescer sempre. O grande problema é sustentar o crescimento do investimento”, afirmou em seminário do Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), em São Paulo.
Para Coutinho, a taxa de investimento do país, que fechou 2008 em 19% do PIB (Produto Interno Bruto), é insuficiente para sustentar o crescimento no futuro. “Essa taxa tem que subir para 23% ou 24% do PIB”, ressaltou. “Nenhuma economia cresce se não crescer a oferta antes da demanda”.
O executivo afirmou que há uma confiança do mercado e do governo de que a economia deve voltar a crescer em torno de 4% em 2010. “Se essa confiança existe, porque não antecipar o investimento?”.
Ele destacou as medidas adotadas pelo governo, via BNDES, para acelerar o investimento produtivo no país, como a redução dos juros para a aquisição de máquinas para caminhões e ônibus e para o setor de inovação.
A pesquisa Focus, do Banco Central, aponta que a economia brasileira deverá crescer 3,8% em 2010. Para Coutinho, porém, essa taxa deve ultrapassar os 4% e se aproximar de 5%.
Durante sua apresentação, ele previu uma média de expansão do PIB de 4% ao ano entre 2009 e 2012.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar