Pesquisar
Close this search box.

Indústria impulsiona arrecadação

A alta na arrecadação de tributos estaduais, em 2021, teve a indústria como principal indutora. O setor industrial foi o único que acumulou sucessivas altas em relação ao ano passado. Na comparação mês a mês, foram 23% de alta em janeiro, 4% em fevereiro, 17% em março e 36% em abril, acumulando um crescimento de 19% no primeiro quadrimestre.  O setor de comércio amargou quedas nos três primeiros meses do ano (-11% em janeiro, -16% em fevereiro e -1% em março) e se recuperou em abril (13%), sempre em comparação com o mesmo período de 2021. No acumulado do primeiro quadrimestre, o setor comercial apresentou decréscimo de -5%, mas a expectativa é de ampla recuperação, principalmente, com o grande movimento registrado nos centros comerciais por causa do dia das mães.  E o setor de serviços teve queda em janeiro (-6%) e altas em fevereiro (4%), março (7%) e abril (30%), com crescimento acumulado de 7% nos quatro primeiros meses do ano.  De acordo com o secretário executivo da Receita, Dario Paim, a alta na receita tributária puxada pela indústria se deve em especial ao aumento da demanda pela importação de insumos para a fabricação de eletroeletrônicos, grande destaque da indústria nestes tempos de maiores restrições sociais. 

GÁS

gás
Foto: Divulgação

No primeiro trimestre do ano, o volume médio de gás natural comercializado pela Companhia de Gás do Amazonas, concessionária do serviço público de distribuição, alcançou a marca de 4,9 milhões de m³/dia. Mesmo diante do cenário econômico, este desempenho é 4,3% superior ao do mesmo período do ano passado, quando a média foi de 4,7 milhões de m³/dia.

DEBATES

Com foco no fomento à democracia e à educação política no país, o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), tem promovido uma série de debates pelo Centro Preparatório Jurídico, com políticos, pesquisadores, formadores de opiniões, entre outros convidados. Hoje mais um encontro será realizado, desta vez, com dois renomados especialistas em saúde pública: o infectologista Marcus Lacerda e o psicólogo e epidemiologista Eduardo J. S. Honorato, que irão abordar a temática “A importância da pesquisa brasileira no combate à Covid-19”.

EM ALTA

A Junta Comercial do Estado do Amazonas arquivou, de janeiro a abril deste ano, 1.258 novas empresas pelo sistema de Registro Automático. Maior agilidade e eficiência na análise e na aprovação de processos são alguns dos atrativos do procedimento, que permite que o registro de empresas aconteça sem intervenção humana. Março foi o mês com o maior número de novas constituições pelo sistema, com um total de 359 novos empreendimentos, seguido do mês de abril, que obteve 357 negócios. 

VACINAÇÃO

Acatando o pedido da Prefeitura de Manaus, a Justiça Federal determinou que o Ministério da Saúde inicie a vacinação dos trabalhadores da educação e envie imediatamente 40 mil doses de imunizantes para atender a categoria em Manaus. A decisão foi proferida ontem pela juíza federal titular da 1ª Vara no Amazonas, Jaiza Maria Pinto Fraxe.

AFTOSA

Termina no sábado (15) o prazo para notificação de vacinação contra a febre aftosa em 41 municípios das calhas dos rios Amazonas e Solimões. Nesses locais, a campanha de imunização foi encerrada no dia 30 de abril e, agora, os pecuaristas devem informar oficialmente a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas sobre a situação vacinal do plantel. Os produtores devem procurar o escritório da agência ou do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas, do seu município, para realizar a notificação.

OLARIAS

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas recebeu representantes do Sindicato da Indústria de Olaria do Estado do Amazonas, da Prefeitura de Manacapuru, da Assembleia Legislativa o Amazonas e empresários do ramo, para alinhar as demandas da categoria. Durante a reunião, ficaram definidas as diretrizes básicas para a construção de um Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental. De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, o órgão está aberto ao diálogo e frisa que a formulação do TACA será essencial para que os oleiros se regularizem.

FÓRUM

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas estão organizando o próximo encontro do Fórum Permanente de Articulação com a Zona Franca de Manaus, criado com a finalidade de promover e estimular a integração entre os segmentos econômicos que compõem a Zona Franca de Manaus. 

INTEGRAÇÃO

Foi realizada na última semana uma feira de artesanato itinerante em uma empresa do polo de duas rodas. A ação faz parte da programação do Mês do Trabalhador e é realizada durante dois dias da semana, em diferentes empresas do Polo Industrial de Manaus. A feira tem o objetivo de aproximar os artesãos de empresários locais

FRASES

wilson

“É uma vitória do Amazonas.” Wilson Lima (PSC), governador do Estado, sobre a aprovação do projeto de expansão da LG

“Só com a segunda dose você está imunizado.” Frase de campanha publicitária da Prefeitura de Manaus, para reverter a tendência de parte da população, que não retornou para a segunda dose

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar