Pesquisar
Close this search box.

Braga amplia arco de aliança

O senador Eduardo Braga (PMDB) ampliou o arco de alianças em torno de sua candidatura ao governo do Estado. Na sexta-feira, o ex-governador e ex-prefeito Amazonino Mendes (PDT) formalizou apoio a peemedebista. Com ele, chegam para a coligação os partidos PDT, PRTB, PTC, PEN, PPL e PSDC, que se juntam a PT, PC do B, PRB e PTB. No total, são onze legendas fechadas com o senador, o que lhe possibilita um tempo de TV de 8 minutos.
O anúncio do apoio foi feito com pompa e circunstância durante evento na última sexta-feira (6), no Ducila Festas, na Ponta Negra. A parceria marca um novo tempo na relação entre esses dois líderes políticos, com posições divergentes em algumas disputas, depois de uma longa parceria. A relação entre Amazonino e Braga é marcada por idas e vindas. Já disputaram duas eleições entre si, com uma vitória para cada lado, e estiveram no mesmo palanque diversas outras vezes. Foram os principais protagonistas da cena política amazonense nas últimas duas décadas.
A união vem depois de Amazonino deixar a Prefeitura de Manaus com baixa popularidade e forte especulação em torno de sua aposentadoria política. Durante o evento, Amazonino destacou a parceria histórica e enfatizou projetos como a criação da Universidade do Estado do Amazonas. Braga destacou a perspectiva de retomada de crescimento do Amazonas.
O evento contou com a presença do presidente nacional do PDT, ex-ministro Carlos Lupi, assim como dirigentes dos demais partidos aliançados com a candidatura de Braga. O senador preferiu não adiantar possíveis nomes de pré-candidatos para vice em sua chapa. “O vice será aquele que a população quiser”, disse Braga.
Amazonino Mendes declarou que todo seu apreço a Eduardo Braga surgiu há muito tempo, quando o hoje senador ainda era um jovem ingressando na política. “Aqui do meu lado está um homem que nasceu deste coração”, disse, batendo no próprio peito. “Eu observava aquele jovem de futuro radiante. Trocávamos ideias e, naqueles momentos, eu já conhecia o futuro do Amazonas, já enxergava o futuro da nossa história”, disse.
Para quem ficou surpreso com o reencontro de Amazonino com Braga, por conta das desavenças políticas e eventual rompimento que os dois tiveram ao longo dos anos, Amazonino fez questão de esclarecer: “Brigamos, e muito. A briga era feroz porque éramos personalidades fortes, pessoas determinadas. Mas quis o destino, através dos desígnios de Deus que, para o bem do povo, nos reencontrássemos”, disse Amazonino, acrescentando que foram três meses de longas conversas e até mesmo algumas desavenças antes que os dois selassem a aliança.
Segundo Amazonino, nas longas conversas, ele e Braga procuravam extrair o melhor um do outro para a construção de um projeto comum. “Não estamos aqui celebrando uma negociata política. Estamos aqui para selar o início de uma nova forma de fazer política no Estado. Uma forma decente, honesta, vitoriosa”, afimou.
O senador Eduardo Braga também explicou a forma como foi criada a aliança com o PDT de Amazonino Mendes. “Estamos conversando bastante sobre plano de governo e as políticas para as áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura. Não estamos, neste momento, fazendo uma postura eleitoral. Na verdade, estamos trabalhando um programa de governo que represente um avanço para o Amazonas”, afirmou.
Eduardo Braga disse que o programa de governo que vem sendo traçado dentro do arco de alianças está focado, por exemplo, na melhoria da qualidade dos serviços públicos como na mobilidade urbana e

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar