Pesquisar
Close this search box.

Consulado dos EUA retoma emissão de vistos com novas regras

O Consulado dos Estados Unidos irá retomar os serviços de emissão e renovação de vistos de turistas a partir de 8 de novembro, data da reabertura do país para os viajantes vacinados, data marcada para a reabertura oficial das fronteiras americanas para 33 países que estavam na lista de restrições, como o Brasil. O serviço, que estava paralisado há 18 meses devido à pandemia da covid-19, será reestabelecido de maneira gradual. 

Os turistas que buscam apenas renovar o visto americano poderão fazê-lo nos Centros de Atendimento aos Solicitantes de Visto (CASV), localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (DF), sem a necessidade de passar por entrevista no Consulado dos Estados Unidos.

As regras de entrada foram divulgadas no dia 25 de outubro através da Casa Branca, em seguida a Embaixada dos EUA no Brasil, por vídeo, divulgou a data bem como outros detalhes do retorno dos consulados. O Chefe consular em São Paulo, Robin Busse, e a chefe de imprensa, Natália Molano, coversaram com a imprensa na última teça-feira (26.10) e tiraram várias dúvidas. Busse lembra que as distribuições de vagas de agendamento se deu em pleno período da pandemia, com muitas incertezas, por isso haverá mais vagas à medida em que os trabalhos voltam e a pandemia é controlada. Ele alertou que haverá monitoramento constante do número de vagas por categoria. “Se virmos que em um momento não precisamos de tantas vagas para estudantes, por exemplo, pegarems essas vagas e colocaremos em outra categoria, como Turismo”.

Destaque para as principais dicas do agente consular

Robin Busse advertiu  que a volta será demorada e trabalhosa, mas que os consulados irão fazer o máximo para cada vez mais atender mais pessoas. Por ainda estarmos em um cenário de pandemia, a capacdade dos consulados está reduzida e as regra de segurança, para visitantes e colaboradores, continuam em vigor.

A distribuição de vagas de entrevistas ou agendamentos foi feita durante a pandemia. Ou seja, com um cenário de incertezas e muitas restrições . Com a pandmia melhorando no Brasil e o fluxo de atendimento saindo do papel, Robim Buse disse que srá possivel aumentar o número de vagas, ainda para este ano e para 2022. “Quem já tem vaga começara o atendimento dia 8 de novembro. Quem ainda não tem precisa olhar o site periodicamente para checar a abertura de vagas”, recomendou. 

Para a entrevista, o principal documento é o formulário. É recomedável que o próprio viajante preencha os dados. “Ninguém conhece melhor sua vida que você e esses dados precisam ser verdadeiros”, afirmou. Terceiros podem preencher o formulário do viajante, mas é bom revisar com cuidado todos os dados, pois eles serão a base para o consulado aprovar ou não o visto.

A renovação de vistos é mais simples e continua não exigindo entrevistas. Até 31 de dezembro deste ano, podem renovar sem entrevista quem tem um visto vencido há menos de 48 meses. Busse disse não saber se essa medida será renovada para a’m dessa data (na medida aterior, a renovação sem entrevista era para vistos válidos ou vencidos ha menios de 12 meses).

Na entrevista nos consulados, não é necessário comprovante de vacina ou teste de covid-19. A checagem desses documentos está a cargo da empresa aérea, no momento do embarque do passageiro.  O passageiro deve ficar atento ao site de agendamento. É importante: quem tem uma data já agendada pode antecipá-la se houver dispnibilidade nessas aberturas de novos horários e dias. é desta forma que a agenda dinâmica vai abrindo novos espaços e encaixando mais pessoas.

O chefe consular de vistos recomenda que se chegue ao consulado no horário previsto para entrevistas ou entrega dos documentos. Nem antes, nem depois. O consulado fez um estudo que se cada um chegar dentro do seu horário o fluxo tem mais agilidade. Entao, chegue exatamente no horário marcado., do contrário só vai atrapalhar e ainda causar uma aglomeração desnecessária.

Os consulados do Rio, São Paulo e Brasília possuem os centros de atendimento (CASC), que agilizam os processos de chegagem de documento e registro de impressão digital, e também para as renovações. Em Porto Alegre e Recife não há mais esse serviço. 

Durante a pandemia, uma regra especial entrou em vigor permitindo a renovação sem a necessidade de novas entrevistas no consulado para solicitantes com o documento vencido até 48 meses. Porém, a medida irá vencer em 31 de dezembro e não há ainda novidades sobre uma possível prorrogação.

Agora, para os viajantes que pretendem solicitar um novo visto ou estão fora deste prazo, o processo deve ser completo com o cadastro da biometria e da foto nos CASVs, além da entrevista no consulado americano mais próximo, ambos mediante agendamento prévio. A devolução dos passaportes dura em média dez dias. É imprescindível muita atenção na hora de marcar as pasagens.

As exceções para antecipação de agendamento estão ligadas a assuntos médicos, humanitários e a estudantes com matrícula. Mas outros casos podem pedir um agndamento mais acelerado, como vistos de negócio, que serão analisdos com rigor pelos consulados. Primeiro é preciso fazer o agendamento no site do consulado onde deseja requerer o visto e depois solicitar o pedido de exceção, NIE (exceção de entrada durante a pandemia), que não serão mais aceitos a partir do dia 8 de novembro.

Segundo Busse, o formato das entrevistas consulares vai continuar do mesmo jeito, ou seja, conceder vistos a viajantes legítimos, que irão fazer o que estão afirmando. O aumento de brasileiros presos na fronteira com o México não mudará esse propósito.

Os primeros vistos de dez anos venceram em 2020, e existe uma fila enorme para renovação. Por outro lado os consulados lembram que o processo é dinâmico e que a capacidade vai aumentar com o passar dos dias.  Não deixe de ver no site dos consulados, Ha relatos de pessoas que conseguiram agendament para este ano em uma consulta aos sites contínua.

“A princípio, conseguir uma data próxima para as entrevistas será bem mais difícil, mas estou seguro que isso vai melhora quanto mais acelerarmos o processo de retomada, na medida que pudermos liberar mais vagas, mas pedimos paciência nesse primeiro momento”, apontou Robin Busset, representante do setor de vistos do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo.

Além disso, o executivo lembrou que as estimativas de entrevistas apenas para 2023 são equivocadas, já que novas vagas devem ser abertas ao longo dos próximos meses, com a aceleração das emissões para os turistas.

Estamos felizes em voltar com o serviço de visto e ajudar a fortalecer os laços entre Brasil e Estados Unidos. Vamos aumentar o ritmo e as vagas sempre que possível, levando em consideração a segurança de todos”, finalizou Robin Busse.

Foto/Destaque: Divulgação

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar