Pesquisar
Close this search box.

Isolamento social vem caindo no Brasil

Divulgação

Dados de geolocalização de operadoras de telefonia celular mostram queda na taxa de isolamento social no Brasil no mês de abril. O levantamento foi feito pela startup Inloco, que monta um mapa interativo chamado Índice de Isolamento Social (IIS) usando dados de geolocalização abertos para identificar a movimentação de usuários no período de isolamento. 

O levantamento mostra que o índice vem caindo nos últimos dias. Nas últimas quatro semanas, por exemplo, a taxa de pessoas que se mantinham dentro de casa caiu de 57,1% para 50,1%:

 23/03 a 29/03: 57,1% 

 30/03 a 05/04:  53,2% 

 06/04 a 12/04: 52,3% 

 13/04 a 18/04: 50,1% (resultado parcial)

O estado com maior taxa de isolamento social, em 18 de abril, foi o de Goiás, registrando 57% da população em casa. O número é relativo a 60 milhões de usuários, sendo que a empresa enfatiza que não representa o total da população. 

Nas principais capitais afetadas pelo problema, o número gira em torno de 50%. Em São Paulo, o registro de 18 de abril foi de 50,6%, enquanto no Distrito Federal a porcentagem é de 56,2%. 

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o número ideal para que não haja colapso do sistema de saúde é de, no mínimo, 75% da população em regime de isolamento. 

O mapa ainda sugere que grande parte das pessoas ainda sai de casa por motivos de trabalho. O levantamento mostra picos de isolamento nos finais de semana, com maior número aos domingos e feriados. Contudo, até mesmo nesses dias a média apresenta queda. 

O número máximo apresentado foi em 22 de março, com média nacional de 69,6% da população dentro de casa. No domingo, 12 de abril, o número caiu para 59,8%. Diante de uma amostragem de 60 milhões de contas, isso significa potencial de perto de 6 milhões de pessoas voltando às ruas. 

Segundo a startup, os dados são referentes ao Advertising ID, número usado para compartilhar interesses de forma anônima para publicidade. A companhia explica que consegue ter conhecimento da nuvem de posicionamento dos aparelhos usando essa técnica. 

O que a companhia analisa é a movimentação dos smartphones. Ou seja, se um determinado aparelho está muito tempo parado, ou se movimentando em pequenos espaços, isso sugere que a pessoa está em casa. Caso haja mudança rápida de posição ou de grandes distâncias percorridas, o sistema compreende que houve uma movimentação, ou seja, um usuário que não está em isolamento.

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar