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Aquisições maiores com aposta na retomada do mercado de locação

As locadoras de veículos do Amazonas conseguiram ampliar o número de veículos comprados em 2022. De acordo com o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos da Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), as empresas de aluguel de carros  no Estado licenciaram 4.529 automóveis e comerciais leves, que representaram 0,76% do total de unidades licenciadas por locadoras no país.

No ranking de emplacamentos de automóveis e comerciais leves no Amazonas, a General Motors ficou com o primeiro lugar, vendendo 49,2% do total licenciado pelas locadoras no estado. Em seguida, aparece a Volkswagen, com 19,7% das vendas para o setor. Trata-se de outra diferença em relação às estatísticas nacionais, nas quais o grupo Stellantis ficou com o primeiro lugar, com 35,8% de participação nas vendas para locadoras feitas em 2022.

Pela primeira vez, a entidade também apresentou o recorte de licenciamentos em relação aos híbridos e elétricos. Em 2022, nacionalmente a frota total das locadoras terminou o ano passado com 5.684 unidades com tais motores, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus ou micro-ônibus, sendo 13 deles licenciados no estado do Amazonas.

No Amazonas, há 613 empresas aptas a alugar automóveis e comerciais leves no estado, além de 182 locadoras de outros meios de transporte (caminhões, ônibus e motos, principalmente).

Aproximadamente 70% da frota de 11.645 automóveis e comerciais leves é destinada para o atendimento de empresas públicas e privadas, na modalidade de terceirização de frotas (aluguel de frotas inteiras por longos períodos). O turismo responde por aproximadamente 30% do uso dos carros das locadoras no Amazonas, conforme as estatísticas da Abla. 

Os números das aquisições de veículos nas locadoras do Amazonas seguem a tendência nacional apontando que a renovação da frota de veículos nas locadoras em todo país chegou a 590.520 automóveis e veículos comerciais leves comprados, o que representaram um crescimento de 33,6% em relação às compras feitas pelo setor em 2021. O investimento em frota chegou a R$ 55,2 bilhões, conforme o anúario.

O mercado local comemora, já que a pandemia motivou a redução e interrupção da produção pela escassez de insumos na indústria automotiva as montadoras não estavam conseguindo suprir a demanda. Além disso, no primeiro semestre do ano passado, as locadoras não conseguiram disponibilizar para o mercado a quantidade de veículos prevista para desativação do mercado porque não tinham a demanda de zero quilômetro atendida.

“Parte da demanda da produção estava sendo priorizada para ser direcionada às concessionárias e ao varejo. Estavam faltando carros para expansão e renovação das locadoras. Aos poucos esse problema foi sendo minimizado ao longo de 2022. A gente passou pelo menos 30% de aumento nas compras para as locadoras com maior entrega e disponibilidade e isso continua melhorando mês após mês”, comentou Sidney Reche Galdeano, diretor regional da Abla-Amazonas.

Segundo o levantamento, o volume total de emplacamentos de automóveis e comerciais leves no Amazonas chegou a 4.529. Do total de veículos comprados em 2022 pelas empresas, a fabricante General Motors liderou as vendas com 49,26%, que representa 2.231 veículos.  Na frota total do setor de locação, a  fabricante  encerrou 2022 em primeiro lugar, com 4.424 carros, percentual 37,9%.

Alinhado com o anuário da Abla, as locadoras no Amazonas permanecem com volume de crescimento em receita e vendas. “Principalmente em decorrência da modalidade de carros por assinatura onde pessoas físicas e jurídicas passam a contratar essa opção de aluguel como alternativa, principalmente pelo motivo de a taxa de juros está muito alta com a Selic hoje em 13,75%. Ainda que o cliente tenha um score ele vai estar fazendo um funcionamento com uma taxa de juros acima de 30% ao ano. Onera muito o custo de comprar um veículo o que acaba de vez viabilizando cada vez mais a opção de carro por assinatura o que eleva ainda mais essa demanda por parte das locadoras  já que muitos clientes migrando para essa modalidade de negocio”. 

Mercado nacional  

As empresas de aluguel de carros compraram, ao longo do ano passado, o total de 590.520 automóveis e veículos comerciais leves, que representaram um crescimento de 33,6% em relação às compras feitas pelo setor em 2021. O investimento em frota chegou a R$ 55,2 bilhões.

As 590.520 unidades compradas pelas locadoras significaram o recorde de 30,1% na participação do setor de locação no total de automóveis e comerciais leves vendidos durante o ano de 2022 no Brasil. Em média, o investimento das locadoras por unidade foi de R$ 93,6 mil.

Pela primeira vez, a também apresentou o recorte de compras em relação aos híbridos e elétricos. Em 2022, as locadoras emplacaram 3.309 unidades com tais motores, num crescimento de 88,9% na comparação com as compras de híbridos e elétricos feitas no ano anterior (1.751 veículos).

A expansão também aconteceu em relação à frota total de automóveis e comerciais leves das locadoras. O setor terminou 2022 com 1.434.299 unidades na frota, que assim cresceu 26,2% em relação ao ano anterior. O total de híbridos e elétricos na frota das locadoras chegou a 5.684 unidades.

Na frota total do setor de locação, a Stellantis terminou 2022 em primeiro lugar, com 469.851 carros (32,7%). O grupo foi seguido pela Volkswagen, com 282.044 unidades (19,6%) e pela GM, com 195.133 (13,6%) na frota do setor.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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