Pesquisar
Close this search box.

Confiança cresce, mas endividamento e inflação ainda preocupam

O consumidor brasileiro está menos pessimista, apontou pesquisa divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Segundo o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), o nível de confiança das famílias caiu 3% na comparação com julho de 2010, embora se mantenha em alta na comparação com junho (+1,3%).
O recuo frente ao mesmo período do ano passado ocorreu em todos os seis componentes do índice: expectativas sobre a trajetória da inflação, desemprego, renda pessoal, a situação financeira, o endividamento e as compras de bens de maior valor.
De acordo com a pesquisa, o pessimismo foi maior em relação à inflação, cujo indicador recuou 8,6% na comparação com julho de 2010, seguido da avaliação sobre o endividamento, que teve queda de 5,4% no período.

Aumento dos preços

Já na comparação com junho deste ano, o otimismo do consumidor apresentou crescimento de 1,3%. Esse aumento foi verificado após dois meses de estabilidade do índice.
Apesar de um otimismo maior em relação à inflação, cujo indicador no Inec cresceu 8,2% em julho ante junho, os consumidores continuam preocupados com o aumento dos preços. Em julho, 61% dos entrevistados responderam acreditar que haverá aumento inflacionário.
No período, também houve aumento da preocupação dos consumidores com o desemprego e redução nas expectativas sobre compras de bens de maior valor. Já os indicadores de renda pessoal, de situação financeira e de endividamento no Inec registraram crescimento acima de 1%.
O levantamento foi realizado entre 14 e 18 de julho a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional feita pelo Ibope com 2.002 pessoas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar