O consumidor brasileiro é o 4º mais confiante do mundo, segundo um levantamento da consultoria Nielsen, divulgado na sexta-feira (4). Nos 56 mercados pesquisados, a confiança dos brasileiros fica atrás apenas da verificada na Índia, Arábia Saudita e Indonésia.
Comparado aos outros países integrantes do Bric, o Brasil é o 2º mais confiante, atrás apenas da Índia. China tem 104 pontos, e Rússia 89.
Na América Latina, o Brasil continua a liderar o ranking, segundo a Nielsen, com um índice de confiança de 112 pontos no terceiro trimestre do ano, 16 pontos acima do registrado no trimestre anterior.
“Com índices de confiança do consumidor consistentemente acima da média, os consumidores brasileiros mantêm uma perspectiva otimista, apesar dos recentes relatos de uma desaceleração econômica em potencial causada por uma queda na atividade econômica,” diz, em nota, Claudio Czarnobai, analista de mercado da consultoria.
No continente, Venezuela (75), o Chile (85) e a Argentina (88) tiveram queda na confiança do consumidor no terceiro trimestre, enquanto a Colômbia (90) e o México (83) aumentaram um e três pontos, respectivamente. O Peru manteve-se estável, com um índice de 99 por dois trimestres consecutivos.
Apesar da queda em alguns países, a América Latina aparece entre as regiões mais confiantes do mundo, com 97, ao lado da Ásia.
Os países europeus continuam entre os mais pessimistas, com a crise da dívida e a extrema volatilidade dos mercados prejudicando a percepção dos consumidores. A situação é pior em alguns países, como Portugal (40), na Irlanda (64), na Grécia (51) e na Espanha (56), que apontam índices de confiança do consumidor muito abaixo da média europeia, de 74.
Consumidor do Brasil é o 4° mais confiante do mundo
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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