Pesquisar
Close this search box.

Copa Airlines de volta a Manaus com voos ao Panamá

Em evento para a imprensa e agentes de viagem realizado na noite de quarta-feira, 01, no restaurante Moquém do Banzeiro, executivos da panamenha Copa Airlines anunciaram o retorno das operações da empresa aérea na capital amazonense. E o primeiro voo para o Panamá partiu na quinta-feira de Manaus com a lotação completa, comemorou Jacqueline Miranda Ledo, gerente de vendas da Copa Airlines para o Brasil, que veio a Manaus exclusivamente para o evento.

Os voos internacionais da Copa Airlines estavam suspensos desde março do ano passado, devido à pandemia do coronavírus, por decreto do Governo Nacional panamenho. O objetivo, constante no decreto, era proteger a saúde dos panamenhos contra o surto de coronavírus no país e na região.

“Na Copa Airlines, entendemos e apoiamos a decisão do Governo do Panamá. Para nós, nada é mais importante que a saúde e o bem-estar do Panamá e dos países que servimos, dos nossos passageiros, colaboradores e todas as pessoas que transitam ou trabalham no Centro de Conexões das Américas”, falou, na época, Pedro Heilbron, presidente executivo da Copa Airlines.

“Estou certo de que todos juntos iremos superar essa situação difícil que enfrentamos hoje. Trabalharemos como nunca para recuperar-nos e reconectar as cidades que nos receberam, transportando nossos fiéis passageiros por todos os cantos do nosso continente”, acrescentou.

A partir de agora três voos semanais partirão e chegarão da capital amazonense para a Cidade do Panamá, capital daquele país, onde estão concentradas as operações da companhia que se direcionam para países da América do Norte, Central, do Sul e Caribe.

As decolagens de Manaus acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 3h50; e os vôos da Cidade do Panamá, de volta, são aos domingos, terças e quintas-feiras, às 8h58, em aeronaves B737, com capacidade para 124 passageiros, sendo 12 na classe executiva. A duração da viagem é de 3h52m.

“Esperamos que esses três voos semanais, entre Manaus e a Cidade do Panamá, em breve se tornem diários”, falou Jacqueline.  

Um pouco da empresa

A Copa Airlines foi fundada em 1947 como Companhia Panamenha de Aviação. Começou com voos para três cidades do Panamá utilizando aviões Douglas DC-3/C47. Em 1966 já possuía três frequências semanais para a cidade de San José, na Costa Rica, seu primeiro destino internacional. Em 1969 incorporou um avião AVRO 748 para voar até Kingston na Jamaica; Manágua, na Nicarágua; e Barranquilla na Colômbia. Na década de 1970 incorporou a seus destinos as cidades de Medelín, Cartagena, San Salvador e Guatemala.

A empresa só começou a voar para o Brasil, em 2005, quando incorporou São Paulo como um dos seus destinos na América do Sul.

Atualmente a companhia aérea possui uma frota de 13 aeronaves modelo 737 MAX 9A; uma aeronave modelo 737 MAX 9B; 36 aeronaves modelo 737-800A e 26 aeronaves modelo 737-800B.

Ano passado a OAG (Official Airline Guide) de Londres, apontou a Copa Airlines como ‘a segunda companhia aérea mais pontual do mundo’ em sua ‘Punctuality League 2020’, destacando um aumento no índice de pontualidade da companhia aérea panamenha de 89% a 92% no último ano e, pelo sétimo ano consecutivo, foi escolhida como a mais pontual da América Latina, entre mais de 500 companhias aéreas avaliadas.

A Copa Airlines opera uma média de 350 voos diários através do Centro de Conexões das Américas, o centro de conexões com mais vôos internacionais da região, localizado no Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, e de onde conecta 80 cidades de 33 países nas Américas do Norte, Sul, Central e no Caribe.

O famoso canal

Apesar de o Panamá possuir áreas perigosas e a infraestrutura ser bem precária em diversas regiões, parques como Darién e La Amistad oferecem uma natureza exuberante. A Cidade do Panamá transpira um ar cosmopolita e spots como Santa Catalina e Bocas del Toro atraem turistas e surfistas de todo o mundo.

O país possui a segunda maior floresta tropical do hemisfério ocidental, atrás apenas da floresta amazônica, lar de um enorme conjunto de plantas tropicais, animais e pássaros, alguns deles não encontrados em nenhum outro lugar do mundo. A cultura, costumes e língua locais são predominantemente hispano-caribenha. A população é de descendência africana, caucasiana, indígena, chinesa, além de outros grupos menores. Mais da metade da população vive no corredor metropolitano Cidade do Panamá-Colón.O país é bem conhecido pelo seu famoso canal, considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, o canal do Panamá é um caminho artificial de navios com quase 80 quilômetros de extensão, pelo qual é feita a ligação entre o oceano Atlântico ao Pacífico. A maior parte da economia do turismo no país está ligada às visitas ao canal.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar