Pesquisar
Close this search box.

Café vermelho e azul

Café vermelho e azul

Este ano não teve Festival Folclórico de Parintins, mas quem quiser matar a saudade da alegria e animação que existe na ilha Tupinambarana pode ir visitar a Cafeteria Tupinambá, ainda fresquinha, inaugurada no dia 12 passado, no Boulevard Álvaro Maia, 2328 – Praça 14 de Janeiro.

“A cafeteria é uma homenagem à minha cidade e à dos meus familiares. Por isso tudo aqui lembra Parintins”, explicou Lorena Brasil, que montou o empreendimento junto com a sócia manauense Simone do Rosário.

“Aproveitamos que eu sou nutricionista e a Simone é contadora, aí deu certo montar a cafeteria”, disse.

Ir à Tupinambá é ser teletransportado para Parintins. Logo na entrada um ‘bem-vindos manos e manas’, típico do povo do baixo Amazonas. Dentro, uma índia, num quadro imenso, recebe os clientes. Todo o ambiente é decorado com quadros e fotos. Um deles tem as fotos dos itens dos bois, noutro, o famoso internacionalmente pôr do sol parintinense. No som ambiente, toadas. Atrás do balcão um painel com expressões bem nossas conhecidas: olha já, até o tucupi, maceta, pai d’égua. Os banheiros estão divididos para curumins e cunhatãs.

“Mas o principal é o café. Eu não queria fazer um café, por isso o nome cafeteria. São produtos mais trabalhados. Servimos vários tipos de café: coado, desnatado, com leite sem lactose, expresso, cappuccino clássico, cappuccino com chantilly, mais chocolate com variados acompanhamentos e chás de camomila e capim cidreira”, listou.

“Sanduíches temos com os mais diversos recheios, além das farofas, ovos, camarão, carne, macaxeira, cará, banana frita, pupunha cozida. Aqui o cliente não viaja até o interior se não quiser”, riu.

E as lembranças de Parintins não param por aí. O cuscuz e a tapioca são servidos nas cores azul e vermelho, de acordo com a preferência do cliente.

A Cafeteria Tupinambá funciona de terça-feira a domingo. De terça a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 16h às 19h30; sábados, das 8h às 12h e 16h às 20h; e domingos, das 8h às 12h. Tem capacidade para 24 pessoas sentadas. Informações: 9 8119-7741 e 9 8229-7198, ambos atendem a delivery.        

Volta do ‘Música na Praça’

Com os shoppings de Manaus voltando, aos poucos, aos seus horários normais de funcionamento, o Manaus Plaza Shopping anuncia o retorno do projeto ‘Música da Praça’ já no final da tarde de hoje. Quem comandará esse retorno é o cantor Yargo Azáro, que promete muita música boa e animação. A programação acontece sempre a partir das 18h na praça de alimentação do Plaza Shopping. Yargo, nome conhecido nas noites de Manaus, com sua voz e violão, apresentará também suas composições autorais.

Happy hour com drinks exclusivos

Toda sexta-feira, você já sabe, happy hour no Salomé Bar (rua Amapá, 5 – Vieiralves – fone: 3348-8825), a partir das 17h até às 20h, sempre com um artista diferente, hoje será Márcio Cigano. Logo após o show, a música ao vivo continua, com outros artistas, até a meia-noite. O Salomé Bar disponibiliza para seus clientes, cervejas, drinks exclusivos criados pelos barmen da casa, e petiscos e, nesses tempos de pandemia, só pode entrar no bar se estiver usando máscara.

‘Esquadros’, com Serginho Queiroz

O Bar Botequim (rua Barroso, 279 – Centro, próximo ao Teatro Amazonas, fone: 9 8436-6295) faz um super convite para o show ‘Esquadros’, com Serginho Queiroz e convidados, a partir das 20h. Quem quiser pode chegar antes. O Bar Botequim abre às 18h. Entre os convidados de Serginho, Márcia Siqueira, Lucilene Castro, Lívia Regina Negreiros e Cláudia Trindade. Couvert artístico: R$ 15, por pessoa, e o ideal é fazer reserva antecipada. O Bar Botequim ocupa um belo casarão secular.  

Debatendo Paulo Freire

Amado por uns, odiado por outros, Paulo Freire foi um educador que nunca foi e nem se pretendeu unânime, seja nos corredores das universidades ou no campo político. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre essa figura controversa, poderá participar do debate (facebook/waldemirjose13) com profª drª Selma Rocha, que trabalhou com Paulo Freire na prefeitura de São Paulo, e o profº dr José Alcimar, filósofo e professor da Ufam e a convidada para debater, profª Helma Sampaio, coordenadora da Asprom Sindical.

Sucessos de Paula Fernandes

O ‘Música na Band desta noite exibe um show ao vivo da cantora Paula Fernandes direto dos estúdios da emissora, em São Paulo, a partir das 21h45 (hora Manaus). No repertório estarão grandes sucessos que marcaram a carreira da artista sertaneja. Ao longo de sua trajetória, a cantora já vendeu mais de 5,6 milhões de cópias de CDs e DVDs e fez parcerias com grandes nomes da música internacional, emplacando mais de 20 músicas em trilhas sonoras de novelas e filmes.

Decreto

De acordo com decreto baixado pelo Governo do Estado, fechando bares a partir de hoje, e por 30 dias, esta agenda poderá ser alterada.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar