Pesquisar
Close this search box.

APUREM A VISÃO!

Os parônimos já estiveram por aqui um punhado de vezes e não cansam de me surpreender. Hoje trarei três duplinhas de palavras parecidas entre si, mas díspares quanto ao significado.

DESCRIMINAR X DISCRIMINAR

Quem vê pensa que “descriminar” está errado, quiçá nem exista. Os operadores do Direito provavelmente não têm esse mesmo pensamento. “Descriminar” significa “absolver”, “inocentar”, “excluir a criminalidade”. Ex.: “O juiz descriminou o réu”. Por outro lado, “discriminar” significa “diferenciar”, “segregar”, “distinguir”. Ex.: “Discriminar alguém em virtude da cor é inconcebível”.

VIAGEM X VIAJEM

Alguns talvez imaginem que  “viajem”, com “j”, não exista, ou que é a forma equivocada de “viagem”, com “g”. Quando se tratar de substantivo a opção acertada é realmente “viagem”, com “g”. Ex.: “Retornei daquela viagem renovada” (substantivo). Em contrapartida, notem a oração que segue. Ex.: “Espero que todos viajem com segurança” (verbo). Viram como “viajem”, com “j” existe? Claro que sim, e trata-se da terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo do verbo “viajar”. 

DESPERCEBIDO X DESAPERCEBIDO

Ambas estão corretas, são devidamente dicionarizadas, mas possuem significados diferentes. Vejamos. “Despercebido” significa “sem atenção”. Por outro lado, “desapercebido” significa “desprevenido”, “desprovido”. Ex.: 1. “Seu carisma nunca passaria despercebido”. 2. “Ele andava desapercebido de dinheiro”. Fica a dica

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar