1 de março de 2021

Campanha favorece acerto de débitos de inadimplentes

Tradicionalmente, nos últimos meses do ano, muitas empresas adotam estratégias para ajudar os consumidores inadimplentes negociar as pendências financeiras. Neste aspecto, os feirões surgem como facilitadores  neste processo. Desde o início do mês, consumidores da capital que possuem débitos no comércio, estão tendo a oportunidade de aproveitar para renegociar as dívidas.

 A CDL Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus) lançou a campanha “Limpe Seu Crédito e Faça Seu Nome Brilhar”. A edição deste ano começou no último dia 3 de novembro segue até o dia 31 de dezembro. De acordo com o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, a Limpe seu Crédito, permite que o consumidor que tem pagamentos em atraso negocie sua dívida diretamente com a empresa credora – desde que ela esteja participando da campanha. Ano passado foram 1,2 mil empresas, este ano, ao menos 1.050 mil, estão facilitando as negociações. 

Para o presidente da entidade, Ralph Assayag, o setor está apostando nas negociações por conta do pagamento 13º salário. Até dezembro, o cliente poderá ter acesso às opções e optar pela mais vantajosa para quitar os débitos. “A porcentagem de descontos, fica a critério das lojas participantes. Até o momento está chegando a 60%, porém pode aumentar, já que outros estabelecimentos podem aderir a campanha até a finalização da mesma”. Ele acrescenta ainda que a iniciativa traz um novo fôlego ao comércio, ainda mais devido os efeitos ocasionados pela pandemia. 

Até o dia 1 de dezembro já deve ser possível fazer um balanço em relação ao mês de novembro, para saber quantos inadimplentes a campanha atingiu. 

“É um momento importante de grande oportunidade para as famílias terem o nome limpo. Vem em boa hora. Principalmente, para ter o crédito disponível numa necessidade de emergência como adquirir uma geladeira que queimou ou um fogão que é um bem essencial”. 

Ralph destaca ainda sobre a importância de quitar os débitos, principalmente atrelado ao Cadastro Positivo que traz vantagens para o bom pagador nas instituições financeiras e no comércio. “É preciso ter esse cadastro organizado e para isso é necessário manter as dívidas em dia. Eu acredito que as pessoas que vão receber o 13º salário deverão conseguir renegociar seus débitos, o que reflete nas vendas das festas de fim de ano”.

Como quitar

Conforme a CDL-Manaus, se o  cliente não souber em que empresa o nome está restrito, pode ir até a CDL fazer a consulta de balcão para identificar qual a loja e se a mesma está participando da campanha. Com um espelho de informações  o consumidor é direcionado até o estabelecimento para verificar as vantagens disponíveis para as negociações que vão de 10% até 60%. Para saber quais lojas estão participando eles podem entrar em contato através do número 3627-2855.

Consultada pelo Jornal do Commércio, a economista Mônica Damasceno, considera os feirões bem oportunos. Mas esclarece que é importante que se faça um diagnóstico das despesas por exemplo, quanto está no orçamento para que as parcelas das dívidas sejam quitadas e não voltem a ficar enormes. “Quando for negociar é importante saber o valor que cabe dentro do bolso para que isso não volte a ser um problema. Essas iniciativas são muito boas porque dão a oportunidade de pagar o débito todo com descontos viáveis. Quem puder apostar é ótimo, desde que faça um planejamento certinho”, orientou. 

Por dentro

Dados da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) do mês de novembro, indica que 72,5% das famílias amazonenses ouvidas (457.694) se declararam endividadas patamar inferior ao de setembro (74,2% e 467.903) e também mais baixo do que o de exatos 12 meses atrás (78,8% e 490.605). Foi o menor percentual do ano registrado em nível local e também o valor mais baixo em 13 meses. Em âmbito nacional, o indicador caiu de 67,2% para 66,5% na variação mensal, mas subiu 1,8 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2019.

Iniciativa 

Neste mesmo horizonte, a Serasa ( Centralização de Serviços dos Bancos) lançou, uma ação para que o consumidor que possui algum tipo de inadimplência, tenha a oportunidade de regularizar as pendências financeiras. Os débitos poderão ser quitados por apenas R$ 50. A medida, que começou na semana passada, faz parte do 26º Feirão Limpa Nome, permitindo renegociar dívidas atrasadas com até 99% de desconto.

O feirão começou dia 3 e vai até 30 de novembro. Para participar, o consumidor pode acessar um dos canais digitais da Serasa: site do Serasa Limpa Nome, WhatsApp (11 99575-2096) e aplicativo.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email