Pesquisar
Close this search box.

CELULARES – Quase 20 milhões de novas linhas

O Brasil fechou o ano passado com quase 262 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgados hoje, um crescimento de 19,5 milhões de novas habilitações em relação ao ano anterior.
O crescimento na base de assinantes foi de 8%, muito acima do crescimento populacional brasileiro. Os usuários que fazem uso do modelo pré-pago representam 80,5% das linhas (211 milhões de acessos). Os pós-pagos representam os 19,5% restantes (50,9 milhões de usuários).

Operadoras

Por operadora, a Vivo fechou mais um ano na liderança do setor, com 76,1 milhões de clientes (29,1% do mercado). A TIM vem na segunda colocação, com 70,3 milhões de usuários (26,9%), seguida da Claro (65,2 milhões ou 24,9% do mercado) e Oi (49,2 milhões ou 18,8%).
A CTBC tem 741 mil clientes (0,28% do mercado) e a Sercomtel, 69,5 mil (0,03%).

Estados

Na lista das UF (Unidades da Federação) com maior número de celulares, o Distrito Federal ocupa o primeiro lugar no ranking, com 2,2 celulares para cada habitante -único local do país em que proporcionalmente cada habitante possui mais de dois aparelhos. São Paulo e Rondônia ficam empatados na segunda colocação, com média de 1,5 celular para cada morador.

TIM ganha mercado

A operadora TIM ganhou quase 1,7 milhão de clientes a mais que a Vivo no ano passado e diminuiu a diferença para a concorrente, que é líder do mercado de telefonia móvel no Brasil, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Claro e Oi também conquistaram milhões de novos usuários no ano passado, mas a participação de mercado de ambas pouco se alterou. Mesmo com os problemas enfrentados pela TIM em 2012, como o cancelamento da promoção Infinity Day -porque a Anatel temia que a promoção causasse sobrecarga no sistema da operadora -e a suspensão da venda de pacotes de voz e dados em 18 Estados e no Distrito Federal -a TIM foi a companhia mais prejudicada com a medida-, ela diminuiu em quase um ponto percentual a distância para a Vivo.
Ela conquistou 6,3 milhões de novos clientes no ano passado, contra 4,6 milhões da líder, e a diferença caiu 1,7 milhão -70,3 milhões de usuários TIM contra 76,1 milhões da Vivo.
A Claro ganhou 4,9 milhões de usuários e a Oi, 3,7 milhões, mas a participação de ambas no “market share” da telefonia móvel ficou praticamente estável em 24,9% e 18,8%, respectivamente. A TIM conquistou quase um terço das novas habilitações em 2012 (32% do total), contra 25% da Claro, 23% da Vivo e 19% da Oi.
O crescimento de 8% na base de assinantes entre 2011 e 2012 com as 19,5 milhões de novas habilitações, o país atingiu teledensidade de 1,33 -cerca de quatro linhas de telefonia móvel para cada brasileiro.
Os usuários que fazem uso do modelo pré-pago representam 80,5% das linhas (211 milhões de acessos).Os pós-pagos, 19,5% (50,9 milhões de usuários).
Na lista das UF (Unidades da Federação) com maior número de celulares, o Distrito Federal ocupa o primeiro lugar no ranking, com 2,2 celulares para cada habitante -único local do país em que proporcionalmente cada habitante possui mais de dois aparelhos. São Paulo e Rondônia ficam empatados na segunda colocação, com média de 1,5 celular para cada morador.
O Estado de São Paulo é o que mais possui linhas móveis: 63,1 milhões. A quantidade é quase a mesma de todos os Estados do Nordeste somados (64,5 milhões). O Amapá é o que tem menos linhas: apenas 953 mil.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar