Pesquisar
Close this search box.

Traço tribal faz o diferencial em mostra artística na Ilha

O artista plástico Alessandro Parodya vai realizar no período de 4 a 6 de novembro, sua primeira mostra artística com a “Exposição de Painéis Parintins Tribal”, no salão central do Marcado Leopoldo Neves, em Parintins. 

“Vou mostra o painel do Ritual Mehináku, uma pesquisa dos compositores do Boi Garantido Demetrios Haidos e Geandro Pantoja. Essa exposição é uma realização pessoal e profissional na minha vida”, destacou Parodya.

A realização desse projeto artístico recebeu apoio da Prefeto de Parintins e da primeira dama Mayra Dias, bem como do presidente Rob Barbosa, da Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP) da Associação Folclórica Boi Garantido e de vários empresários do município.

Projeto dos Artistas Plásticos de Parintins ganha emenda parlamentar

A Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP) recebeu apoio do deputado estadual Tony Medeiros (PSD) em visita recente na sede própria da entiddade que fica na Avenida Amazonas, 2818. Na oportundade o deputado sinalizou para a classe a liberação de uma emenda parlamentar para a execução de vários projetos sociais e artísticos da entidade, incluindo a possibilidade da aquisição de uma unidade de luz, imagem e som para equipar a AAPP em condição especial para funcionar com oficinas de teatro.

Animados com o comprometimento do parlamentar, os artistas ouviram de Tony a certeza do seu comprometimento na luta para transformar a Associação dos Artistas Plásticos numa grande e respeitosa entidade social de Parintins. 

Durante o congraçamento entre os associados, a diretria através do presidente, Rob Barbosa, outorgaram a Tony Medeiro o título de Sócio Benemérito da AAPP.

“É sempre uma honra poder colaborar com a arte e com os artistas de minha terra”, afirmou Tony.

Afonso prefere pintar o mais natural da região e o melhor da nossa verdadeira essência amazonense. – Foto: Divulgação

Exposição da Fauna e Flora Amazônica fazem sucesso 

A Exposição do artista plástico Afonso Moura Filho foi realizada com sucesso no salão principal do Mercado Leopoldo Neves, em Parintins (369 km distante de Manaus).  O artista retratou em 20 telas o cotidiano dos ribeirinhos, tendo como foco principal o pescador, a figura indígena e o processo de captura dos peixes em lagos e igapós.

As obras exclusivas foram bem avaliadas pelo público que visitou a exposição “Igapó Em Cores 2”, que contou com o apoio do programa de incentivo à cultura da Lei Aldir Blanc e da Prefeitura de Parintins. 

Para o artista plástico parintinense, a mostra retrata a Amazônia em pinturas clássicas na arte visual e exalta o cotidiano amazônico e suas áreas típicas da floresta. “Todas as obras mostram o mais natural da nossa região. Sabemos que isso em algumas partes já é escasso, então nada melhor do que mostrar nossa verdadeira essência, que nada mais é que a pluralidade de nossas belezas”, destacou o artista Afonso.

FOTO 2 LEGENDA = Jaider Esbel fez sua primeira exposição na galeria Millan (SP), em maio, e na Pinacoteca expôs suas obras na mostra de arte indígena “Véxoa – Nós Sabemos”. – Foto: Divulgação

Artista indígena Jaider Esbell morre em SP

O artista plástico makuxi Jaider Esbell, estrela da Bienal de São Paulo, morreu na última terça-feira (02) aos 41 anos. Suas obras estão atualmente em exposição na capital paulista, na mostra “Moquém_Surarî: Arte Indígena Contemporânea”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, desde setembro, como parte da Bienal de São Paulo. Ela reúne pinturas, esculturas, e obras referentes a diversos povos indígenas.

Jaider nasceu em 1979, em Normandia, no Estado de Roraima, na terra indígena Raposa Serra do Sol, e se firmou nos últimos anos como uma das figuras centrais da arte indígena contemporânea no Brasil, ao lado de nomes como Denilson Baniwa e Isael Maxakali. 

Sua primeira exposição individual foi na galeria Millan (SP). Na essência de sua obra utiliza o Jenipapo – planta fundamental na cosmologia makuxi, etnia da qual faz parte. É ela que aparece em pinturas de Esbell com motivos mitológicos e que tinge tecidos que ele concebe.

Foto/Destaque: Divulgação

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar