Um dos temas em voga nos últimos tempos pelos veículos de comunicação é o aquecimento global. Muitas pesquisas estão sendo feitas ao redor do mundo para avaliar os resultados dos danos causados pelo homem ao ambiente e as projeções estão sendo cada vez mais assustadoras.
Como atuo na área de TI (Tecnologia de Informação), acredito que o nosso papel nesse cenário é fundamental. As vantagens do uso da mobilidade para as empresas é certamente a diminuição de impressões de documentos, a redução das distâncias com os meios de comunicação e a economia de combustíveis e do tempo, que deixamos de gastar quando usamos um vídeo ou uma áudio-conferência, entre várias outras tecnologias. Hoje em dia, empresas como a Sky adotam práticas de paper less, ou seja, o menor uso de papéis para o trabalho.
Uma automação da força de vendas também contribui com a preservação do meio. Isso porque as empresas adotam equipamentos (PDA’s) para os profissionais de venda. Estes, por sua vez, atuam cada vez mais no seu foco, que é estar no cliente, e não tem a necessidade de ir e voltar a qualquer momento para a empresa. Ou seja, uma redução de tempo com locomação e combustível para o automóvel. Além disso, o número de papéis impresso diminui com os dispositivos móveis e o processamento das informações ficam armazenadas no aparelho, sendo estas também encaminhadas para outras pessoas ou equipamentos.
Outra possibilidade de contribuir com a preservação do ambiente é a utilização da vídeo-conferência, na qual pessoas de diferentes localidades podem conversar e discutir assuntos como se estivessem em uma reunião presencial. Isso garante ganho de tempo e elimina o deslocamento por meios de transportes, sendo que estes em geral poluem o ar. Vale afirmar que nos dispositivos móveis, a vídeo-conferência será possível por meio da rede 3G, quando esta estiver em pelno funcionamento no Brasil e no mundo, em qualquer lugar e hora.
Uma outra boa notícia é que estão sendo pesquisadas há alguns anos por universidades e empresas o uso de novas baterias e algumas delas movidas a célula-combustível. O conceito dessa nova tecnologia é não poluir e não degradar o meio ambiente. Os estudos ainda estão em andamento, mas a previsão é que em alguns anos as atuais baterias deixem de existir, dando espaço a um meio de energia bem menos poluente e com muito mais autonomia que as usadas hoje em dia.
Sabemos que muitas empresas de TI estão pensando em formas de preservar o ambiente e desenvolvendo produtos e serviços ecologicamente corretos. A última que tive conhecimento foi uma bateria ecológica para celular, MP3 e outros eletrônicos. A novidade é movida a base de luz solar e garante energia para uma hora no iPod e 25 minutos de conversação em celulares.
Enfim, creio que todos precisam estar atentos aos problemas causados pelo aquecimento global, ao mau uso dos recursos naturais e fazer a sua parte. O setor de TI, em especial as empresas de mobilidade, já estão em busca de alternativas para garantir a preservação do meio e agora basta as empresas adotarem essas práticas. Pensem nisso!
Aquecimento global
As vantagens do uso da mobilidade para as empresas é certamente a diminuição de impressões de documentos, a redução das distâncias com os meios de comunicação e a economia de combustíveis e do tempo
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Suframa apresenta balanço positivo de participação na 49ª Expoacre
10 de setembro de 2024
Austrália processa rede social X em casos de abuso sexual infantil
10 de setembro de 2024
Candidatos do CNU podem acessar nesta terça cartões de resposta
10 de setembro de 2024
Estiagem: Rio Negro atinge 17,47 metros e se aproxima de marca histórica
10 de setembro de 2024
Defesa Civil alerta sobre qualidade do ar em municípios do AM
10 de setembro de 2024
Indústria Produz 164 Mil Motocicletas em Agosto e Atinge o Melhor Resultado do Ano
10 de setembro de 2024