A situação econômica em Manaus, no primeiro mês de 2008 está um pouco melhor ou muito melhor comparada a janeiro de 2007. A afirmação representa a opinião de 63% das pessoas entrevistadas pelo Ipfeam (Instituto Fecomercio de Pesquisas Empresariais do Amazonas) feita neste mês. Para 48% dos consumidores da cidade a situação também será melhor nos próximos seis meses.
A pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor da Cidade de Manaus, realizada pelo Ipfeam, tem por objetivo identificar o sentimento dos consumidores, levando em consideração suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.
Com relação à situação financeira familiar atual, comparada a do mês passado, 59% dos entrevistados disseram estar igual; comparada aos seis meses passados. Quanto à expectativa para o próximo mês, 51% acreditam que estará melhor; o otimismo aumenta quando a expectativa é para daqui a seis meses, quando 74% acreditam numa situação melhor que a atual.
Novo emprego
Quanto a empregabilidade, a pesquisa identificou que, comparada a janeiro de 2007, 43% dos entrevistados afirmaram estar mais difícil; para daqui a três meses, 42% acham que continuará difícil conseguir um emprego. No tocante aos preços praticados no comércio varejista, 84% dos consumidores acreditam que no mês de fevereiro estarão um pouco ou muito mais altos.
No item intenção de compras da pesquisa, a Ipfeam verificou que com a proximidade do início das aulas do novo ano letivo, destacam-se os produtos de livraria/papelaria (12%) e calçados (10%).
Quanto aos fatores que influenciam os consumidores na escolha do local de compras destacam-se: o preço (69%) para quem costuma comprar no centro da cidade; a localização (48%) para quem faz compras no comércio do bairro onde mora; e segurança (35%) para quem costuma comprar em shoppings centers. No tocante aos planos almejados para 2008, 38% dos entrevistados pretendem reformar a casa. Saldar as dívidas também está no plano dos consumidores.