Como vão os Treinamentos Híbridos?

Já a mais de um ano de pandemia que parece não acabar, pelo menos no Brasil, aqui estamos nós falando daquilo que esta pandemia mundial acelerou: a nossa entrada estratosférica no ensino remoto, ensino à distância com o upgrade do ensino híbrido.

Agora dá para entender quando os sábios diziam que de uma situação ruim podem surgir várias coisas boas, acho eu que seja isso.

O ensino corporativo, também beneficiado ou afetado por estas tecnologias que já existiam em uma forma mais abrangentes nos países afora, chamados de desenvolvidos enquanto que nós ainda gatinhávamos. Nas empresas, o treinamento muito necessário também passou a fazer uso destas, com mais abrangência, caso não fizessem, teríamos um abalo nas relações empresariais, provocados pela falta de mão de obra, produção em baixa escala e uma escuridão na obtenção do conhecimento tão necessário para colaboradores e empresas. De uma forma definitiva e irreversível, podemos declarar sem medo de errar que o aprendizado híbrido já é o novo normal. Organizações em todo o mundo estão orbitando neste novo normal, precisamente porque ele funciona e também porque é importante para todos em face de interrupções futuras. 

Conforme as empresas lidam com a transição, há uma mudança clara do aprendizado corporativo estruturado e bem planejado para o aprendizado operacional mais ágil. A aprendizagem hibrida é a escolha preferida para empresas não apenas porque é econômica, mas também porque é uma maneira mais natural de aprender e trabalhar ao mesmo tempo.

Como funciona o Ensino Híbrido?

A aprendizagem hibrida (ensino à distância com ensino presencial) está sendo usado como uma solução transitável também como parte da experiência do   aprendizado contínuo para o aluno. Isso significa dizer que o aluno acessa o conteúdo teórico virtualmente com oportunidade real de aplicar o conhecimento teórico em prática, dentro da estrutura construída ou adaptada para isso e acompanhados por um professor tutor.

Esta combinação de teoria à distância com prática presencial, além de ser menos desgastantes por conta de deslocamentos, falta de concentração em locais públicos, etc., corrobora para o efetivo e verdadeiro ensino/aprendizagem.

Estratégias de Aprendizagens.

Para abarcar o maior número possível de benefícios do ensino hibrido, as organizações oferecer aos alunos dicas curtas usando estratégias de aprendizagem, como microlearning mapas mentais, infográficos, podcast, e jogos educacionais no intuito de ajudá-los a relembrar o aprendizado e aplicá-lo melhor no trabalho. Todas estas ferramentas estão estreitamente ligadas as metodologias ativas. Todos estes elementos aqui elencados, garantirá que a experiência de aprendizado híbrido seja completa e ajude os alunos a controlar melhor o aprendizado.

Benefícios 

O maior benefício na aplicação do ensino híbrido é a combinação de recursos didáticos voltados para a o estimulo ao interesse e aumento da participação, do aluno que corrobora com o aumento da sua eficiência.

Qualquer um gostaria de adotar uma estratégia de aprendizagem que traz grandes benefícios! Vamos examinar os principais benefícios do aprendizado combinado para treinamento corporativo.

– Maior retenção de conceitos aprendidos

– Melhor engajamento, pois existem múltiplas modalidades de treinamento

– Melhor aplicação do aprendizado, levando ao aumento da produtividade

– Maiores benefícios para a organização devido ao maior engajamento, níveis de     participação e melhoria de desempenho

Conclusão

Para concluir, o ensino hibrido tem vários benefícios e não terá mais retorno ou retrocesso. Ele é uma realidade que chegou para melhorar e qualificar a relação ensino/aprendizagem, lembrando sempre que para que haja o verdadeiro ensino é preciso uma pessoa disposta a ensinar e outro disposta a aprender, pois não há tecnologia que funcione sem isso.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email