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As empresas e seus problemas

Dificuldade é algo de rotineiro acontecimento no cotidiano de nossas empresas. Precisamos estar sempre preparados para atacarmos de frente problemas oriundos de decisões tomadas que não atingiram o alvo esperado. Não podemos aguardar o fato acontecer, devemos atuar antecipadamente de forma planejada e focada e assim poder trabalhar melhor nossas deficiências momentâneas reduzindo nossas dificuldades de inovar, de reter talentos em nossas organizações, de absenteísmo (faltas ao trabalho), de apatia e não reação ao ataque da concorrência, de falta de definição de metas buscando e fazendo com que ações e palavras façam realmente a diferença no ato de realizar e buscar a excelência no que fazemos.
A falta de entusiasmo nos faz criar de modo assustador uma dificuldade de inovação sem precedente em nossa vida. O pior é a extensão de tal ato para todos os níveis organizacionais dando sempre o mau exemplo e dificultando consideravelmente a permanência em nossas empresas de bons e grandes talentos que optam por ingressarem em organizações mais modernas e flexíveis criadoras de situações prazerosas dentro do trabalho. A clareza e a honestidade em nossas comunicações e em nossos atos pode ajudar de modo positivo a busca do entusiasmo necessário para praticarmos a inovação em tudo que fazemos melhorando o desenvolvimento organizacional.
A falta de ação e até reação ao ataque da concorrência é outro grande problema, pois, além de, muitas vezes, não nos preocuparmos em planejar antecipadamente será muito mais difícil combater do que se tivéssemos tomada a consciência de antecipação caracterizando-se assim como estratégico. Verifico um alto grau de absenteísmo em organizações com essa atuação e o pior é quando ainda perdemos nossos funcionários e teremos de buscar, no mercado, um novo participante em nosso processo tendo que se adaptar a novas situações não tão agradáveis devido as cobranças naturais de melhor desempenho e rentabilidade no menor espaço de tempo possível.
A falta de definição ideal de metas nos faz não atingir todos os objetivos traçados pela organização. Verifico sempre nas organizações a busca de um objetivo, todavia, as vezes, falta maturidade suficiente para discernirmos a melhor diferença entre objetivos e metas. Para melhor entendermos é interessante analisarmos o objetivo como o maior e definitivo interesse no realizar e as metas devem ser a divisão deste objetivos em fases menores para facilitar e caracterizar uma sensação de que podemos atingir os objetivos a partir de divisões menores chamadas metas e que o mais importante é a soma positiva das metas atingidas para se chegar no objetivo maior. Para tudo isto é muito importante ações e palavras, pois, assim poderemos realmente fazer a diferença.
Muito podemos fazer para reduzir significativamente os problemas desnecessários nas organizações. Mas, devemos ter a convicção de que eles sempre existirão, até porque isto sinaliza para todos a não acomodação no agir. Errar faz parte do processo de busca da perfeição. Não podemos deixar a falta de entusiasmo ser parte integrante de nossos profissionais e de nós mesmos. Para isso a clareza na comunicação, a ética e a transparência no que fazemos será importante para reduzirmos nossas dificuldades e limites. Com a consciência de buscar o melhor de cada membro envolvido nos processos existentes, certamente, estaremos ocupando um espaço de destaque em toda uma sociedade combatendo nossos concorrentes com dignidade e técnicas vencedoras bem definidas, evitando muitos problemas desnecessários e conseguindo resolver os mais complexos com muita garra e determinação. Podemos escolher entre resolver e até mesmo atropelar os problemas ou simplesmente ser atropelado por eles, isto é e continuará sendo apenas uma questão de opção.

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
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