Pesquisar
Close this search box.

Com Covid-19, mas atuando

Divulgação

Nos últimos meses o deputado estadual Josué Neto (PRTB) passou a ser o principal opositor do Governo do Estado, mesmo atuando mais nas sombras. Ontem, ele surpreendeu ao anunciar que contraiu o novo coronavírus (Covid-19). Foi no momento em que tinha acabado de aprovar, por 13 votos a 3, requerimento de sua autoria pedindo intervenção federal no Estado. Mesmo sem sair de casa, é ele a mente por trás dos protestos do último domingo (19). Candidatíssimo a prefeito de Manaus, o parlamentar espicha o olho também para a cadeira de Wilson Lima (PSC). Está mais atuante do que nunca. E aproveitando cada brecha que surge à sua frente para fustigar os adversários. Com pedigree político – o avô foi deputado federal e o pai exerceu vários mandatos e disputou o Governo do Estado em 1982 -, Neto sabe que seu momento é este. Aos 44 anos de idade, entende que chegou a hora de dar um salto maior, em direção ao Executivo. E não vai poupar esforço para conseguir, mesmo doente.

Surpresas

Na votação de ontem, surpreenderam especialmente os votos contrários ao Governo dos deputados Felipe Souza (Patriota), João Luiz (Republicanos), Adjuto Afonso (PDT), Belarmino Lins (PP) e Mayara Pinheiro (PV), que votavam sistematicamente alinhados aos governistas. Fora os três oposicionistas, os outros cinco não têm alinhamento automático. São eles Péricles Nascimento (PSL), Abdala Fraxe (Podemos), Fausto Junior (PV), Sinésio Campos (PT) e COMITÊ

Os Tribunais de Contas e de Justiça do Amazonas , a Assembleia Legislativa do Estado e os Ministérios Públicos Federal e do Estado criaram um comitê interinstitucional para acompanhar as ações e medidas adotadas pelo poder público para combate e controle do novo coronavírus no Amazonas.

Centenário

O Centro Cultural Palácio da Justiça, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, zona sul de Manaus, comemora 120 de anos de fundação hoje, feriado de Tiradentes. O prédio, que é patrimônio do Amazonas, já foi sede do Poder Judiciário do Estado e é um dos principais exemplares da arquitetura clássica do período áureo da economia da borracha.

Merenda

Agricultores e produtores rurais dos 62 municípios do Amazonas fornecerão itens para compor os kits que serão distribuídos pelo programa “Merenda em Casa”. Ontem, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto divulgou a homologação da 4ª Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, que, anteriormente, atenderiam as unidades de ensino da rede pública estadual. Agora, com a iniciativa do Governo do Estado, esses itens integrarão os kits de merenda escolar que serão distribuídos para alunos do interior do Amazonas.

Fiscalização

A fiscalização de obras e obstruções irregulares em vias públicas está mantida com o regime de teletrabalho determinado pela Prefeitura de Manaus, conforme o Decreto 4.789, publicado no Diário Oficial do Município, em razão do combate à pandemia do novo coronavírus. No Instituto Municipal de Planejamento Urbano, foi montado um serviço de atendimento de plantão para as fiscalizações de obras, postura e, no Centro Histórico, para casos mais urgentes.

Comemoração

O senador Eduardo Braga (MDB) considerou uma vitória a revogação, ontem, da Medida Provisória 905/2019, conhecida MP do Contrato Verde e Amarelo. A decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi oficializada três dias depois de os senadores criticarem o teor da matéria e se recusarem a apreciá-la. Segundo o parlamentar amazonense, a MP retirava direitos trabalhistas em pleno período de combate à Covid-19.

Pedido de ajuda

A mais nova base de atendimento emergencial para a população em situação de rua, do Governo do Amazonas, instalada no Centro Educacional de Tempo Integral Áurea Pinheiro Braga, que até domingo (19) estava abrigando 130 pessoas, está precisando de roupas, calçados e alimentos para reforçar os serviços prestados para os abrigados.       

Abrigos

A Justiça Estadual, por meio do Juizado da Infância e Juventude Cível, está desenvolvendo o projeto “Audiências Concentradas”, pelo qual, mesmo no período de isolamento social, o sistema judiciário reanalisa processos de crianças e adolescentes atendidos por abrigos de acolhimento da cidade de Manaus.

Frases

“Não é hora de fazer política.” Joana Darc (PL), deputada estadual, criticando a postura de colegas

“Estou com Covid-19, mas estou trabalhando.” Josué Neto (PRTB), presidente da Assembleia Legislativa

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar