Pesquisar
Close this search box.

Brasil registra aumento de 8,5% no uso de cheques pré-datados em lojas

O uso de cheques no Brasil está em constante crescimento, motivado pelas vantagens que os lojistas estão oferecendo e recebendo quando esse meio de pagamento é utilizado. Muitos, por exemplo, dão descontos, mais flexibilidade e maior parcelamento, incentivando os consumidores. Esse movimento se torna ainda mais evidente nesta época do ano em que o varejo tem maior oferta, as compras de Natal se tornam irresistíveis e as facilidades de pagamento com cheque aumentam.
“Com o cheque, o consumidor pode escolher a data de pagamento, negociar direto com o lojista e, na maioria das vezes, ele mesmo define seu limite de crédito. Nos cartões de crédito, o limite acaba restringindo a capacidade de compras, ainda mais nesta época de festas”, explicou José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo. Por outro lado, o lojista também tem vantagens no cheque porque pode minimizar os gastos com pagamento das taxas cobradas pelas administradoras de cartões de crédito, além de ter acesso mais fácil às linhas de crédito para antecipação, uma vez que o cheque é um título de crédito.
Para completar, o cenário econômico atual propicia o aumento do uso do cheques, principalmente, os pré-datados. “Em momento de incertezas e indefinições do que acontecerá com a economia, e o que isso vai refletir no cotidiano das pessoas, o pré-datado é uma alternativa mais segura para o mercado financeiro nas operações de antecipação de recebíveis”, observou Praxedes. Diante dessa realidade, no mês de novembro, segundo pesquisa realizada pela TeleCheque, o número de cheques pré-datados alcançou 81,14% no índice Brasil. Esse número representa um aumento de 8,56% em relação ao mesmo período de 2007 e de 0,56% sobre o mês de outubro.

Vestuário e calçados

No ranking por segmento, na liderança, continuam os segmentos de vestuário (90,45%) e calçados (86,67%), seguidos por Supermercados (85,10%). “Esse número mostra exatamente a nova postura do brasileiro mediante aos reflexos iniciais da crise. Gastar agora só com itens de primeira necessidade e de alto giro”, enfatizou.
Assim, em relação aos Estados emitentes de cheques pré-datados, a liderança ficou com Pernambuco (91,88%) –um crescimento de 4,84% em relação novembro de 2007 e 1,61% comparado a outubro deste ano. Na sequência, estão Maranhão (91,69%), Rio Grande do Norte (88,43%), Amazonas (88,13%), Pará (87,19%) e Rio de Janeiro (86,76%).

Concessão de crédito

Há 25 anos no mercado, a TeleCheque, empresa especializada na concessão de crédito no varejo e líder no mercado de verificação e garantia de cheques do país, vem aperfeiçoando seus serviços para que seus clientes possam expandir suas vendas e a oferta de crédito a seus consumidores, com total segurança. O banco de dados da empresa é alimentado por informações fornecidas pelo Banco Central, por mais de 100 instituições financeiras, pelos usuários do sistema, pela base de dados da TeleCheque e por parceiros, reunindo cerca de 309,5 milhões de informações de mais de 50 milhões de emitentes, atualizadas permanentemente. Atualmente, mais de 12 mil usuários utilizam os seus sistemas em mais de mil municípios do Brasil. A empresa é associada à Abracheque (Associação Brasileira das Empresas de Informação, Verificação e Garantia de Cheques).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar