Pesquisar
Close this search box.

Avenida liberada para o samba

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/02%20Fevereiro/14/ReinoUnido.jpg

Começam esta noite os desfiles das escolas de samba no sambódromo, que este ano completa 30 anos de inauguração. Pela avenida do samba desfilarão de hoje até domingo, 26 escolas sendo oito do Grupo de Acesso B, nesta quinta; dez do Grupo de Acesso A, na sexta-feira; e oito do Grupo Especial, de sábado para domingo. Os desfiles iniciam às 21h; no sábado, às 20h.

Como acontece desde a inauguração do sambódromo, em 1990, as escolas de samba do Grupo Especial atraem uma legião de torcedores lotando aquele espaço pelas quase dez horas em que dura o evento. A seguir, vamos falar sobre o enredo de cada uma delas.

Início às 20h

Do bairro de São Francisco chega o Grêmio Recreativo Carnavalesco Primos da Ilha fundado logo após o Carnaval de 1990. A escola abre os desfiles às 20h trazendo o enredo ‘A promessa, da Capadócia aos tambores africanos, salve Jorge’, reverenciando São Jorge. Ano passado a Primos da Ilha ficou em 7º lugar e este ano busca o título com as suas cores azul marinho e azul celeste.

Em seguida, às 21h20, entra na passarela a Unidos do Alvorada defendendo o enredo ‘Oi, eu estou aqui! Alvorada com um cromossomo a mais mostra que ser diferente é normal’. A Alvorada não vem de uma boa posição no ano passado, quando ficou em sexto lugar e até agora mantém um único título, em 2014, na homenagem a José Aldo.

Às 22h40 é a vez da Andanças de Ciganos, da Cachoeirinha, mostrar a que veio. A Andanças de Ciganos surgiu como bloco, ainda na Eduardo Ribeiro, se firmou como escola de samba na Djalma Batista e só cresceu no sambódromo. Foi 5º lugar ano passado e este ano seu enredo é ‘Leite, o líquido da vida no deleite do Carnaval’.

Fogo no sambódromo

À meia-noite a Reino Unido da Liberdade, a escola do morro, uma das grandes campeãs do Carnaval manauara, com 13 títulos, pisa na passarela trazendo um enredo resumido numa única palavra: ‘Turismo’. A Reino Unido é tetracampeã (2016/17/18 e 19) e quer chegar ao penta. O Morro da Liberdade vai estar em peso no sambódromo.

À 1h20 de domingo é a zona leste quem toma conta do sambódromo com a chegada da A Grande Família. Homenageando Manaus, o enredo da escola é ‘Sou manauara. Há 350 anos sentindo orgulho do meu chão”. Vice-campeã do ano passado, A Grande Família não sabe o que é um título desde 2014. O galo do São José quer cantar neste Carnaval.

2h40 da madrugada. Quem vai invadir desta vez o sambódromo são os apaixonados torcedores da Mocidade Independente de Aparecida, a grande campeã do Carnaval manauara, com 22 títulos conquistados, mas que há três está num jejum de campeonatos e vice-campeonatos como nunca antes. Por isso a escola, literalmente, vem pegando fogo. Com o enredo ‘Rituais’, o último carro da Aparecida vem representando o ‘Burning Man’, festival que acontece durante dez dias, no deserto de Nevada, nos EUA, quando os participantes constroem uma cidade que, ao final do festival, é totalmente consumida pelo fogo.

De madrugada

Às 4h da manhã, quando as horas começam a ficar ingratas, chega a Vitória Régia, a verde e rosa da Praça 14, a mais antiga das escolas e herdeira da Mista da Praça 14, primeira escola de samba de Manaus, apresentando o enredo ‘Wernher Botelho é coisa nossa… o abuso é verde e rosa’. A Vitória Régia é a terceira escola com mais títulos no Carnaval manauara, 11, e a que mais possui vice-campeonatos, 13. Seu último título foi em 2014.

Fechando os desfiles do Carnaval manauara 2020, já merecendo o título de guerreira, porque desfilar às 5h20 não é para qualquer uma, a Mocidade Independente do Coroado homenageia o Iranduba com o enredo ‘Do barro ao petróleo verde, a Mocidade vem coroar o sonho maturo, Iranduba a cidade do futuro’. A Coroado volta ao Grupo Especial, depois de sete anos em grupos de acesso, em busca de seu primeiro título entre as grandes.     

Ordem dos desfiles

20 de fevereiro (quinta-feira)

Grupo de Acesso B

21h  – GRES Gavião do Parque

21h40  – GRES Unidos da Coophasa

22h20  – GRES Império dos Meninos Levados

23h  – GRES Império do Mauá

23h40  – GRES Mocidade Independente da Raiz

0h20 – GRES Mocidade Independente de Ipixuna

01h  – GRES Leões do Barão de Açu

01h40  – GRES Legião de Bambas

21 de fevereiro (sexta-feira)

Grupo de Acesso A

21h  – GRES Império do Hawai

21h45  – GRES Sem Compromisso

22h30  – GRES Acadêmicos da Cidade Alta

23h15  – GRES Unidos da Cidade Nova

0h    – GRES Tradição Leste

0h45 – GRES Beija-Flor do Norte

01h30  – GRES Presidente Vargas

02h15  – GRES Vila da Barra

03h  – GRES Balaku Blaku

03h45  – GRES Dragões do Império

22 de fevereiro (sábado)

Grupo Especial

20h  – GRC Primos da Ilha

21h20  – GRES Unidos do Alvorada

22h40  – GSRES Andanças de Ciganos

0h    – GRES Reino Unido da Liberdade

1h20 – GCRES A Grande Família

2h40 – GCRES Mocidade Independente de Aparecida

4h    – GRES Vitória Régia

5h20 – GRES Mocidade Independente do Coroado

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar