Pesquisar
Close this search box.

A polêmica da volta às aulas

O governador Wilson Lima (PSC) anunciou o retorno das aulas híbridas para o dia 19, começando pelo interior do Estado. Levou em conta na iniciativa os números da Covid-19, que apresentam queda constante no Estado nas últimas semanas. Antes disso a Prefeitura de Manaus tinha anunciado a volta para o dia 18, mas recuou e marcou nova data: 31 de maio. As entidades que representam os professores continuam reticentes. Alegam que os profissionais não podem retornar sem imunização, porque seria um risco grande. A juíza federal Jaiza Fraxe determinou à União e ao Amazonas que providenciem 40 mil doses para imunizar justamente o pessoal da Educação. Lima entende que os novos carregamentos desembarcados durante a última semana podem suprir esta demanda e já anunciou o início da vacinação para esta segunda-feira (17). Ainda assim os Sindicatos prometem protestar e querem retornar apenas depois que todos receberem as duas doses da vacina. O assunto ainda promete render muita polêmica.

APLICATIVO

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação realizou, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro, uma reunião com representantes das secretarias municipais para a criação de um aplicativo da cidade que a Prefeitura de Manaus pretende disponibilizar, para que os cidadãos possam solicitar serviços públicos municipais e acompanhar suas respectivas execuções. Seguindo as novas tendências tecnológicas, o aplicativo cria um canal de comunicação com a população para receber as demandas e apresentar as soluções.

DENÚNCIAS

denúncias
Foto: Divulgação

Relatos sobre tráfico de drogas lideraram o ranking de ligações ao disque-denúncia 181, da Secretaria de Segurança Pública. De janeiro até abril deste ano, o serviço de apuração policial contabilizou 3.328 ligações da população com informações sobre a criminalidade no Amazonas. Depois do comércio criminoso de entorpecentes, aparecem os casos de maus-tratos a animais e a pessoas idosas.

TODO DIA

De acordo com os dados da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência, que administra o serviço, a população realizou uma média de 28 ligações diárias informando a polícia sobre atividades suspeitas. Das 3,3 mil chamadas, a maioria foi com reclamações sobre tráfico de drogas, englobando um total de 1.129 ligações. O número significou 33,9% de todas as denúncias recebidas pelo 181 no período.

VARIANTE

covid-19
Foto: Divulgação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas notificou para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde nacional a confirmação de um caso positivo de Covid-19 pela variante identificada no Reino Unido, conhecida como B.1.1.7, em paciente atendido em unidade da rede pública de saúde em Manaus. Trata-se de uma pessoa de 46 anos, do sexo masculino, residente no estado São Paulo, não vacinado contra Covid-19 e sem comorbidades relatadas, que esteve em Manaus para prestar serviços em uma empresa do Polo Industrial de Manaus.

CALÇADAS

Recordistas em denúncias, as obstruções de logradouros públicos e calçadas tiveram um aumento de 40,5% em notificações nos quatro primeiros meses de 2021, se comparado ao mesmo período de 2020, levando em consideração o regime de teletrabalho e de escala na fiscalização urbanística da Prefeitura de Manaus por conta do combate à pandemia da Covid-19. Foram 142 notificações no quadrimestre deste ano, contra 101 no período passado.

BALSA

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou que a estrutura da balsa instalada em frente à feira Manaus Moderna, que irá abrigar quase 200 feirantes do Centro neste período de cheia, será utilizada, futuramente, como apoio durante reformas de outras feiras na capital amazonense.

LUTO

Morreu Luiz Sampaio, o Luizão, que fez história em Manaus ao ser pioneiro no ramo de empresas de segurança patrimonial, ao fundar com a família a SPP, que hoje não existe mais, mas dominou o mercado durante pelo menos duas décadas, a partir do final dos anos 90.

CARTÃO

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa abre, nesta terça-feira (18), o Teatro Amazonas e os centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro para visitação turística, das 9h às 15h. O agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) inicia na segunda-feira (17) e as visitas devem acontecer com grupos de até dez pessoas por horário, conforme os protocolos de prevenção contra a Covid-19. 

FRASES

“Enquanto outras cidades tiveram dificuldades em manter o sistema de transporte operando, Manaus conseguiu manter 97% das viagens programadas no transporte público.” Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana

arthur

“É preciso mudar a mentalidade e priorizar a ciência.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), ex-prefeito de Manaus e ex-senador

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar