Pesquisar
Close this search box.

Carlos da Costa na mira

Não caiu muito bem no setor empresarial de Manaus a justificativa do secretário de Competitividade, Emprego e Produtividade do Ministério da Economia, Carlos Costa, para ter retirado de pauta o projeto da LG Eletronics, que previa a expansão da planta da empresa no Polo Industrial local. Tanto que o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antônio Silva, entrou no circuito e esteve em Brasília, acompanhado dos representantes da multinacional, para reclamar da iniciativa e tentar entende-la. Costa argumentou que a quantidade de empregos gerados era muito pequena para o tamanho do investimento – R$ 325 milhões.  E disse que convenceu os executivos a duplicarem a oferta de novas vagas. Mas para muitos empresários o executivo federal estava na verdade atendendo a demandas políticas, o que coloca em xeque a segurança jurídica da Zona Franca. Por isso, a ideia tanto das entidades patronais quanto dos dirigentes de empresas aqui instaladas pretendem redobrar a vigilância sobre o auxiliar de Paulo Guedes.

PLANO SAFRA

safra
Foto: DIEGO PERES -SECOM

Com aportes de mais de R$ 1 bilhão para o desenvolvimento do setor primário, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), lançou o Plano Safra 2021/2022. Na cerimônia, o governador anunciou que o Estado vai ampliar o incentivo ao escoamento da produção com a recuperação de ramais e vicinais e a entrega de caminhões para os produtores nos municípios.

CONVOCAÇÃO

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) informou encaminhou, na última terça-feira (11), à Mesa Diretora da Casa requerimento no qual convida o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (sem partido) a prestar esclarecimentos à Comissão de Saúde e Previdência sobre as denúncias que tem feito ao Governo do Estado, principalmente sobre as acusações que fez ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao governador Wilson Lima (PSC) para o jornal Folha de São Paulo.

MEDALHA

Contemplando projeto de resolução de autoria do deputado Belarmino Lins (Progressistas), a Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou a outorga da Medalha Ruy Araújo ao Secretário de Estado da Fazenda, Alex Del Giglio. Segundo o parlamentar, será uma homenagem a um dos mais importantes membros do primeiro escalão do governo Wilson Lima, principal responsável pelo equilíbrio da economia estadual apesar da crise econômica decorrente da pandemia do novo coronavírus.

RELATÓRIO

O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral enviou ofício ao presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas – TCE- AM, conselheiro Mário Manoel Coelho de Mello, solicitando novamente cópia do Relatório Conclusivo elaborado pela Comissão de Transição de Governo do município  de Manaus, constituída ainda na gestão do prefeito anterior, Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, com a obrigação do atual, David Antônio Abisai Pereira de Almeida encaminhá-lo à Corte de Contas.

CARTÓRIOS

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, em balanço realizado por sua Divisão de Controle e Fiscalização Extrajudicial, informou que os cartórios, no estado, realizaram, do início de janeiro até o último dia 11 de maio deste ano, um total de 912.649 atos notariais e registrais com o uso de selos digitais, os quais conferem segurança jurídica aos atos realizados pelas serventias extrajudiciais.

CONCURSO

O Ministério Púbico do Amazonas expediu recomendação visando garantir a lotação de Delegados, Investigadores e Escrivães em 25 municípios amazonenses que se encontram sem Delegado e com número insuficiente de escrivães e investigadores da Polícia Civil. A recomendação é dirigida à Secretaria de Segurança Pública e à Delegacia Geral de Polícia Civil do Amazonas e prescreve, ainda, a realização de concurso público, no prazo de um ano.

REFORMAS

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa iniciou uma série de obras de modernização e reparos em espaços culturais administrados pelo Estado. O cronograma contempla, no primeiro semestre, equipamentos como Teatro Amazonas, Palacete Provincial, Museu do Seringal, Central Técnica de Produção e os centros culturais Usina Chaminé e Povos da Amazônia.

CARTÃO

A Defesa Civil do Amazonas já enviou 13.513 cartões do Auxílio Estadual Enchente para moradores dos municípios de Pauini, Canutama, Boca do Acre, Tapauá, Lábrea e Anamã, que são os seis primeiros a receber o benefício. A entrega tem sido feita gradativamente, com o apoio das Defesas Civis municipais e de técnicos das prefeituras, priorizando famílias e comunidades de difícil acesso, atingidas pela cheia dos rios.

FRASES

omar

“Vocês estão defendendo uma coisa indefensável.” Omar Aziz (PSD), senador, sobre o atraso na compra de vacinas pelo Governo Federal

“Já solicitei 40 mil vacinas para os professores.” David Almeida (Avante), prefeito de Manaus

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar